Deliberação 610/2006. - Por deliberação da comissão coordenadora do conselho científico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto de 15 de Dezembro de 2005, foi aprovada a fusão dos cursos de pós-graduação em Ecologia Aplicada e Ecologia da Paisagem e Conservação da Natureza no curso de pós-graduação em Ecologia, Ambiente e Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sujeito ao regulamento e às condições de funcionamento a seguir indicados:
Regulamento do curso de pós-graduação em Ecologia, Ambiente e Território
1 - Ao curso de pós-graduação em Ecologia, Ambiente e Território podem candidatar-se os titulares de uma licenciatura. Após a conclusão do processo de candidatura será publicada uma lista de seriação dos candidatos, a definir pela comissão de coordenação do curso, baseada na adequação do currículo dos candidatos aos objectivos do curso. A comissão de coordenação do curso pode excluir os candidatos que considere não possuírem um currículo adequado à frequência do mesmo.
2 - A obtenção de um certificado de aproveitamento no curso depende da aprovação em todas as disciplinas do mesmo. A média final do curso, na escala de 10 a 20 valores, é a média ponderada pelos ECTS da classificação obtida nas diferentes disciplinas do curso, expressa na mesma escala. Exceptuam-se as disciplinas de Seminário e Projecto, cuja classificação final é expressa pelas fórmulas de Aprovado e Não aprovado.
3 - Aos participantes que não pretendam ser avaliados e que assistam a pelo menos três quartos das sessões de cada módulo será atribuído um certificado de presença das disciplinas frequentadas.
4 - Os trâmites processuais de candidatura e matrícula são os mesmos que se encontram definidos para o mestrado em Ecologia, Ambiente e Território.
5 - Em todas as situações não previstas no presente regulamento serão aplicáveis as regras definidas no Decreto-Lei 216/92, de 13 de Outubro, no regulamento de mestrados da Universidade do Porto e no regulamento dos cursos de mestrado da Faculdade de Ciências do Porto. As situações omissas serão decididas por deliberação da comissão de coordenação do curso.
Pós-graduação em Ecologia, Ambiente e Território - 2006-2007
Propinas - Euro 1250/ano.
Numerus clausus - 20.
Número mínimo para funcionamento - sete no conjunto dos dois cursos (mestrado e pós-graduação em Ecologia Ambiente e Território)
Calendário
1.ª fase:
Candidatura - de 12 de Junho a 14 de Julho de 2006;
Seriação - de 17 a 21 de Julho de 2006;
Inscrição - de 24 a 31 de Julho de 2006.
2.ª fase:
Candidatura - de 4 a 15 de Setembro de 2006;
Seriação - de 18 a 22 de Setembro de 2006;
Inscrição - de 25 de Setembro a 2 de Outubro de 2006.
Início das aulas - 9 de Outubro de 2006.
Plano de estudos
QUADRO N.º 1
Opção n.º 1 - Ecologia e Biodiversidade
1.º ano
(ver documento original)
QUADRO N.º 2
Opção n.º 2 - Ecologia da Paisagem e Ordenamento do Território
1.º ano
(ver documento original)
QUADRO N.º 3
Opção n.º 3 - Educação Ambiental e Turismo de Natureza
1.º ano
(ver documento original)
QUADRO N.º 4
Opção n.º 4 - Tecnologia Aplicada à Gestão Ambiental
1.º ano
(ver documento original)
QUADRO N.º 5
Opção n.º 5 - Caracterização, Monitorização e Recuperação Ambientais
1.º ano
(ver documento original)
20 de Abril de 2006. - O Director, Baltazar Manuel Romão de Castro.