A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8763/2011, de 30 de Junho

Partilhar:

Sumário

Alteração do mestrado em Bioquímica

Texto do documento

Despacho 8763/2011

Sob proposta do Conselho Científico da Faculdade de Ciências desta Universidade, nos termos das disposições legais em vigor, nomeadamente o artigo 76.º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, alterado pelos Decretos-Lei 107/2008, de 25 de Junho, e n.º 230/2009, de 14 de Setembro, rectificado pela declaração de rectificação 81/2009, de 27 de Outubro, foi aprovada pelo Despacho Reitoral n.º R-24-2011 (1.1), de 15 de Junho, de acordo com os Estatutos da Universidade de Lisboa, publicados no Diário da República, 2.ª série, n.º 148, de 1 de Agosto de 2008, pelo despacho normativo 36/2008, a proposta de alteração do Mestrado em Bioquímica, que foi criado pela deliberação 43/2006, da Comissão Científica do Senado, de 20 de Março, registada pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) com o n.º R/B-Cr 13/2006. Este ciclo de estudos foi alterado pelo Despacho Reitoral n.º R-55-2008 (12), de 19 de Dezembro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 70, de 9 de Abril, pelo despacho 1090/2009, e pelo Despacho Reitoral n.º R-18-2010 (2.14), de 17 de Fevereiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 62, de 30 de Março, pelo despacho 5758/2010, rectificado pela declaração de rectificação 1737/2010, de 26 de Agosto.

Mestrado em Bioquímica

1.º

Alteração

1 - Tendo-se constatado necessidade de se proceder a ajustamentos curriculares no Mestrado em Bioquímica, publica-se, em anexo, a sua estrutura curricular e o plano de estudos.

2 - Esta alteração foi comunicada à Direcção-Geral do Ensino Superior, pelo nosso ofício DepAcad/NACU/1.2/2011 n.º 5248, de 17 de Junho de 2011, nos termos do artigo 77.º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, alterado pelos Decretos-Lei 107/2008, de 25 de Junho e 230/2009, de 14 de Setembro, rectificado pela declaração de rectificação 81/2009, de 27 de Outubro.

2.º

Entrada em vigor

A presente alteração entra em funcionamento a partir do ano lectivo de 2011-2012.

20 de Junho de 2011. - O Vice-Reitor, António Vasconcelos Tavares.

ANEXO

1 - Estrutura curricular

1 - Estabelecimento de Ensino: Universidade de Lisboa

2 - Unidade orgânica: Faculdade de Ciências

3 - Curso: Bioquímica

4 - Grau de mestre

5 - Área científica predominante do curso: Bioquímica

6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, necessário à obtenção do grau: 120

7 - Duração normal do curso: 2 anos (4 semestres)

8 - Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture (se aplicável): O curso apresenta a possibilidade de 3 percursos distintos, a que correspondem as designações de Bioquímica, Bioquímica Médica e Bioquímica Aplicada.

9 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:

Mestrado em Bioquímica

(ver documento original)

Mestrado em Bioquímica - Área de especialização em Bioquímica Médica

(ver documento original)

Mestrado em Bioquímica - Área de especialização em Bioquímica Aplicada

(ver documento original)

10 - Observações:

O grau será atribuído com uma das 3 designações, de acordo com o percurso curricular seguido pelo aluno.

Todos os grupos opcionais poderão incluir ainda outras unidades curriculares de qualquer área científica, a fixar anualmente pelo Conselho Científico da FCUL, sob proposta do Departamento responsável.

Plano de estudos:

Universidade de Lisboa/Faculdade de Ciências

Mestrado em Bioquímica

Mestre - Bioquímica

Bioquímica

QUADRO N.º 1

1.º ano/ 1.º semestre

(ver documento original)

QUADRO N.º 2

Grupo de disciplinas Opção I

(ver documento original)

QUADRO N.º 3

1.º ano/ 2.º semestre

(ver documento original)

QUADRO N.º 4

Grupo de disciplinas Opção II

(ver documento original)

QUADRO N.º 5

2.º ano

(ver documento original)

Bioquímica Médica

QUADRO N.º 6

1.º ano/ 1.º semestre

(ver documento original)

QUADRO N.º 7

Grupo de disciplinas Opção III

(ver documento original)

QUADRO N.º 8

1.º ano/ 2.º semestre

(ver documento original)

QUADRO N.º 9

Grupo de disciplinas Opção IV

(ver documento original)

QUADRO N.º 10

2.º ano

(ver documento original)

Bioquímica Aplicada

QUADRO N.º 11

1.º ano/ 1.º semestre

(ver documento original)

QUADRO N.º 12

Grupo de disciplinas Opção V

(ver documento original)

QUADRO N.º 13

1.º ano/ 2.º semestre

(ver documento original)

QUADRO N.º 14

Grupo de disciplinas Opção VI

(ver documento original)

QUADRO N.º 15

2.º ano

(ver documento original)

204817868

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1258136.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-03-24 - Decreto-Lei 74/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, em desenvolvimento do disposto nos artigos 13.º a 15.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo), bem como o disposto no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior).

  • Tem documento Em vigor 2008-06-25 - Decreto-Lei 107/2008 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Altera os Decretos-Leis n.os 74/2006, de 24 de Março, 316/76, de 29 de Abril, 42/2005, de 22 de Fevereiro, e 67/2005, de 15 de Março, promovendo o aprofundamento do Processo de Bolonha no ensino superior, assim como uma maior simplificação e desburocratização de procedimentos no âmbito da autorização de funcionamento de cursos, introduzindo medidas que garantem maior flexibilidade no acesso à formação superior, criando o regime legal de estudante a tempo parcial, permitindo a frequência de disciplinas avuls (...)

  • Tem documento Em vigor 2009-09-14 - Decreto-Lei 230/2009 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Altera (segunda alteração) o Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, que aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, e determina a desmaterialização de procedimentos relativos ao processo individual do estudante e à emissão dos documentos comprovativos da titularidade dos graus e diplomas, e simplifica o procedimento relativo à equiparação a bolseiro de docentes, investigadores e outros trabalhadores das instituições de ensino superior públicas.

  • Tem documento Em vigor 2009-10-27 - Declaração de Rectificação 81/2009 - Presidência do Conselho de Ministros - Centro Jurídico

    Rectifica o Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, que aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, e determina a desmaterialização de procedimentos relativos ao processo individual do estudante e à emissão dos documentos comprovativos da titularidade dos graus e diplomas, e simplifica o procedimento relativo à equiparação a bolseiro de docentes, inve (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda