A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 23434/2001, de 20 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Renova a declaração de utilidade pública da expropriação dos terrenos necessários à execução da obra A11-IP9 Braga-Guimarães, A4-IP4, sublanço Celeirós-Guimarães Oeste.

Texto do documento

Despacho 23 434/2001 (2.ª série). - Resolução fundamentada (artigo 80.º da Lei de Processo nos Tribunais Administrativos). - 1 - Pelo despacho SEAOP n.º 1583-D/2001 (2.ª série), de 8 de Janeiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 21, de 25 de Janeiro de 2001, praticado ao abrigo da delegação de poderes constante do despacho 18 249/2000, de 22 de Agosto, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 208, de 8 de Setembro de 2000, foi declarada a utilidade pública, com carácter de urgência, da expropriação de um conjunto de parcelas de terreno necessárias à execução da obra A 11 - IP 9 Braga-Guimarães - A 4 - IP 4, sublanço Celeirós (PK 2825)-Guimarães Oeste (PK 14 637).

2 - Entre as parcelas abrangidas pela mencionada declaração de utilidade pública da expropriação encontra-se a n.º 79, correspondente a um logradouro, com a área de 50 m2, omisso na matriz, que confronta a norte com caminho público, a sul com Alberto Oliveira, a nascente com José Mendes Rodrigues e a poente com estrada municipal, propriedade da Junta de Freguesia de Morreira.

3 - Este processo expropriativo insere-se no âmbito do contrato de concessão celebrado entre o Estado Português e a AENOR - Auto-Estradas do Norte, S.

A., aprovado pelo Decreto-Lei 393-A/98, de 4 de Dezembro.

4 - Nos termos do n.º 1 da base XXIII da concessão "A condução e realização dos processos expropriativos dos bens ou direitos necessários ao estabelecimento da concessão competem à entidade que o MEPAT designar como entidade expropriante em nome do Estado".

5 - Conforme previsto no n.º 1 da base XXII do contrato de concessão "São de utilidade pública com carácter de urgência todas as expropriações por causa directa ou indirecta da concessão, competindo ao concedente a prática dos actos que individualizem os bens a expropriar, nos termos do Código das Expropriações". Assim, a execução deste acto administrativo consiste em conferir de imediato à entidade expropriante a posse administrativa dos bens expropriados (v. nºs. 1 e 2 do artigo 15.º do Código das Expropriações, aprovado pela Lei 168/99, de 18 de Setembro). Ora, é a posse administrativa dessas parcelas de terreno que permite pô-las à disposição da concessionária em cumprimento do contrato de concessão. É a execução do referido despacho de declaração de utilidade pública que permitirá colocar imediatamente à disposição da concessionária AENOR as parcelas de terreno necessárias ao início das obras de construção do lanço em causa.

6 - A atribuição do carácter de urgência a esta expropriação fundou-se no interesse público subjacente à célere e eficaz execução da obra projectada.

Com efeito, é notória a importância social e económica associada à construção desta infra-estrutura viária, já que irá servir de ligação directa a dois dos principais centros urbanos e industriais da região do Minho, que são Braga e Guimarães.

7 - A não execução do despacho de declaração de utilidade pública terá como consequência um atraso na obra, determinando certamente graves prejuízos para a concessionária. Ora, esses prejuízos terão de lhe ser ressarcidos pelo Estado (concedente), ou, em alternativa, a renegociação das condições financeiras da concessão em claro desfavor do interesse público.

8 - Com efeito, nos termos do n.º 3 da base XXIII da concessão, "os bens e direitos expropriados deverão ser entregues pelo concedente à concessionária, livres de encargos e desocupados, no prazo de 180 dias a contar da apresentação pela concessionária ao concedente das plantas parcelares de cada sublanço" e, de acordo com o n.º 4 da mesma base, "qualquer atraso, não imputável à concessionária, na entrega pelo concedente de bens e direitos expropriados, que impeça que a concessionária dê início a obras e trabalhos nesses bens ou ao exercício desses direitos, conferirá à concessionária direito à reposição do equilíbrio da concessão nos termos da base LXXXIV".

9 - Resulta pois de todo o exposto a verificação de grave urgência para o interesse público na imediata execução do despacho 1583-D/2001 (2.ª série), de 8 de Janeiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 21, de 25 de Janeiro de 2001, que declarou a utilidade pública da expropriação de um conjunto de parcelas de terreno necessárias à execução da obra A 11 - IP 9 - Braga-Guimarães - A 4 - IP 4, sublanço Celeirós (PK 2825)-Guimarães Oeste (PK 14 637), nelas se incluindo a parcela n.º 79, interesse público que aqui se sobrepõe ao interesse particular de obter a suspensão do mesmo despacho.

10 - Assim, ao abrigo da delegação de competências do Ministro do Equipamento Social constante do despacho 7148/2001 (2.ª série), de 14 de Março, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 82, de 6 de Abril de 2001, e nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 1 do artigo 80.º da Lei de Processo nos Tribunais Administrativos, reconheço a existência de grave urgência para o interesse público na imediata execução do despacho 1583-D/2001 (2.ª série), de 8 de Janeiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 21, de 25 de Janeiro de 2001, necessárias à execução da obra A 11 - IP 9 - Braga-Guimarães A 4 - IP 4, sublanço Celeirós (PK 2825)-Guimarães Oeste (PK 14 637), nelas se incluindo a parcela n.º 79, determinando, em consequência, que o IEP prossiga a sua execução, concretamente através da disponibilização da referida parcela à concessionária AENOR.

26 de Outubro de 2001. - O Secretário de Estado das Obras Públicas, José António Fonseca Vieira da Silva.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2001/11/20/plain-146894.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/146894.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1998-12-04 - Decreto-Lei 393-A/98 - Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território

    Aprova as bases da concessão, da concepção, projecto, construção, financiamento, exploração e conservação de lanços de auto-estrada e conjuntos viários na zona Oeste de Portugal e, atribui ao consórcio Auto-Estradas do Atlântico-Concessões Rodoviárias de Portugal, S.A. a referida concessão.

  • Tem documento Em vigor 1999-09-18 - Lei 168/99 - Assembleia da República

    Aprova, e publica em anexo, o Código das Expropriações.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda