A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 296/85, de 25 de Julho

Partilhar:

Sumário

Altera o âmbito de aplicação do Decreto-Lei nº 67/84, de 24 de Fevereiro, que regulamenta a gestão do mercado de cereais, de forma a adequa-lo a normas comunitárias, tendop em vista a próxima adesão de Portugal às Comunidades Económicas.

Texto do documento

Decreto-Lei 296/85

de 25 de Julho

A próxima adesão de Portugal às Comunidades Económicas, que se efectivará em 1 de Janeiro próximo, implica a reformulação profunda dos sistemas de comercialização agro-alimentares nacionais, de forma a enquadrá-los nas disposições que a política agrícola comum estabelece para os diferentes produtos agrícolas e que se encontram definidos nas respectivas organizações comuns de mercado.

A publicação, no período de pré-adesão, do Decreto-Lei 67/84, o qual, já inspirado nos mecanismos comunitários, definiu um regime de preços e trocas para os cereais de base, possibilitou a Portugal a sua apresentação como regime nacional anterior, e portanto negociar a sua aplicação transitória durante 4 anos, em substituição do regime de trocas que a organização comum do mercado dos cereais obriga a aplicar aos Estados membros.

O Decreto-Lei 67/84, com as alterações específicas que lhe serão introduzidas em virtude dos artigos 319.º e 320.º do acto de adesão português, regerá o mercado nacional de cereais até 1989, permitindo uma abertura progressiva do mercado de importação de cereais, solução que o Governo entendeu ser mais adequada face às características sócio-económicas que o mercado de cereais apresenta em Portugal.

No entanto, as organizações comuns do mercado dos cereais e arroz estabelecem não só o regime de preços e trocas para os cereais de base, mas também para os produtos de primeira transformação de cereais, estando ambos os regimes interligados e sendo objecto de uma gestão conjunta.

Assim, e no sentido do possibilitar a aplicação desde já do regime de trocas que foi negociado com a Comunidade Económica para os produtos de primeira transformação de cereais, o Governo entende ser necessário alargar o âmbito do Decreto-Lei 67/84, que rege o mercado nacional de cereais, a todos os produtos que na Comunidade Económica são abrangidos pelas organizações comuns do mercado dos cereais e do arroz.

Assim:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º A gestão do mercado de cereais a que se refere o artigo 1.º do Decreto-Lei 67/84 abrange todos os produtos pertencentes às organizações comuns do mercado dos cereais e arroz definidos nos regulamentos CEE 2727/75 e CEE 1418/76.

Art. 2.º O regime de importação por concurso público a que se refere o capítulo III do Decreto-Lei 67/84 aplica-se apenas aos cereais de base.

Art. 3.º Por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Plano, da Agricultura e do Comércio e Turismo serão estabelecidas as disposições complementares ao Decreto-Lei 67/84, de modo a definir um regime de trocas para os produtos transformados de cereais, de acordo com a negociação efectuada com a CEE e o disposto no acto de adesão.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 27 de Junho de 1985. - Mário Soares - Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete - Ernâni Rodrigues Lopes - Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto - Joaquim Martins Ferreira do Amaral.

Promulgado em 11 de Julho de 1985.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Referendado em 16 de Julho de 1985.

O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1985/07/25/plain-14555.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/14555.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-02-24 - Decreto-Lei 67/84 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Agricultura, Florestas e Alimentação e do Comércio e Turismo

    Regulamenta a gestão do mercado de cereais, designadamente criando um sistema de preços de intervenção e um regime de importação e introduzindo alterações ao sistema de comercialização em vigor no sector cerealífero.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda