Edital (extracto) n.º 524/2011
Por despacho de 28 de Abril de 2011 do Reitor da Universidade Aberta, pela competência conferida pela alínea a) do n.º 1 do artigo 92 da Lei 62/2007 de 10 de Setembro, faz-se saber que se procede à abertura de Concurso documental internacional para preenchimento de 1 vaga para Professor Auxiliar do grupo disciplinar de Estatística, ou Probabilidades, ou Processos Estocásticos do Departamento de Ciências e Tecnologia, na modalidade de contrato por tempo indeterminado, com um período experimental de 5 anos, esgotando-se o concurso com o preenchimento da vaga posta a concurso.
As candidaturas deverão ser entregues no prazo de 30 dias úteis, contados a partir do dia imediato à publicação do presente edital no Diário da República.
O candidato seleccionado será integrado no Departamento de Ciências e Tecnologia e envolvido no ensino do mesmo departamento.
O presente concurso rege-se pelas disposições constantes dos artigos 37.º a 51.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU) republicado em anexo ao Decreto-Lei 205/2009 de 31 de Agosto, com as alterações previstas na Lei 8/2010, de 13 de Maio.
O presente concurso será divulgado no sítio do emprego científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia e na BEP (Bolsa de Emprego Pública), no prazo de dois dias úteis, após a publicação no Diário da República, nos termos do Decreto-Lei 78/2003, de 23 de Abril.
O despacho conjunto 373/2000, de 31 de Março do Ministro da Reforma do Estado da Administração Pública e Ministra para a Igualdade, determina a obrigatoriedade de nos concursos de ingresso e acesso se proceda à seguinte menção: "Em cumprimento da alínea h) do artigo 9 da Constituição, A Administração Pública, enquanto entidade empregadora promove activamente uma política de igualdade de oportunidade entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação".
I - Requisitos gerais e especiais de admissão - em conformidade com o disposto no artigo 41-A do Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU), publicado em anexo ao Decreto-Lei 205/2009 de 31 de Agosto, poderão apresentar-se ao concurso os candidatos titulares do grau de Doutor, em especialidade considerada como adequada para a área em que foi aberto o concurso.
II - Instruções do Requerimento de Admissão - de acordo com o Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU) publicado em anexo ao Decreto-Lei 205/2009, de 31 de Agosto, o requerimento de admissão ao concurso é instruído obrigatoriamente pelos seguintes documentos:
a) Certificado comprovativo da titularidade de grau académico em área adequada ao concurso.
b) Fotocópia do bilhete de identidade ou documento equivalente;
c) Identificação completa (nome, estado civil, filiação, naturalidade e data de nascimento, número e data do bilhete de identidade ou documento idóneo legalmente reconhecido para o efeito, termo da respectiva validade e serviço emissor, residência, código postal e telefone).
d) Certificado do registo criminal do qual conste que o candidato não se encontra inibido do exercício de funções públicas ou não interdito para o exercício das funções que se propõe desempenhar;
e) Atestado de robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
f) Boletim de vacinação obrigatória devidamente actualizado;
g) Outros diplomas ou certificados comprovando os cursos referidos no curriculum vitae;
h) Curriculum vitae detalhado, datado e assinado;
i) Quaisquer outros elementos que os candidatos considerem possíveis de influenciarem na apreciação do seu mérito ou de constituírem motivo de preferência legal, os quais, todavia, serão tidos em conta pelo júri se devidamente comprovados e se este assim o entender;
j) Identificação do concurso a que se candidata, mencionando o Diário da República onde está publicado o presente edital;
k) Carta de motivação.
l) Projecto cientifico a desenvolver.
m) Nomes e contactos de duas individualidades indicadas como referências.
n) Uma cópia em papel de todos os documentos relevantes para o concurso constantes do curriculum vitae. Adicionalmente todos os documentos também deverão ser digitalizados e entregues em CD.
III - Os documentos a que aludem a alíneas d) a g) do n.º II, podem ser dispensados desde que os candidatos declarem no requerimento sob compromisso de honra, em alíneas separadas, a situação em que se encontrem relativamente a cada um desses requisitos.
IV - A candidatura deverá ser formalizada mediante requerimento dirigido ao Reitor da Universidade Aberta, podendo ser entregue:
a) pessoalmente nos Serviços de Recursos Humanos, Edifício Inovação I, Corpo 2 - Piso 0, 2740-122 Porto Salvo, Portugal;
b) ou remetida pelo correio, sob registo, expedido até ao termo do prazo fixado para apresentação de candidaturas, para: Serviços de Recursos Humanos, Edifício Inovação I, Corpo 2 - Piso 0, 2740-122 Porto Salvo, Portugal.
Adicionalmente os candidatos deverão enviar obrigatoriamente por correio electrónico (tramos@univ-ab.pt), em formato pdf, até às 17h00 do último dia do prazo de abertura do concurso, os seguintes documentos: o curriculum vitae detalhado, datado e assinado, proposta do projecto cientifico a desenvolver, carta de motivação e a indicação de 2 nomes e respectivos contactos que possam ser utilizados para referências.
A Universidade notificará os candidatos da admissão ou exclusão das candidaturas apresentadas.
V - Composição do Júri:
Presidente: Fernando Manuel Pestana da Costa, Professor Associado com Agregação, Departamento de Ciências e Tecnologia, Universidade Aberta
Doutor João António Branco, Professor Associado Jubilado, Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa
Doutor Carlos Manuel Agra Coelho, Professor Associado, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Doutor Carlos Manuel Tenreiro da Cruz, Professor Associado, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra
Doutor Sílvio Marques de Almeida Gama, Professor Associado, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto
VI - Critérios para a Avaliação Curricular:
1 - Desempenho científico na área específica (50 %):
a) A produção científica do candidato que tenha resultado quer em livros, quer em publicações científicas indexadas internacionalmente, considerando a sua qualidade e o seu número (25 %);
Qualquer outro tipo de produção científica não prevista acima, deverá ser classificada pelo júri tendo em consideração as classificações já previstas para este subcritério, usando o seu melhor julgamento. Este processo deverá ser aplicado a todas as situações semelhantes que possam ocorrer nos demais subcritérios da avaliação curricular.
b) Capacidade de autonomia cientifica manifestada, por exemplo, através de convites para conferências cientificas, para conselhos editoriais de revistas ou de intervenção como avaliador (7,5 %)
c) Capacidade de angariar financiamento externo a nível de projectos científicos (5 %)
d) Supervisão de estudantes a nível pré e pós graduado (5 %);
e) Relevância do projecto cientifico a desenvolver, nas áreas científicas indicadas (7,5 %)
2 - Capacidade pedagógica (40 %):
a) Actividades lectivas (16 %);
b) Publicações de índole pedagógica, bem como o desenvolvimento e produção de materiais pedagógicos, em particular utilizando novas tecnologias (e-learning, ensino a distância) (16 %);
c) Desenvolvimento de novos programas de disciplinas, criação e coordenação de novos cursos ou programas de estudos (8 %)
3 - Outras actividades relevantes: (10 %)
a) actividades de gestão em instituições/organizações públicas ou privadas (5 %);
b) participação na organização de eventos de carácter científico (5 %).
VII - Método de classificação:
Para cada um dos subcritérios acima referidos, cada elemento do júri deverá dar as suas classificações aos candidatos numa escala de 0 a 20.
Estas classificações, serão multiplicadas pela percentagem indicada para cada um dos subcritérios, cujo somatório final resultará na classificação curricular para cada um dos candidatos, atribuída por cada membro do júri.
Considerando os aspectos a que se referem os números anteriores, o júri deve proceder à elaboração de uma lista ordenada dos candidatos que tenham sido aprovados em mérito absoluto.
E para constar lavrou-se o presente edital que será divulgado de acordo com o estipulado no artigo 62.º-A do Estatuto da Carreira Docente Universitária.
11 de Maio de 2011. - A Chefe de Equipa da Área Operativa dos Recursos Humanos, Ana Rita Sequeira Martins Alves Pereira de Almeida Costa.
204713125