Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 23/77, de 18 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Determina que o curso geral de Música e o curso superior de Música sejam ministrados no Instituto Gregoriano de Lisboa.

Texto do documento

Portaria 23/77

de 18 de Janeiro

Considerando que, pelo Decreto-Lei 568/76, de 19 de Julho, foi criado o Instituto Gregoriano de Lisboa;

Considerando que, para o início das suas actividades, se torna urgente definir, nos termos do artigo 4.º, n.º 2, daquele decreto-lei, os cursos a ministrar no referido estabelecimento:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Educação e Investigação Científica:

1.º São ministrados no Instituto Gregoriano de Lisboa o curso geral de Música e o curso superior de Música.

2.º O curso superior de Música tem a duração de três anos e compreende as opções de Musicologia (Música da Idade Média ou Paleografia Musical) e Órgão.

3.º São condições de admissão ao curso superior de Música o curso complementar do ensino secundário ou equivalente e o curso geral de Música professado no Instituto ou qualquer do mesmo nível ministrado noutro estabelecimento de ensino musical.

4.º A matrícula no curso geral de Música é aberta a quem, achando-se habilitado, pelo menos, com o diploma de ensino básico, comprove possuir uma iniciação musical básica ou, na falta desta, haja sido aprovado em testes de cultura musical, para o efeito organizados pelo Instituto.

5.º São ainda ministrados no Instituto cursos especiais de Canto Gregoriano, Direcção Coral e Pedagogia Musical segundo o método Ward.

6.º Aos cursos de Canto Gregoriano e Direcção Coral, ambos com a duração de três anos, correspondem, respectivamente, o diploma de estudos gregorianos e o de chefe de coro.

7.º O curso de Pedagogia Musical segundo o método Ward destina-se à formação de professores e tem a duração de quatro anos no nível médio, completado com mais três no nível superior.

8.º Os diplomados pelo Instituto Gregoriano de Lisboa gozam, para todos os efeitos legais, dos mesmos direitos que os diplomados pelo Conservatório Nacional.

9.º Os planos de estudo dos cursos professados no Instituto Gregoriano de Lisboa serão obrigatoriamente submetidos à homologação do Ministro da Educação e Investigação Científica.

10.º Os cursos aprovados pela presente portaria poderão sofrer alterações no âmbito da futura reforma do ensino artístico.

Ministério da Educação e Investigação Científica, 29 de Dezembro de 1976. - O Ministro da Educação e Investigação Científica, Mário Augusto Sottomayor Leal Cardia.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/01/18/plain-142361.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/142361.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-07-19 - Decreto-Lei 568/76 - Ministério da Educação e Investigação Científica - Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica

    Cria o Instituto Gregoriano de Lisboa.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda