Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11003/2011, de 5 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Nomeado em comissão de serviço, pelo período de três anos, o Licenciado Mário Jorge de Alvarenga Teles do Carvalhal, como Director do Serviço de Gestão do Edificado, Segurança, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho. DRH03-10-240

Texto do documento

Despacho 11003/2011

Na sequência do procedimento concursal destinado ao provimento do cargo de direcção intermédia de 1.º grau de Director do Serviço de Gestão do Edificado, Segurança, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho, do mapa de pessoal da Universidade de Coimbra e nos termos do disposto no artigo 21.º n.º 8 da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada e republicada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, por Despacho do Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, de 19 de Maio de 2011, foi nomeado em comissão de serviço, pelo período de 3 anos, o Licenciado Mário Jorge de Alvarenga Teles do Carvalhal.

O nomeado tem o perfil pretendido para fazer cumprir as atribuições e objectivos do serviço e é dotado da necessária competência e aptidão para o exercício do cargo, conforme resulta do respectivo currículo académico e profissional.

O presente despacho produz efeitos a partir de 30 de Maio de 2011.

Nota Curricular

Habilitações Académicas:

Licenciatura em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, concluída em 1980.

Curso de Pós-graduação "Conservação e Reabilitação e Edifícios" integrado no Mestrado de Ciências da Construção-1995/1997 organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Curso de Pós-graduação "Economia, Gestão e Fiscalização de Obras" integrado no Mestrado de Ciências da Construção-1997/1999 organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Concluiu a parte escolar do Mestrado de Engenharia Civil, especialização em Ciências da Construção, no biénio 2003/2005.

Experiência Profissional:

A partir de Dezembro de 2009 e até à actualidade desempenhou a função de Director do Serviço de Gestão do Edificado, Segurança, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, do Centro de Serviços Comuns da Universidade de Coimbra, para partilha de serviços com todas as Unidades Orgânicas e Unidades de Extensão Cultural da UC, tendo coordenado a construção dos requisitos do serviço, regulamento e estrutura, definição das competências e desenho dos processos, de modo a garantir, com eficiência e eficácia e qualidade, a satisfação dos indicadores e Acordos de Nível de Serviço estabelecidos com cada uma das entidades abrangidas.

De 15 de Janeiro de 2004 a Dezembro de 2009, chefiou a Divisão de Gestão de Edifícios Equipamentos e Infra-estruturas, da Administração da Universidade de Coimbra, com responsabilidades nas áreas de Manutenção e Reabilitação de Edifícios, da Segurança das Instalações e Ambiente e na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

Das actividades desenvolvidas neste período destacam-se o reforço organizado da actividade de manutenção preventiva dos edifícios e equipamentos, a intensificação das acções de conservação e reabilitação dos edifícios, melhoria de acessibilidades e de infra-estruturas técnicas no apoio aos programas de reequipamento científico, em articulação estreita com as Unidades Orgânicas e serviços.

Entre 1 de Julho de 2000 e Janeiro de 2004 integrou o Gabinete Técnico da Reitoria da Universidade de Coimbra, no qual contribuiu para a reorganização do Gabinete, com vista ao reforço das suas funções no âmbito da manutenção, conservação e reabilitação do património edificado da Universidade, da segurança e do ambiente, coordenando o grupo de Construção Civil.

Entre Abril de 1987 e Junho de 2000, desempenhou funções de Técnico Superior da Divisão de Obras do Departamento de Equipamentos Educativos da DREC, com a responsabilidade de direcção e coordenação técnica, física, financeira e administrativa de equipa multidisciplinar (civil, electricidade e mecânica), na Fiscalização e Gestão de cerca de 30 empreitadas de construção e ampliação de Escolas e de requalificação de edifícios para instalação de Residências de Estudantes na Região Centro. Foi responsável ainda pela manutenção, conservação e reabilitação da totalidade das escolas do distrito da Guarda, durante 8 anos, e no restante período das escolas da zona Sul do distrito de Aveiro e das escolas do distrito de Coimbra.

Presidiu a inúmeros Júris de Concurso Públicos e Limitados, no âmbito do Departamento onde trabalhou, procedeu ou participou na análise das propostas e emissão dos respectivos pareceres de adjudicação. Fruto da sua experiência tem conhecimentos aprofundados e actualizados sobre a legislação aplicável a Empreitadas de Obras Públicas e Despesas Públicas, assim como legislação complementar de Revisão de Preços.

Participou ainda, como elemento do Ministério de Educação, nos Processo arbitrais no Conselho Superior de Obras Públicas, decorrente de processos de rescisão e posse administrativa de Empreitadas, em representação do dono de obra.

Entre Maio de 1976 e Abril de 1987 foi professor do Ensino Secundário e do Ensino Preparatório em várias Escolas da Região Centro. No biénio 1981/83 realizou Estágio de Profissionalização em exercício, passando a Professor Efectivo do Quadro.

Formação complementar:

Concluiu em 2009 o Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP) promovido pelo INA.

Frequentou inúmeros cursos de formação nas áreas da conservação e reabilitação de edifícios, de patologias e Qualidade da Construção, de Direcção e Gestão da Construção e da Utilização Racional de Energia em Edifícios.

Outras Actividades Relevantes:

Orientador de estágios formais de vários Engenheiros Civis estagiários para a sua admissão na Ordem;

Avaliador nomeado pela Ordem dos Engenheiros para avaliação de Estágios Formais ou estágios Curriculares de candidatos a admissão na Ordem;

Perito nomeado em vários Tribunais, referente a processos que envolvem a Qualidade da Construção.

Publicações:

Co-autor dos seguintes artigos apresentados em Congressos e revistas nacionais:

SILVA, J. Mendes; CARVALHAL, Mário J. A. T - "Reabilitação geral de fachada de alvenaria de construção recente, Gravemente fissurada. Caso de Estudo" 3.º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios (3.º ENCORE), LNEC; Lisboa, Maio 2003.

SILVA, J. Mendes; CARVALHAL, Mário J. A. T, VICENTE, Romeu S. - "Reforço Mecânico de fachadas de alvenaria de tijolo: Reabilitação de cunhais e grampeamento metálico pós-construção" - 3.º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios (3.º ENCORE), LNEC; Lisboa, Maio 2003.

TORRES, Isabel; SILVA, J. Mendes; CARVALHAL, Mário; CORDEIRO, Pedro - "Rehabilitation of the heritage - Case study: "Jesus' College" in Coimbra" XXXVII IAHS World Congress on Housing Science, Santander, Spain, 26-29 October 2010.

SILVA, J. Mendes; TORRES, Isabel; CARVALHAL, Mário J. A. T.- "Envelhecimento natural de revestimentos delgados armados sobre isolamento térmico, em paredes de fachada" - 2.º Simpósio Internacional sobre patologia, durabilidade e reabilitação de Edifícios, LNEC; Lisboa, Novembro 2003.

LOPES, Nuno R.; CARVALHAL, Mário J. A. T.; AGUIAR, José; CORDEIRO, Pedro; - "Museu da Ciência: Conservação e Restauro das Fachadas do Colégio de Jesus", revista Construção Magazine, n.º 41, pp. 32-36, Porto 2011.

(Não carece de verificação prévia do Tribunal de Contas)

24/08/2011. - A Administradora, Célia Cravo.

205058956

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1271746.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda