Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11447/2011, de 7 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Nomeação do Doutorado José Tomás Vargues Patrocínio, como director do Departamento de Relações Externas da Reitoria da Universidade de Lisboa

Texto do documento

Despacho 11447/2011

Tendo-me sido proposto pelo júri do procedimento concursal para o cargo de direcção intermédia de 1.º grau, como Director do Departamento de Relações Externas da Reitoria da Universidade de Lisboa, nomeio o Doutorado José Tomás Vargues Patrocínio, para aquele cargo, em comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo, nos termos do n.º 8 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com nova redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, com efeitos a 02 de Maio de 2011.

Esta nomeação fundamenta-se no facto de o nomeado ser detentor do perfil indicado para o referido cargo, tomando como base não só o curriculum e experiência profissional, mas, sobretudo, a motivação e o sentido crítico que demonstrou na entrevista a que foi sujeito.

27 de Maio de 2011. - O Reitor, Prof. Doutor António Sampaio de Nóvoa.

Nota do curriculum vitae

I - Dados biográficos:

Nome - José Tomás Vargues Patrocínio;

Data de nascimento - 7 de Março de 1956;

Nacionalidade - portuguesa.

II - Habilitações académicas:

Grau de Doutor em Ciências da Educação - Especialidade Educação e Desenvolvimento pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia (com a classificação máxima de "Aprovado por Unanimidade") - 2005

Grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialidade Educação e Desenvolvimento, pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia (com a classificação máxima de "Muito Bom por Unanimidade") - 2001

Grau de Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Economia (com 14 valores) - 1978

III - Percurso Profissional:

É professor dos ensinos básico e secundário e, ao nível do ensino superior, mantém uma colaboração com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL) desde 2007, leccionando cadeiras da Licenciatura em Ciências da Educação e nos Mestrados de Ensino. Nesse contexto tem orientado em inúmeras teses de mestrado e participado em júris de mestrado e de doutoramento. Foi membro da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, de 2001 a 2010, sendo actualmente membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Educação e Formação do IEUL.

Tem assumido vários cargos na administração pública, destacando-se ter sido Coordenador Executivo Nacional do Projecto MINERVA no Ministério da Educação de 1989 a 2004, ter sido Vice-Presidente do Conselho Directivo da Escola C+S Almeida Garrett (Alfragide, Amadora) em 1996/97 e Director do Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Amadora de 1997 a 2000.

Foi o Coordenador português da Rede Ibero-americana de Informática na Educação (RIBIE) do Programa CYTED (Programa Ciencia y Tecnologia para el Desarollo), entre 1992 e 1995.

Trabalha na Reitoria da Universidade de Lisboa desde 2005 como Director de Serviços de Relações Externas, coordenando as áreas cultural e de relações internacionais da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Tem organizado inúmeros congressos, seminários, conferências de âmbito nacional e internacional. Em muitos destes eventos tem sido membro da comissão organizadora ou da comissão científica. Em alguns desses eventos tem apresentado comunicações como autor ou como co-autor versando muitas delas sobre temáticas importantes da gestão e da administração das instituições do ensino superior. Várias dessas intervenções estão publicadas nas actas dos respectivos eventos.

Foi membro da Membro da Equipa Nacional do Projecto Eukidsonline 1 (www.eukidsonline.net e www.fcsh.unl.pt/eukidsonline) inserido na Rede Safer Internet Plus, de 2006 a 2009.

É membro de várias redes da educação, entre outras, da EDUCOM (Associação Portuguesa de Telemática Educativa, da qual foi vice-presidente de 2006 a 2010), da RAIU (Rede de Administradores das Universidades Ibero-americanas), da EAIR (The European Higher Education Society).

Publicou os seguintes livros:

Patrocínio, T. (2002). Tecnologia, Educação, Cidadania. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional (livro adaptado da dissertação de mestrado).

Patrocínio, T.; Vale, E.; Mourisca, A. (1997). Estradas da Matemática 6. Lisboa: Editorial O Livro (livro didáctico adoptado em 30 escolas)

É autor das seguintes teses:

Patrocínio, T. (2004). Tornar-se pessoa e cidadão digital - Formar-se dentro e fora da escola na sociedade tecnológica globalizada. Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (dissertação de doutoramento)

Patrocínio, T. (2001). Tecnologia, Educação, Cidadania - (Re)pensar projectos educacionais numa abordagem compreensiva da contemporaneidade. Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (dissertação de mestrado)

É autor dos seguintes capítulos de livros:

Patrocínio, T. (2003). Educação e Sociedade Tecnológica Digital Globalizada. In Luis Borges Gouveia e Sofia Gaio (orgs.) "Sociedade da Informação - Balanço e Implicações". Porto: Fundação Fernando Pessoa, Edições Universidade Fernando Pessoa.

Patrocínio, T. (2003). Educação e cidadania glocal. In Luis Borges Gouveia (org.) "Cidades e Regiões Digitais: Impacte nas Cidades e nas Pessoas". Porto: Fundação Fernando Pessoa, Edições Universidade Fernando Pessoa. (= parcialmente no jornal electrónico Inovação.net em 2004 (http://www.inovacao.net/ex3.aspx?mnuLat=20&contID=190&contID_1=191).

Patrocínio, T. (1994). A era dos computadores. In José Carlos Abrantes (org.), "A Outra Face da Escola". Lisboa: Ministério da Educação.

Tem os seguintes artigos recentes publicados em revistas científicas com arbitragem científica:

Patrocínio, T. (2009). "A educação e a cidadania na era das redes infocomunicacionais", revista da FACED, n.º 15, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Baía, Brasil. Disponível em http://www.portalseer.ufba.br/index.php/rfaced/article/view/3287

Patrocínio, T. (2008). Para uma genealogia da cidadania digital. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1 (1), pp. 47-65, 2008. EDUCOM. Disponível em http://eft.educom.pt

Participou nas seguintes obras como co-autor:

Dias, M. (coord.); Bettencourt, B.; Sim-Sim, I.; Cardim, J.; Leitão, J.; Serrazina, L., Afonso, N.; Vasconcelos, T.; Patrocínio, T. (2008). Educação e Formação: Prioridades e Estratégias (2007-2013). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), Escola Superior de Educação de Lisboa.

Cerdeira, L., Patrocínio, T. (2006). The extent and impact of higher education curricular reform across Europe. In Final report to the Directorate-General for Education and Culture of the European Commission. National correspondents (Portugal). Enschede: Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS).

Participou nos seguintes relatórios como co-autor:

Couceiro, M. L., Patrocínio, T. (2002). Relatório Nacional "Cursos de Educação e Formação de Adultos 'em observação' 2000/2001. Lisboa: Anefa - Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos.

Ambrósio, T. et al. (2001). Estudo de Caso na Escola Secundária da Amadora no âmbito do Projecto "As parcerias educativas na Promoção da Experimentação e da Cultura Científica. Lisboa: UIED - Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Valadares-Tavares, L.; Patrocínio. T. (1992). New Information Technology in Education - Portugal (Monografia). Comissão das Comunidades Europeias

Participou também nos seguintes trabalhos em co-autoria:

Patrocínio, T.; Machado, A.; Couto, M. L.. (2003). Módulo de Iniciação da Acção de Formação "Cidadania e Ambiente". Acções S@ber+. Lisboa: Direcção-Geral da Formação Vocacional, Ministério da Educação

Patrocínio, T.; Machado, A.; Couto, M. L. (2004). Módulo de Aprofundamento da Acção de Formação "Cidadania e Ambiente". Acções S@ber+. Lisboa: Direcção-Geral da Formação Vocacional, Ministério da Educação

Patrocínio, T.; Machado, A.; Couto, M. L. (2004). Módulo de Consolidação da Acção de Formação "Cidadania e Ambiente". Acções S@ber+. Lisboa: Direcção-Geral da Formação Vocacional, Ministério da Educação

204808609

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1272655.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda