Na sequência do procedimento concursal de selecção para o provimento do cargo de Direcção Intermédia de 1.º Grau, de Director do Departamento de Meteorologia e Clima, do mapa de pessoal do Instituto de Meteorologia, I. P., aberto por aviso 13530/2010, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 129, de 6 de Julho, e publicitado na Bolsa de Emprego Público, nomeio em comissão de serviço, nos termos do n.º 8 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto e do n.º 2 do artigo 6.º da Portaria 555/2007, de 30 de Abril, pelo período de três anos, a licenciada Teresa Maria Gonzalez Diniz Abrantes, no cargo de Direcção Intermédia de 1.º Grau, como Directora do Departamento de Meteorologia e Clima.
O presente provimento produz efeitos à data da publicação do presente despacho de nomeação.
Síntese curricular
Dados Pessoais:
Nome: Teresa Maria Gonzalez Diniz Abrantes
Naturalidade: Lisboa
Nacionalidade: Portuguesa
Data de Nascimento: 4 de Setembro de 1954
Habilitações Académicas - Licenciatura em Física, ramo de Macrofísica, pela Faculdade de Ciências de Lisboa, concluída em 1978.
Carreira Profissional/Cargos Dirigentes
Em 1979 ingressa no Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) na carreira de meteorologista, sendo nomeada meteorologista assessora em 1994.
Desde 1995 exerce cargos dirigentes no Instituto de Meteorologia, sendo nomeada Chefe de Divisão do Centro de Análise e Previsão do Tempo.
Durante cerca de 2 anos, 2004 até Novembro 2005, acumula o cargo de Chefe de Divisão do Centro de Análise e Previsão do Tempo, juntamente com o de Directora do Departamento de Vigilância Meteorológica.
Em Novembro de 2005 é nomeada Directora do Departamento de Observação e Vigilância Meteorológica.
Desde Maio de 2007 até ao presente exerce as funções de Directora do Departamento de Meteorologia e Clima, em regime de substituição.
Formação Profissional Complementar
Participou em diversos Cursos de Formação específica e complementar, nomeadamente na área da Previsão, Detecção Remota e Informática.
Frequentou ainda várias acções de formação na área de gestão pública, englobando temas como Qualidade e Marketing em Serviços Públicos, Liderança e Gestão de Equipas, BSC e Avaliação de Desempenho. De destacar ainda, nesta área, o curso "FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública".
Actividade Técnico-científica e Profissional
Durante a sua carreira de meteorologista, tem vindo a exercer actividades essencialmente no domínio da vigilância meteorológica, nomeadamente na detecção remota e na análise e previsão de tempo, implementando novos métodos e técnicas de análise e previsão no Centro de Previsão do IM.
Tem participado tanto a nível nacional como internacional em Projectos, Grupos de Trabalho e Conferências no âmbito da meteorologia, em particular nas áreas da Detecção Remota e Previsão do Tempo, áreas sobre as quais incide a maior parte dos seus trabalhos publicados, bem como nas áreas dos Fogos Florestais e Meteorologia e Saúde e Meteorologia.
É delegada de Portugal em algumas Comissões, Comités e Grupos de Trabalho no âmbito das Nações Unidas, World Meteorological Organization, e a nível da União Europeia, European Cooperation in Science and Technology.
É representante do Instituto de Meteorologia em Grupos de Trabalho nacionais e internacionais, bem como em Programas/Projectos a nível europeu.
É uma das representantes do Instituto de Meteorologia nos contactos com as Autoridades de Protecção Civil, tendo sido responsável pela implementação do briefing diário entre o IM e aquele Serviço e pela implementação do Sistema de Avisos Meteorológicos actualmente em vigor no IM, na sequência de um projecto a nível europeu de Avisos Meteorológicos na Europa.
Tem exercido algumas actividades lectivas, nomeadamente, durante 6 anos, de 2003 a 2008, ministrou a disciplina de Meteorologia Sinóptica integrada no Curso de Oficiais da Força Aérea na Academia da Força Aérea e tem colaborado em alguns Cursos de Mestrado através da apresentação de palestras cujos temas estão relacionados com a Meteorologia e os Desastres Naturais.
Participou como formadora em Cursos de Formação para estagiários no IM, tendo sido orientadora de alguns estágios e tem organizado e participado em Acções de Formação internas no IM.
Desde o início da carreira tem desenvolvido estudos e trabalhos, sendo autora ou co-autora de publicações em particular na área da Previsão Meteorológica, Desastres Naturais e Detecção Remota, e apresentado palestras nestas áreas na sequência de convites pessoais ou dirigidos ao IM. Tem participado em Conferências e Simpósios, nacionais e internacionais, não só como assistente mas também como oradora ou moderadora de sessões.
Como dirigente tem desenvolvido também acções de coordenação, gestão e supervisão das actividades das diferentes Unidades Orgânicas que integram o actual Departamento de Meteorologia e Clima, desde a área da Observação Meteorológica, incluindo a Detecção Remota, Clima, Previsão Numérica do Tempo, Vigilância e Previsão e a Meteorologia Aeronáutica. Tem coordenado não só trabalhos técnico-científicos na área da Meteorologia, transversais a algumas Unidades Orgânicas, mas também noutras áreas, como é o caso do Sistema de Gestão da Qualidade na área da Meteorologia Aeronáutica.
11 de Novembro de 2010. - O Presidente do Conselho Directivo, Adérito Vicente Serrão.
204432233