Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 2677/2009, de 23 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Nomeação no cargo de directora do Serviço de Toxicologia Forense da Delegação do Norte do INML, I. P., da Doutora Helena Maria de Sousa Ferreira e Teixeira

Texto do documento

Deliberação 2677/2009

Nos termos do n.º 8 do artigo 21.º do Estatuto do Pessoal Dirigente, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada e republicada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto e por deliberação do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Medicina Legal, I. P. (INML, I. P.) de 3 de Junho de 2009:

Doutora Helena Maria de Sousa Ferreira e Teixeira - nomeada para o cargo de directora do Serviço de Toxicologia Forense da Delegação do Norte do INML, I. P., em comissão de serviço, pelo período de três anos, após procedimento concursal, em concordância com a proposta apresentada pelo júri do respectivo procedimento, por reunir os requisitos legais necessários e se considerar ser possuidor do perfil pretendido para o exercício do cargo posto a concurso, conforme decorre do respectivo currículo académico e profissional. (Não carece de visto ou declaração de conformidade do Tribunal de Contas).

17 de Agosto de 2009. - O Presidente do Conselho Directivo, Duarte Nuno Vieira.

Nota Curricular

Habilitações académicas:

Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Mestrado em Patologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Curso Superior de Medicina Legal, pelo Instituto Nacional de Medicina Legal.

Doutoramento em Ciências Biomédicas, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Actividade profissional:

Especialista Superior de Medicina Legal do Serviço de Toxicologia Forense do Instituto Nacional de Medicina Legal.

Assistente de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Representante Portuguesa a nível internacional da TIAFT (The International Association of Forensic Toxicologists), desde Janeiro de 2004.

Membro do Comité da "TIAFT Young Scientists", desde Junho de 2007.

Representante do INML no Grupo dos Laboratórios de Estado, desde Setembro de 2008.

Membro do Grupo de trabalho do IDT - n.º 5 (GT5) - Sistemas de informação e recolha de dados organizado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), desde Julho de 2008.

Membro do grupo de trabalho da Direcção-Geral de Saúde.

Funções anteriores:

Monitora num Estudo Europeu de Farmacovigilância, "Acute Pancreatitis case-control Study" (projecto BIOMED II), promovido pelo EPRG - European Pharmacovigilance Research Group, entre Janeiro de 1998 e Fevereiro de 1999.

Secretária do Conselho Médico-Legal do Instituto Nacional de Medicina Legal, de Fevereiro de 2002 a Junho de 2003.

Representante dos docentes não doutorados da FMUC no Senado da UC.

Actividade científica:

Autora ou co-autora 28 trabalhos sob a forma de artigo completo e 11 trabalhos sob a forma de resumo.

Autora ou co-autora de 87 trabalhos apresentados em reuniões científicas nacionais e internacionais sob a forma de poster, 12 comunicações orais e 24 conferências, tendo participado em cerca de 70 reuniões científicas.

Responsável pelo processo "Referring", a convite, de artigos submetidos a publicação nas seguintes revistas científicas internacionais: Forensic Science International; Human & Experimental Toxicology, Clinical Chemistry, Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis; Rapid Communications of Mass Spectrometry e Toxicology.

Orientadora de Estágio de Aprendizagem na Área Laboratorial do Serviço de Toxicologia Forense dos alunos do 3.º ano do curso de Farmácia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, no ano lectivo 2001/2002.

Orientadora Científica, no âmbito da Unidade curricular de Investigação Aplicada, do 4.º ano, de uma Tese de estágio de licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, apresentada em Dezembro de 2003.

Orientadora de 4 Mestrados em Medicina Legal e Ciências Forenses da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Orientadora de 2 Mestrados integrados em Medicina e 1 em Bioquímica, dos cursos ao abrigo do processo de Bolonha.

Co-orientadora de 3 mestrados em Medicina Legal e Ciências Forenses e 1 em Higiene Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, um já defendido em Maio de 2007.

Membro do Comité de Organização das "XIVas Jornadas Internacionais Mediterrânicas de Medicina Legal", Funchal (Madeira), Junho de 2000.

Membro do Comité de Organização do "I Encontro de Serviços de Toxicologia Forense", Coimbra, Maio de 2001.

Membro do Comité de Organização dos congressos "III Mediterranean Academy of Forensic Sciences Congress, V Latin-American Congress of Medical Law & III Iberian Congress of Legal Medicine", Porto, Junho 2007.

Membro do Comité Científico dos congressos "46th meeting of the International Association of Forensic Toxicologists (TIAFT) - XVIeme Congres de la Société Française de Toxicologie Analytique (SFTA) - Annual meeting of the Society of Hair Testing (SOFT).", Martinica, Junho 2008.

Membro do Comité de Organização do congresso "XXI Congress of The International Academy of Legal Medicine", Lisboa, Maio 2009.

Membro das seguintes Sociedades Científicas:

Chronobiology International Society, 2002; International Academy of Legal Medicine (IALM),

2003; The International Association of Forensic Toxicologists (TIAFT), 2003; Sociedade Portuguesa de Farmacologia, 2005

Integrou o projecto DRUID, projecto organizado pela Comissão Europeia o qual visa a determinação de álcool etílico e substâncias estupefacientes e psicotrópicas em condutores de viaturas. Foi, neste projecto, a pessoa oficialmente responsável pelo contacto entre todos os intervenientes e por todos os controlos realizados com a GNR e com a PSP.

Distinções e prémios científicos:

Recebeu dois prémios científicos internacionais, em Setembro de 2001 e Julho de 2007.

Recebeu um prémio científico nacional, em Novembro de 2007.

202317559

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1434160.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda