O ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, entidade instituidora do ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em cumprimento do disposto dos artigos 75.º a 80.º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo 74/2006, de 24 de Março, 316/76, de 29 de Abril, 42/2005, de 22 de Fevereiro e 67/2005, de 15 de Março, promovendo o aprofundamento do Processo de Bolonha no ensino superior, assim como uma maior simplificação e desburocratização de procedimentos no âmbito da autorização de funcionamento de cursos, introduzindo medidas que garantem maior flexibilidade no acesso à formação superior, criando o regime legal de estudante a tempo parcial, permitindo a frequência de disciplinas avuls (...)">Decreto-Lei 107/2008, de 25 de Junho, torna pública a alteração do plano de estudos do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Psicologia da Saúde, nos termos constantes do formulário (Despacho 10543/2005, de 11 de Maio) anexo ao presente despacho.
Em cumprimento dos referidos diplomas legais, esta alteração foi comunicada à Direcção-Geral do Ensino Superior em 20 Setembro de 2011.
4 de Outubro de 2011. - O Presidente da Direcção, Emanuel João Flores Gonçalves.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino - ISPA -Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
2 - Unidade Orgânica (faculdade, escola, instituto, etc.) - ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
3 - Curso - Psicologia da Saúde.
4 - Grau ou diploma - mestrado.
5 - Área científica predominante do curso - Psicologia da Saúde.
6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma - 120.
7 - Duração normal do curso -dois anos lectivos (4 semestres).
8 - Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture (se aplicável):
9 - Áreas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:
2.º ciclo de estudos em Psicologia da Saúde
QUADRO N.º 1
(ver documento original)
10 - Observações - Os/As alunos/as poderão, no 2.º ano, optar entre a defesa pública, perante um júri, da dissertação (tendo por base a elaboração escrita de uma investigação científica sustentada teoricamente) ou de um estágio (tendo por base a implementação de um plano de estágio e a elaboração escrita de um relatório sustentado teoricamente). Na primeira opção a dissertação terá 42 ECTS e o estágio 18 ECTS, na segunda opção os créditos invertem-se (o estágio terá 42 ECTS e a dissertação 18 ECTS). Esta opção deverá ser tomada pelos/as alunos/as de acordo com as suas preferências académicas e ou profissionais.
11 - Plano de estudos:
2.º ciclo de estudos em Psicologia da Saúde
[dois anos lectivos (quatro semestres)]
Plano geral de estudos
1.º ano - 1.º semestre
QUADRO N.º 2
(ver documento original)
1.º ano - 2.º semestre
QUADRO N.º 3
(ver documento original)
Unidades curriculares de opção (para os 1.º e 2.º semestres)
QUADRO N.º 4
(ver documento original)
2.º ano - 3.º e 4.º semestres
QUADRO N.º 5
(ver documento original)
Fundamentação do número de créditos
2.º ciclo em Psicologia da Saúde
(ver documento original)
205199864