A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 123/83, de 3 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Fixa as tarifas a aplicar pela prestação de serviços de colecta e tratamento de efluentes industriais na zona de intervenção do Gabinete da Área de Sines.

Texto do documento

Portaria 123/83
de 3 de Fevereiro
Na prossecução das suas atribuições, o Gabinete da Área de Sines (GAS) tem implantado e em funcionamento um sistema infra-estrutural de colecta e tratamento de efluentes líquidos, de origem quer industrial quer doméstica ou similar, através do qual tem o GAS vindo já a prestar serviço, sem que as respectivas taxas estejam fixadas.

Pela prestação destes serviços de colecta e depuração de efluentes prevê o Decreto-Lei 444/79, de 9 de Novembro, no seu artigo 6.º, n.os 1 e 2 - para além de outros princípios gerais quanto às condições técnicas de exploração do sistema -, o direito de o GAS cobrar taxas às unidades fabris, e que serão estabelecidas proporcionalmente às cargas poluentes (caudais e cargas unitárias), nos montantes e formas a aprovar por portaria conjunta dos Secretários de Estado do Planeamento, do Ordenamento e Ambiente e das Obras Públicas, sob parecer da Direcção-Geral dos Recursos e Aproveitamentos Hidráulicos.

Neste sentido, o GAS promoveu estudos em ordem à definição de princípios gerais e critérios objectivos para a fixação das tarifas a cobrar pelos serviços de colecta e tratamento de efluentes industriais, que ora vão expressos na presente portaria.

De entre os princípios gerais realça-se que as taxas são fixadas, tendo em vista preencher os objectivos da política de promoção da Área de Sines, através da incentivação do desenvolvimento e instalação de empresas industriais, porém em termos tais que não prejudiquem, no longo prazo, a exequibilidade do princípio do equilíbrio das receitas e despesas na exploração do sistema.

Nestes termos, e sem prejuízo da fixação, por outro acto legislativo, das taxas relativas aos serviços já prestados pelo GAS até ao momento da entrada em vigor da presente portaria:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro de Estado e da Qualidade de Vida e pelos Secretários de Estado do Planeamento e das Obras Públicas, ao abrigo e para os efeitos dos n.os 1 e 2 do artigo 6.º do Decreto-Lei 444/79, de 9 de Novembro, o seguinte:

1.º As tarifas a aplicar pela prestação de serviços de colecta e tratamento de efluentes industriais são, nos termos das disposições que se seguem, as constantes da tabela anexa ao presente diploma e que dele faz parte integrante.

2.º Para os efeitos de tarificação, o efluente é classificado de acordo com as concentrações «CQO - Carência química de oxigénio», «STS - Sólidos totais em suspensão» e «Óleos e gorduras».

3.º Quando as concentrações dos 3 parâmetros não caiam na mesma classe, o efluente será classificado na classe mais elevada.

4.º As tarifas a aplicar nos termos do presente diploma vigorarão até 1983, inclusive, e serão as resultantes da aplicação conjugada do disposto nos números anteriores e da seguinte fórmula de actualização:

P(índice n) = P(índice n) - 1 (1 + a(índice n - 1))
em que:
P(índice n) = tarifa do ano n.
P(índice n - 1) = tarifa do ano n - 1.
a(índice n - 1) = factor de correcção usado para a actualização dos direitos de superfície, baseado no índice médio ponderado de salários e materiais de construção, verificado no ano n - 1, do distrito de Setúbal.

5.º As dúvidas que se suscitarem na execução da presente portaria serão resolvidas por despacho conjunto dos Secretários de Estado do Planeamento, do Ordenamento e Ambiente e das Obras Públicas.

Ministérios da Qualidade de Vida, das Finanças e do Plano e da Habitação, Obras Públicas e Transportes, 19 de Janeiro de 1983. - O Ministro de Estado e da Qualidade de Vida, Gonçalo Pereira Ribeiro Teles. - O Secretário de Estado do Planeamento, Alberto Heleno do Nascimento Regueira. - O Secretário de Estado das Obras Públicas, José Eugénio Nobre.


Anexo a que se refere o n.º 1.º da Portaria 123/83
Tabela de tarifas (1982)
(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/139487.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-11-09 - Decreto-Lei 444/79 - Ministério da Coordenação Económica e do Plano - Secretaria de Estado do Plano - Gabinete da Área de Sines

    Estabelece normas com vista ao contrôle da degradação do ambiente na área de importação do complexo urbano-industrial de Sines.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-11-16 - Portaria 863/84 - Ministérios da Indústria e Energia, do Equipamento Social, da Qualidade de Vida e do Mar

    Esclarece dúvidas na aplicação do n.º 4.º da Portaria n.º 123/84, de 3 de Fevereiro (fixa as tarifas para os serviços de efluentes industriais na zona de intervenção do Gabinete da Área de Sines).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda