Aviso 6333/2006 (2.ª série). - Por despacho de 12 de Maio de 2006 do presidente do conselho de direcção:
Licenciado Rogério Paulo Rodrigues da Costa, especialista de informática do grau 3 do quadro de pessoal de informática deste Instituto - nomeado, em regime de substituição, ao abrigo dos artigos 20.º e 27.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada e republicada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, para cargo de direcção intermédia de 2.º grau, chefe de Projectos dos Produtos de Aforro, da DSI3, com efeitos a partir de 1 de Maio do ano corrente. (Não carece de visto ou declaração de conformidade do Tribunal Contas.)
16 de Maio de 2006. - A Directora de Serviços de Recursos Humanos, Luísa Maria Pinheiro de Almeida Fernandes.
Currículo
Dados biográficos:
Nome - Rogério Paulo Rodrigues da Costa.
Data de nascimento - 6 de Novembro de 1956.
Nacionalidade - portuguesa.
Situação militar - serviço militar cumprido na Escola Militar de Electromecânica (EMEL).
Actividade profissional:
Director de serviços de Recursos Multimédia e de Sistemas de Informação na Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério de Educação (2005-2006).
Presidente do conselho consultivo da Editorial do Ministério da Educação (2005-2006).
Chefe de projectos na área de Administração de Sistemas e Bases de Dados e na área de Gestão de Operações no Instituto de Informática, do Ministério das Finanças (2002-2005).
Coordenador técnico na implementação do Serviço Público Directo - plataforma para a prestação electrónica de serviços pela Administração Pública, que disponibilizou, através da Internet, a requisição e pagamento de certidões do registo civil, comercial e predial. Integra actualmente o Portal do Cidadão.
Consultor-coordenador no Secretariado para a Modernização Administrativa (1995-2001).
Técnico superior de informática do quadro de pessoal do Instituto de Informática, do Ministério das Finanças (1992-1995).
Professor efectivo do 10.º grupo-A nas Escolas Secundárias de Sacavém, Olivais n.º 3 e Gil Vicente (1989-1992).
Almoxarife do quadro de pessoal do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia (1980-1989).
Formação académica e profissional:
Mestrando em Gestão e Administração Pública, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
Seminário de Alta Direcção para dirigentes da Administração Pública.
Licenciatura em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com média final de 15 valores.
Informação adicional:
Vogal da direcção da itSMF Portugal (Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de Tecnologias de Informação).
Sócio fundador da APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação).
Integrou o grupo de trabalho para o e-government, constituído pela União Europeia, para acompanhamento dos desenvolvimentos na área das administrações públicas dos diferentes Estados membros.
Membro do júri do Prémio Descartes, instituído pelo Instituto Nacional de Administração e pelo Instituto de Informática, do Ministério das Finanças (1998-2001).
Membro da Unidade de Gestão do PROFAP (1998-1999).
Formador certificado pelo IEFP, tem exercido actividade de formação em diversas instituições públicas e privadas na área dos sistemas e tecnologias de informação.
Conferencista em diversos eventos nacionais e estrangeiros, designadamente nas temáticas suscitadas pela emergência da sociedade da informação nas áreas que envolvem o Estado e a Administração Pública.
Louvor público pelo espírito de serviço público, de dedicação e de iniciativa demonstrados (2001).