Na sequência do procedimento concursal publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 119, de 22 de Junho de 2010, face ao meu despacho de 11 de Junho de 2010, destinado à selecção de titular do cargo de direcção intermédia de 1.º grau - Coordenador da Unidade de Investigação de Silvicultura e Produtos Florestais, criado nos termos dos respectivos Estatutos, pela deliberação do conselho directivo n.º 780/2008, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 55, de 18 de Março de 2008, e nos termos do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção que lhe foi dada pelas Lei 51/2005, de 30 de Agosto, n.º 64-A/2008, de 31 de Dezembro e n.º 3-B/2010, de 28 de Abril, no uso das minhas competência próprias nomeio, em comissão de serviço, pelo período de três anos, o Doutorado Edmundo Manuel Rodrigues de Sousa.
A presente nomeação acolhe a proposta do júri, que concluiu que o candidato tem o perfil pretendido para fazer cumprir as atribuições e objectivos da Unidade de Investigação de Silvicultura e Produtos Florestais, do INRB, I. P./INIA, tendo demonstrado capacidade de liderança, bem como de motivação, sendo deste modo, detentor do perfil, da experiência, dos conhecimentos e da formação adequados ao provimento do cargo para prosseguir as atribuições e os objectivos do serviço.
A presente nomeação produz efeitos à data de 3 de Maio de 2011.
4 de Maio de 2011. - A Presidente do Conselho Directivo, Rosa Sá.
Nota curricular
Dados pessoais:
Edmundo Manuel Rodrigues de Sousa, solteiro, natural da Freguesia da Sé, concelho de Faro, nacionalidade portuguesa, situação militar de reserva territorial, nascido a 4 de Julho de 1958.
Formação Académica:
Licenciatura em Silvicultura pelo Instituto Superior de Agronomia (UTL) e Doutoramento (área de Dinâmica Populacional) pela Universidade Claude-Bernard (URA CNRS 243 Lyon - França), com obtenção de grau de equivalência pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia.
Experiência profissional:
Desde 29 de Abril de 2010 - Coordenador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico de "Silvicultura e Produtos Florestais", em regime de substituição.
2003 a 2009 - Chefe do Departamento de Protecção Florestal, da Estação Florestal Nacional (EFN) do Instituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas (INIAP)
Desde 1996 - Investigador Auxiliar do INIA.
1992 a 1996 - Assistente de Investigação da Estação Florestal Nacional.
1988 a 1991 - Estagiário de investigação do quadro de pessoal do ex-INIAER.
Planeamento e organização de 16 Projectos de Investigação nacionais e internacionais 21 protocolos de investigação com o sector privado e orientação de 19 estudantes em fim de curso, mestrado ou doutoramento.
Tem desenvolvido actividades de I&D enquadradas em programas/projectos de investigação nacionais e internacionais, muitos dos quais sob a sua coordenação, no campo da Silvicultura sensu latu (montado de sobro, pinhal e outras essências florestais), com especialidade na área da sanidade florestal. Tem divulgado os resultados da sua investigação através da participação em eventos científicos, nacionais e internacionais, e de publicações em revistas com referee, capítulos em livros e outras publicações. Integra diversos Grupos de Trabalho e Comissões internacionais.
204651055