Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11643/2012, de 29 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Nomeação, em regime de substituição, e por vacatura do lugar, para desempenhar as funções de chefe do Núcleo de Infraestruturas e Equipamentos da Direção Nacional de Bombeiros, do licenciado José Manuel Cunha da Cruz

Texto do documento

Despacho 11643/2012

Considerando a necessidade de assegurar o normal funcionamento da unidade orgânica prevista no artigo 10.º do Despacho 9390/2007, de 1 de abril, alterado pelo Despacho 13922/2010, de 24 de agosto, nomeio ao abrigo e nos termos do disposto no artigo 27.º da lei 2/2004, alterada e republicada pela lei 64/2011, de 22 de dezembro, em regime de substituição, e por vacatura do lugar, para desempenhar as funções de Chefe do Núcleo de Infraestruturas e Equipamentos da Direção Nacional de Bombeiros, o licenciado José Manuel Cunha da Cruz cessando, nos temos da alínea b) do n.º 1 do artigo 25.º, as funções de Chefe do Núcleo de Segurança e Saúde.

O nomeado tem o perfil pretendido para prosseguir as atribuições e objetivos do serviço e é dotado da necessária competência e aptidão para o exercício do cargo, conforme resulta da síntese curricular publicada em anexo.

O presente despacho produz efeitos a 1 de setembro.

22 de agosto de 2012. - O Presidente, Arnaldo José Ribeiro da Cruz.

Síntese Curricular

José Manuel Cunha da Cruz.

Nascido em 20 de julho de 1954.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa.

Especialista de Clínica Geral e Familiar, inscrito no Colégio de Especialidade da Ordem dos Médicos. Integrado na Carreira Médica de Clínica Geral, possui o grau de Consultor de Clínica Geral, desde 1992. Exerceu no Centro de Saúde de Sacavém, como Assistente Graduado, até 1998.

É Médico Aeronáutico. Frequentou e concluiu o IV Curso Básico de Medicina Aeronáutica do Centro de Medicina Aeronáutica da FAP.

Chefe da Divisão de Apoio Técnico e Investigação de Acidentes (DATIA) da Inspeção Nacional de Bombeiros do ex-Serviço Nacional de Bombeiros desde 1998 até à sua extinção.

Integrado no ex-Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil desde a sua criação até à extinção foi o Chefe da Divisão de Aviso e Alerta, do Centro Nacional de Operações e Socorro. Transitou para a Autoridade Nacional de Proteção Civil desde a sua criação sendo o responsável pelo Núcleo de Segurança e Saúde, da Direção Nacional de Bombeiros, que acumulou durante três anos com o Núcleo de Infraestruturas e Equipamentos.

Possui formação avançada nas áreas do Socorro Pré-Hospitalar e Medicina de Catástrofe:

Curso de Técnicas de Emergência Médica para Formadores/Médicos do INEM.

Curso de "Medicina de Catástrofe e Grande Emergência", Centro Europeu para Medicina de Catástrofe, do Conselho da Europa, República de San Marino. Frequentou o Curso de Medicina de Catástrofe do ICBAS da Universidade do Porto.

Possui formação na área de Recursos Humanos e Gestão: Formação e Coordenação de Equipas Multidisciplinares e Interdepartamentais, INA, Lisboa. Conceção e Gestão de Projetos, 2004, INA, Lisboa. Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP), 2009, INA, Lisboa.

Possui formação na área da Gestão de Crises: "Planeamento Civil de Emergência", do Conselho Nacional de Planeamento Civil; "Crisis Management Course" da NATO School-SHAPE.

Possui formação na área da Cooperação Internacional: "NATO/ PfP Course on International Rescue Operations", Suécia, 2003;Technical Experts Course, TEC, Suécia 2011, e International Coordination Course, ICC, Madrid 2011, ambos do European Community Civil Protection MechanismTraining Programme.

Integrou a primeira missão internacional de socorro dos bombeiros portugueses na Turquia. (Sismo de 1999). Nesta missão coordenou a subequipe de médicos e enfermeiros que integraram o contingente de socorro.

Integrou a missão da FOCON de Portugal, no Haiti, no sismo de 2010.

Foi formador da área de Pré Hospital e Desencarceramento na Escola Nacional de Bombeiros.

Possui CAP.

Bombeiro Voluntário no Corpo de Bombeiros Voluntários de Moscavide e Portela:

Adjunto de Comando Médico de 1989 a 1997. Segundo Comandante, de 1997 a 2001.

Comandante em substituição, em 2000.

Oficial Bombeiro de 2.ª, na situação de inatividade no quadro.

206341517

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1347932.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda