De acordo com o disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção actual, foi aberto procedimento concursal e procedeu-se à publicação do processo de selecção do titular do cargo de direcção intermédia de 1.º grau, Director de Serviços do Centro de Dados da Defesa, da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional, no Diário da República n.º 157, 2.ª série de 13 de Agosto de 2010, no Jornal Diário de Notícias do dia 16 e na Bolsa de Emprego Público sob o Código de Oferta n.º OE201008/0572. Cumpridas as formalidades legais e concluídas as operações de selecção, o Júri propôs, como resultado do respectivo processo de selecção e nos termos do disposto no n.º 6 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção actual, para desempenhar o cargo a concurso, o CMG EMT Fernando Jorge Pires. Tendo em conta os fundamentos apresentados pelo Júri na acta final que integra o procedimento concursal e que resultam, designadamente, dos métodos de selecção aplicados, considero que o referido candidato possui competência técnica e aptidão para o exercício do cargo e corresponde ao perfil exigido no aviso de abertura do concurso, tal como se evidencia na nota curricular anexa, que faz parte integrante do presente despacho. Assim:
1 - Considerando a proposta do Júri, nomeio, em comissão de serviço, por três anos, para o cargo de Director de Serviços do Centro de Dados da Defesa, o CMG EMT Fernando Jorge Pires, nos termos dos n.os 9, 10 e 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção actual;
2 - O nomeado fica autorizado a optar pelo vencimento ou retribuição base da sua função, cargo ou categoria de origem, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 31.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção actual;
3 - O presente despacho produz efeitos a 14 de Outubro de 2010.
Lisboa, 14 de Outubro de 2010. - O Secretário-Geral, José de Barros.
Nota Curricular
Nome: Fernando Jorge Pires
Nascimento: Rio Frio, Bragança em 22 de Setembro de 1964.
Posto: Capitão-de-mar-e-guerra Engenheiro de Material Naval.
Habilitações: Electrical Engineer, Master of Science in Electrical Engineering, Licenciado em Ciências Militares Navais - Marinha, ramo de Electrónica.
O Comandante Fernando Jorge Pires ingressou na Escola Naval em 1981, tendo-se licenciado em 1986 em Ciências Militares Navais - Marinha, ramo de Electrónica.
Realizou pós-graduações na Naval Postgraduate School em Monterey, Califórnia, tendo obtido os graus de Master of Science in Electrical Engineering e de Electrical Engineer em 1993.
Foi Chefe de Departamento e Oficial Imediato em diversos navios da Marinha Portuguesa. Entre 1993 e 2002 exerceu várias funções no âmbito dos Sistemas e Tecnologias de Informação tendo, entre outras, chefiado o Gabinete Engenharia de Sistemas do CITAN e a Divisão de Sistemas de Informação da Direcção das Tecnologias de Informação e Comunicação da Marinha. Foi director de projecto e membro da equipa de desenvolvimento do Sistema Integrado para a Gestão de Reparações e Afectação de Recursos, em utilização nos navios operacionais da Marinha. Dirigiu diversos projectos de desenvolvimento de sistemas de informação e de comando e controlo.
Fez parte de grupos de trabalho da OTAN na área de Information and Communication Systems tendo sido representante nacional junto do AC/322 - SC/5 (WG/1).
Foi professor na Escola Naval entre 2002 e 2009 e coordenador do Departamento de Engenharia Naval - Armas e Electrónica. Ainda na Escola Naval chefiou o Gabinete de Estudos e a Gestão Integrada da Qualidade Ambiente e Segurança.
Desenvolve investigação na área de Data Mining (Data Clustering) no âmbito do programa de doutoramento em Estatística e Gestão de Informação do ISEGI-UNL, tendo publicado diversos artigos e participado em conferências e outros eventos científicos internacionais.
É, desde Setembro de 2009, o responsável pelo Centro de Dados da Defesa.
203960539