Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4609/2011, de 15 de Março

Partilhar:

Sumário

Nomeação em comissão de serviço, pelo período de três anos, da licenciada Teresa Maria Gonzalez Diniz Abrantes, no cargo de direcção intermédia de 1.º grau, como directora do Departamento de Meteorologia e Clima

Texto do documento

Despacho 4609/2011

Na sequência do procedimento concursal de selecção para o provimento do cargo de Direcção Intermédia de 1.º Grau, de Director do Departamento de Meteorologia e Clima, do mapa de pessoal do Instituto de Meteorologia, I. P., aberto por aviso 13530/2010, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 129, de 6 de Julho, e publicitado na Bolsa de Emprego Público, nomeio em comissão de serviço, nos termos do n.º 8 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto e do n.º 2 do artigo 6.º da Portaria 555/2007, de 30 de Abril, pelo período de três anos, a licenciada Teresa Maria Gonzalez Diniz Abrantes, no cargo de Direcção Intermédia de 1.º Grau, como Directora do Departamento de Meteorologia e Clima.

O presente provimento produz efeitos à data da publicação do presente despacho de nomeação.

Síntese curricular

Dados Pessoais:

Nome: Teresa Maria Gonzalez Diniz Abrantes

Naturalidade: Lisboa

Nacionalidade: Portuguesa

Data de Nascimento: 4 de Setembro de 1954

Habilitações Académicas - Licenciatura em Física, ramo de Macrofísica, pela Faculdade de Ciências de Lisboa, concluída em 1978.

Carreira Profissional/Cargos Dirigentes

Em 1979 ingressa no Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) na carreira de meteorologista, sendo nomeada meteorologista assessora em 1994.

Desde 1995 exerce cargos dirigentes no Instituto de Meteorologia, sendo nomeada Chefe de Divisão do Centro de Análise e Previsão do Tempo.

Durante cerca de 2 anos, 2004 até Novembro 2005, acumula o cargo de Chefe de Divisão do Centro de Análise e Previsão do Tempo, juntamente com o de Directora do Departamento de Vigilância Meteorológica.

Em Novembro de 2005 é nomeada Directora do Departamento de Observação e Vigilância Meteorológica.

Desde Maio de 2007 até ao presente exerce as funções de Directora do Departamento de Meteorologia e Clima, em regime de substituição.

Formação Profissional Complementar

Participou em diversos Cursos de Formação específica e complementar, nomeadamente na área da Previsão, Detecção Remota e Informática.

Frequentou ainda várias acções de formação na área de gestão pública, englobando temas como Qualidade e Marketing em Serviços Públicos, Liderança e Gestão de Equipas, BSC e Avaliação de Desempenho. De destacar ainda, nesta área, o curso "FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública".

Actividade Técnico-científica e Profissional

Durante a sua carreira de meteorologista, tem vindo a exercer actividades essencialmente no domínio da vigilância meteorológica, nomeadamente na detecção remota e na análise e previsão de tempo, implementando novos métodos e técnicas de análise e previsão no Centro de Previsão do IM.

Tem participado tanto a nível nacional como internacional em Projectos, Grupos de Trabalho e Conferências no âmbito da meteorologia, em particular nas áreas da Detecção Remota e Previsão do Tempo, áreas sobre as quais incide a maior parte dos seus trabalhos publicados, bem como nas áreas dos Fogos Florestais e Meteorologia e Saúde e Meteorologia.

É delegada de Portugal em algumas Comissões, Comités e Grupos de Trabalho no âmbito das Nações Unidas, World Meteorological Organization, e a nível da União Europeia, European Cooperation in Science and Technology.

É representante do Instituto de Meteorologia em Grupos de Trabalho nacionais e internacionais, bem como em Programas/Projectos a nível europeu.

É uma das representantes do Instituto de Meteorologia nos contactos com as Autoridades de Protecção Civil, tendo sido responsável pela implementação do briefing diário entre o IM e aquele Serviço e pela implementação do Sistema de Avisos Meteorológicos actualmente em vigor no IM, na sequência de um projecto a nível europeu de Avisos Meteorológicos na Europa.

Tem exercido algumas actividades lectivas, nomeadamente, durante 6 anos, de 2003 a 2008, ministrou a disciplina de Meteorologia Sinóptica integrada no Curso de Oficiais da Força Aérea na Academia da Força Aérea e tem colaborado em alguns Cursos de Mestrado através da apresentação de palestras cujos temas estão relacionados com a Meteorologia e os Desastres Naturais.

Participou como formadora em Cursos de Formação para estagiários no IM, tendo sido orientadora de alguns estágios e tem organizado e participado em Acções de Formação internas no IM.

Desde o início da carreira tem desenvolvido estudos e trabalhos, sendo autora ou co-autora de publicações em particular na área da Previsão Meteorológica, Desastres Naturais e Detecção Remota, e apresentado palestras nestas áreas na sequência de convites pessoais ou dirigidos ao IM. Tem participado em Conferências e Simpósios, nacionais e internacionais, não só como assistente mas também como oradora ou moderadora de sessões.

Como dirigente tem desenvolvido também acções de coordenação, gestão e supervisão das actividades das diferentes Unidades Orgânicas que integram o actual Departamento de Meteorologia e Clima, desde a área da Observação Meteorológica, incluindo a Detecção Remota, Clima, Previsão Numérica do Tempo, Vigilância e Previsão e a Meteorologia Aeronáutica. Tem coordenado não só trabalhos técnico-científicos na área da Meteorologia, transversais a algumas Unidades Orgânicas, mas também noutras áreas, como é o caso do Sistema de Gestão da Qualidade na área da Meteorologia Aeronáutica.

11 de Novembro de 2010. - O Presidente do Conselho Directivo, Adérito Vicente Serrão.

204432233

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1233184.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2007-04-30 - Portaria 555/2007 - Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova os Estatutos do Instituto de Meteorologia, I. P..

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda