1 - Foi publicado no Diário da República 2.ª série n.º 125 de 1/7/2008, e na Bolsa de Emprego Público da mesma data, o processo de selecção do titular do cargo de Direcção Intermédia de 2.º grau (Museu Etnográfico e Arqueológico do Dr. Joaquim Manso).
2 - Analisadas as candidaturas verificou-se que a Mestre Dóris Joana Simões dos Santos reúne todas os requisitos do perfil pretendido, ou seja:
a) Mestrado em Museologia e Património pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e licenciada em História, variante de História da Arte, Ramo de Formação Educacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;
b) Experiência profissional comprovada nas áreas de competência do Museu Etnográfico e Arqueológico do Dr. Joaquim Manso;
c) Experiência na coordenação de equipas pluridisciplinares.
3 - Visto estarmos perante uma candidatura que preenche as condições para exercer o cargo, conforme se constata pela nota curricular em anexo, ao abrigo do n.º 8 do artigo 21.º da Lei 51/2005 de 30 de Agosto, é nomeada em regime de comissão de serviço por três anos, renovável por iguais períodos de tempo, a Mestre Dóris Joana Simões dos Santos no cargo de Directora do Museu Etnográfico e Arqueológico do Dr. Joaquim Manso (cargo de direcção intermédia de 2.º grau).
4 - A presente nomeação produz efeitos a partir de 1 de Março de 2009.
26 de Fevereiro de 2009. - O Director, Manuel Bairrão Oleiro.
Síntese curricular
1 - Dados pessoais
Nome: Dóris Joana Simões dos Santos
Nacionalidade: Portuguesa
Categoria: Técnico Superior 1.ª Classe
2 - Habilitações Académicas
2006 - Mestre em Museologia e Património, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a classificação final de Muito Bom.
1999 - Licenciatura em História, variante de História da Arte, Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a média final de 17 valores.
1997 - Licenciatura em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a média final de 17 valores, o que lhe mereceu o Prémio Engenheiro António de Almeida, da Fundação Engenheiro António de Almeida.
3 - Formação profissional
Acção de formação "Técnico de Animação Sócio-Cultural" de espaços museológicos (IPPAR / Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1999).
4 - Experiência profissional
Técnica Superior do quadro de pessoal do Museu José Malhoa, Caldas da Rainha (desde 2000)
Técnica de Animação Sócio-Cultural no Museu José Malhoa, Caldas da Rainha (1999-2000).
Docente estagiária na Escola E. B. 2, 3 Poeta Manuel da Silva Gaio, Coimbra (1998-1999).
No Museu José Malhoa, tem desenvolvido actividade ao nível do inventário e gestão das colecções museológicas (Programa Matriz); investigação para apoio a exposições e edições; apoio técnico na programação, produção, museografia e divulgação de exposições e eventos culturais diversos.
Acompanhamento do processo de obras de remodelação do edifício do Museu José Malhoa, que implicou o seu encerramento, acondicionamento de colecções e serviços em instalações temporárias e abertura de um Núcleo provisório (2006-2008).
Concepção e apoio na produção e revisão de publicações, materiais didácticos e audiovisuais sobre as colecções museológicas; programação, produção e webmaster do sítio web do Museu José Malhoa.
Concepção e desenvolvimento de projectos educativos e de divulgação do património do Museu, em iniciativas destinadas a grupos e públicos diversificados.
Ao nível da relação com a comunidade local, foi membro da equipa organizadora das Comemorações dos 200 Anos da Batalha da Roliça (Bombarral, 2007-08) e colaboradora da Direcção do Museu Municipal do Bombarral (1998-2001). Responsável pela produção de exposições como "Abel Pereira da Fonseca. Um Homem na História do Concelho" (Bombarral, 1999) e "Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo. História, Projecto e Construção" (Bombarral, 2003). Realizou o Inventário do Património Artístico Religioso de paróquias do concelho de Bombarral e Cadaval (2000 - 2007) e colaborou na programação da exposição "Escultura antiga do Concelho do Cadaval" (2004) e "Pintura antiga do Concelho do Cadaval" (2003).
Foi formadora e apresentou várias comunicações no âmbito da História da Arte, da História Local, da Museologia e dos Serviços Educativos.
Autora e co-autora de diversas publicações e artigos relacionados com as colecções do Museu José Malhoa, Museologia, História da Arte e História Local, com destaque para: Se Eu vestisse a Rainha... (IMC, 2007), Museu de José Malhoa. Roteiro (IPM, 2005), Entramos?! Roteiro Juvenil do Museu de José Malhoa (IPM, 2004), biografias de Malhoa e Bordalo: Confluências duma Geração (IPM, 2005) (Co-autora); "História, discurso e ideologia. Como se fez o Museu José Malhoa", in Museologia.pt, n.º 2 (IMC, 2008); "Costa Motta Sobrinho, Escultor. Actualidades e permanências", in Costa Motta Sobrinho (1877-1956): obra cerâmica e escultórica (Museu de Cerâmica, 2001); Património Artístico Religioso do Concelho do Cadaval (Cadaval, 2006); Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo. História, Projecto e Construção (Bombarral, 2003); A Casa de Abel Pereira da Fonseca no Bombarral (Bombarral, 2000).