Considerando que o cargo de Chefe de Divisão da Unidade de Administração e Apoio Técnico, da Polícia Judiciária Militar, Ministério da Defesa Nacional, se encontra vago;
Considerando que aberto procedimento concursal para a nomeação de novo titular através da publicação do aviso 6295/2010, no Diário da República - 2.ª série, n.º 59, de 25 de Março de 2010 e através da oferta de emprego na BEP com o n.º OE201003/0776, o Júri do concurso se pronunciou favoravelmente sobre o candidato, Tenente-Coronel de Administração Militar, Manuel David de Jesus;
Considerando que o Tenente-Coronel, Manuel David de Jesus, reúne os requisitos legais exigidos para o exercício de cargos dirigentes, é possuidor de competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada ao exercício do cargo de Chefe de Divisão da Unidade de Administração e Apoio Técnico, da Polícia Judiciária Militar, conforme resulta da nota curricular publicada em anexo ao presente despacho e do qual faz parte integrante;
Nomeio, em regime de comissão de serviço, ao abrigo das disposições conjugadas dos artigos 20.º e 21.º da Lei 2/2004 de 15 de Janeiro, na redacção dada pelas Leis n.º 51/2005 de 30 de Agosto e 64-A/2008, de 31 de Dezembro, o Tenente-Coronel de Administração Militar, Manuel David de Jesus, no cargo de Chefe de Divisão da Unidade de Administração e Apoio Técnico da Polícia Judiciária Militar, Ministério da Defesa Nacional.
O nomeado poderá optar pelo vencimento correspondente à sua categoria de origem.
A presente nomeação produz efeitos a partir da data de publicação do presente despacho no Diário da República.
Data: Lisboa, 23 de Abril de 2010. - Nome: Duarte Manuel Alves dos Reis, Tenente-General, Cargo: Director-Geral da Polícia Judiciária Militar.
ANEXO
Nota curricular
O Tenente-Coronel de Administração Militar, Manuel David de Jesus, nasceu em 21 de Fevereiro de 1962, tendo sido promovido ao actual posto em 16 de Setembro de 2003.
Está habilitado com a Licenciatura em Ciências Militares (vertente Administração), pela Academia Militar e com a Licenciatura em Gestão pela Universidade Autónoma de Lisboa. Possui ainda outros cursos de que se destacam, o Curso de Promoção a Oficial Superior do Instituto de Altos Estudos Militares, o Curso de Promoção a Capitão, o Curso de Operações Irregulares, o Curso de Tiro, Curso de Planeamento Civil de Emergência (2001), Curso do Plano Oficial de Contabilidade e a Prestação de Contas, Curso Enquadramento do Plano Oficial de Contabilidade Pública, Curso Aplicação do Plano Oficial de Contabilidade Pública, Curso Módulos EAPS e FI do Sistema Integrado de Gestão (SIG/DN) - Plataforma ERP - SAP, Curso o Novo Código da Contratação Pública, Curso de Auditoria Financeira e o Curso do Plano Oficial de Contabilidade Pública Avançado.
É membro da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e da Ordem dos Economistas.
Ao longo da sua carreira desempenhou diversos cargos e funções em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército. Como Oficial Subalterno na EPAM (1988 a 1992), foi Comandante de Pelotão, Instrutor na Área de Finanças e Chefe da Secção Financeira. Como Capitão foi Chefe da Secção Financeira e Adjunto Financeiro da Direcção dos Serviços de Transmissões (1992 a 1995); Comandante de Companhia, Chefe da Secção de Operações, Informações e Segurança e Chefe do Grupo de Reabastecimentos do DGMI (1995 a 1998).
Como Oficial Superior, foi Oficial de Reabastecimento da Brigada Mecanizada Independente (1998 a 2000); Chefe dos serviços Gerais, Adjunto do Director e Chefe dos Serviços Comerciais da Manutenção Militar (2000 a 2003); Chefe da Repartição de Gestão Financeira e Contabilidade da Direcção dos Serviços de Finanças e Chefe da Repartição de Informação de Gestão Financeira e Contabilidade da Direcção de Finanças, do Comando da Logística (2004 a 2010).
De Junho a Setembro de 1999, integrou a Missão de Observadores Portugueses em Timor-Leste (MOPTL).
Chefiou ainda o Núcleo de Apoio Técnico, da Cooperação Técnico-Militar, com a República de Moçambique de Junho de 2003 a Julho de 2004.
Da folha de serviços constam 10 louvores, dos quais 1 concedido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército e 7 por Oficiais Generais. Possui várias condecorações das quais se destacam 1 Medalha de Serviços Distintos, Prata, Medalha D. Afonso Henriques, 2.ª Classe, Medalha de Comportamento exemplar, Prata, Medalha Comemorativa dos Serviços Especiais e Medalha da INTERFET.
203183027