A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8137/2012, de 14 de Junho

Partilhar:

Sumário

Nomeação, em regime de substituição, da mestre Anabela Pereira Coelho no cargo de chefe da Divisão de Gestão da Qualidade

Texto do documento

Despacho 8137/2012

No quadro das orientações definidas pelo Plano de Redução e Melhoria da Administração Central, veio o Decreto-Lei 124/2011, de 29 de dezembro, determinar a reorganização dos serviços centrais do Ministério da Saúde que integram a respetiva estrutura.

O modelo organizativo adotado para a Direção-Geral da Saúde veio a ser aprovado pelo Decreto Regulamentar 14/2012, de 26 de janeiro, que definiu a respetiva missão, especificou as inerentes atribuições e o tipo de organização interna, assente num modelo estrutural misto.

Através da Portaria 159/2012, de 22 de maio, foi estabelecida a estrutura nuclear da Direção-Geral da Saúde, sendo definidas as competências das respetivas unidades orgânicas.

Considerando que a fim de garantir o normal funcionamento das novas unidades nucleares deste Organismo, torna-se urgente proceder à nomeação dos titulares dos cargos de direção intermédia de 2.º grau,

Considerando que a Mestre em Saúde Pública Anabela Pereira Coelho, do mapa de pessoal do Centro Hospitalar de São Bernardo, E. P. E.,, é detentora de aptidão e competência técnica para o exercício das funções inerentes ao cargo de chefe de divisão de Gestão da Qualidade, como decorre da súmula curricular anexa ao presente despacho,

Nos termos e ao abrigo do disposto nos artigos 20.º e 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pelas Leis n.os 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril e 64/2011, de 22 de dezembro, nomeio em regime de substituição a Mestre Anabela Pereira Coelho, no cargo de Chefe de Divisão de Gestão da Qualidade.

A presente nomeação produz efeitos a 29 de maio de 2012, ficando a nomeada autorizada a optar pelo vencimento da sua categoria de origem, nos termos do n.º 3 do artigo 31.º da lei citada.

29 de maio de 2012. - O Diretor-Geral, Francisco George.

Súmula Curricular

I - Elementos de identificação

Anabela Pereira Coelho, nasceu a 10 de março de 1974 em Setúbal.

II - Habilitações académicas

Obteve o Grau de Académico de Mestre em Saúde Pública com especialização em Politicas e Administração de Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública, com a máxima classificação de Muito Bom por unanimidade.

Licenciada em Gestão, pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, no ramo de especialização de Gestão de Recursos Humanos;

Licenciada em Enfermagem pelas Escolas Superiores de Enfermagem Calouste Gulbenkian e Francisco Gentil de Lisboa;

III - Carreira profissional

Em 2006 assume funções de Chefe de Divisão na Direção-Geral de Saúde, que mantém até hoje, nas áreas da Qualidade e Gestão Integrada da Doença e Inovação.

Em 2002 é convidada para assistente da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa, onde permaneceu até o final de 2005 como equiparada a assistente do 2.º triénio.

Em 2000 assume funções de assessoria na gestão de serviço e dos cuidados de enfermagem no serviço de especialidades cirúrgicas.

Ingressou na carreira de enfermagem em 1997, no Hospital de São Bernardo em Setúbal.

IV - Atividade profissional mais relevante

Na Direção-Geral de Saúde colaborou com a estrutura de coordenação responsável pela elaboração do Plano Nacional de Saúde 2004-2010 do Ministério da Saúde integrando dois painéis nacionais de peritos na "WHO-Portugal Round Table" em 2003 e 2006.

Participou a nível local, regional e nacional em vários grupos de trabalho para o estudo, desenvolvimento e execução das política e estratégias de saúde nas áreas da qualidade na saúde, gestão integrada da doença, monitorização de resultados em Saúde, assumindo, ainda, a coordenação executiva da elaboração de Normas Clínicas, da elaboração de programas de intervenção em saúde e de projetos de gestão integrada da doença.

Representou o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde em vários conselhos nacionais, grupos técnicos e comissões interministeriais, nomeadamente, Comissão Nacional de Avaliação do Tratamento Cirúrgico da Obesidade, Comissão Nacional de Acompanhamento da Diálise, Grupo Técnico de Validação Terapêutica e de Boas Práticas Clínicas em Esclerose Múltipla e Grupo Técnico de Acompanhamento da Hipertensão Pulmonar.

Participou, em representação do Ministério da Saúde e da Direção-Geral da Saúde, em vários grupos de trabalho e reuniões internacionais no âmbito da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Comissão da União Europeia.

No Instituto de Higiene e Medicina Tropical, na Escola Nacional de Saúde Pública e na Universidade Católica Portuguesa colabora como docente convidada em unidades curriculares de Gestão de Unidades de Saúde, Saúde Pública, Planeamento em Saúde, e Gestão Integrada da Doença.

Na Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa assumiu funções de assistente, equiparada a 2.º triénio, no departamento de Saúde Pública lecionando as disciplinas de Gestão e de Enfermagem Comunitária. Integrou diferentes comissões e grupos de trabalho internos, destacando-se o de implementação e gestão de um Portal Institucional. Desenvolveu um estudo de investigação retrospetivo do tipo estudo de caso sobre a relação entre as horas de cuidados de enfermagem e os resultados observados em doentes. Em 2003, em representação da instituição, é convidada, como perita, para integrar o grupo de trabalho de validação de um protótipo de formação em e-learning "Gestão da Qualidade Total".

No Hospital de São Bernardo em Setúbal assumiu a coordenação, implementação e avaliação de alguns projetos de qualidade técnica, assistencial e humana no serviço de especialidades cirúrgicas. Desenvolveu dois estudos de investigação em contexto de trabalho, um sobre a recetividade da triagem de enfermagem dos doentes urgentes e um outro sobre a integração de novos enfermeiros no serviço de urgência. Ainda no mesmo serviço implementa um programa de integração de novos enfermeiros com base do modelo de tutoria.

V - Produção e Divulgação do Saber

Participou como prelectora convidada em vários seminários e congressos, colaborou na moderação de mesas de trabalho em congressos nacionais e internacionais, publicou vários artigos técnico-científicos em monografias e revistas nacionais e internacionais assim como colaborou na revisão técnica de monografias da OMS.

206164168

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1336541.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-29 - Decreto-Lei 124/2011 - Ministério da Saúde

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério da Saúde bem como os mapas de dirigentes superiores da administração directa e indirecta do MS.

  • Tem documento Em vigor 2012-01-26 - Decreto Regulamentar 14/2012 - Ministério da Saúde

    Aprova a orgânica da Direção-Geral da Saúde e publica o mapa de pessoal dirigente.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda