Nos termos do n.º 3 do artigo 2.º -A da Portaria 662-H/2007, de 31 de Maio, alterada pela Portaria 839-B/2009, de 31 de Julho, que aprovou os Estatutos do Instituto Nacional de Estatística (INE, I. P.), e considerando a competência técnica, aptidão, formação e experiência profissional adequadas ao exercício do cargo, conforme nota curricular em anexo, é nomeado, em comissão de serviço, o licenciado Pedro Miguel Guerreiro de Oliveira, para exercer funções de Director Adjunto do Departamento das Contas Nacionais.
O presente despacho produz efeitos a partir de 27 de Julho de 2010.
2010.07.09. - Alda de Caetano Carvalho, Presidente do Conselho Directivo.
Nota curricular
Pedro Miguel Guerreiro de Oliveira, licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (1997) e mestre em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (2002) com a apresentação da tese intitulada "Indicadores Coincidentes de Actividade e Ciclos Económicos - Teoria e Evidência para Portugal".
Ingressou no Instituto Nacional de Estatística (INE) em Junho de 1998 para o Gabinete de Estudos - Área Económica como Técnico Superior de Estatística, integrando o Serviço de Contas Nacionais Trimestrais onde esteve directamente envolvido na introdução do Sistema Europeu de Contas 1995 nas Contas Nacionais Trimestrais Portuguesas.
Desde Outubro de 2008 foi Chefe do Serviço de Contas Trimestrais e Análise de Conjuntura do Departamento de Contas Nacionais, cabendo-lhe a coordenação das equipas responsáveis pela produção das Contas Nacionais Trimestrais Portuguesas, dos Inquéritos Qualitativos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores e da Síntese Económica de Conjuntura.
Desde Março de 2002 até Setembro de 2008 foi Chefe do Serviço de Contas Nacionais Trimestrais do Departamento de Contas Nacionais, sendo responsável pela coordenação da equipa responsável pela produção das Contas Nacionais Trimestrais Portuguesas.
Enquanto responsável pelas Contas Nacionais Trimestrais, liderou o processo que conduziu ao lançamento em Portugal das estimativas rápidas do Produto Interno Bruto, disponíveis 45 dias após o final do período de referência. Coordenou e liderou o processo que conduziu à mudança de base das Contas Nacionais Trimestrais para a base 2006, que culminou em Junho de 2010 com a divulgação pública de novas séries trimestrais para a economia portuguesa desde o 1.º trimestre de 1995.
Enquanto responsável pelos Inquéritos Qualitativos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores, coordenou o processo que conduziu à redução dos prazos de disponibilização de informação, alinhando a divulgação nacional com a divulgação a nível europeu e coordenou ainda o processo que conduziu à mudança de base dos inquéritos qualitativos mensais, tendo-se introduzido novas amostras baseadas na CAE revisão 3 e novas aplicações informáticas.
Participação em várias reuniões e grupos de trabalho em representação das Contas Nacionais/INE, nomeadamente ao nível do Eurostat e do Conselho Superior de Estatística, como sejam a Task Force conjunta ECB/Eurostat sobre qualidade nas Contas Nacionais Trimestrais, a Task Force conjunta ECB/Eurostat sobre Contas Trimestrais dos Sectores Institucionais e as Workshop conjuntas OECD/Eurostat sobre Inquéritos Qualitativos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores.
203478905