A Universidade Nova de Lisboa (UNL), através da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNL), ao abrigo dos artigos 2.º e 10.º dos Estatutos da UNL, e dos artigos 3.º e 9.º dos Estatutos da FCT-UNL, em cumprimento do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, com a redacção alterada pelo 74/2006, de 24 de Março, 316/76, de 29 de Abril, 42/2005, de 22 de Fevereiro e 67/2005, de 15 de Março, promovendo o aprofundamento do Processo de Bolonha no ensino superior, assim como uma maior simplificação e desburocratização de procedimentos no âmbito da autorização de funcionamento de cursos, introduzindo medidas que garantem maior flexibilidade no acesso à formação superior, criando o regime legal de estudante a tempo parcial, permitindo a frequência de disciplinas avuls (...)">Decreto-Lei 107/2008, de 25 de Junho, confere o grau de Doutor.
Nos termos da lei e dos estatutos da FCT/UNL, e ainda ao abrigo do Despacho 855/2010 de 17 de Dezembro do Senhor Reitor da UNL, publica-se em anexo as normas regulamentares do ciclo de estudos intitulado Programa de Doutoramento em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia da UNL.
5 de Março de 2010. - O Director, Prof. Doutor Fernando José Pires Santana.
Regulamento do ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia
(3.º ciclo de estudos superiores)
(registado na DGES através do número R/B-Cr 256/2008)
Artigo 1.º
Criação
A Universidade Nova de Lisboa (UNL), através da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT-UNL), ao abrigo dos artigos 2.º e 10.º dos Estatutos da UNL, e dos artigos 3.º e 9.º dos Estatutos da FCT-UNL, confere o grau de doutor em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia através do ciclo de estudos intitulado Programa de Doutoramento em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia ou simplesmente Doutoramento em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia.
Artigo 2.º
Regulamento geral aplicável
O ciclo de estudos rege-se pelo regulamento geral dos ciclos de estudos conducentes ao grau de doutor da FCT-UNL, 3.º ciclo de estudos superiores, com as especificidades a seguir indicadas.
Artigo 3.º
Área científica predominante
A área científica predominante do ciclo de estudos é História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia (HFCT).
Artigo 4.º
Duração
O ciclo de estudos tem 180 ECTS e uma duração normal de 6 semestres curriculares de trabalho do estudante.
Artigo 5.º
Objectivos específicos
1) Os objectivos do ciclo de estudos são os indicados no Regulamento Geral dos Programas de Doutoramento da FCT-UNL.
2) Adicionalmente, são objectivos deste ciclo de estudos:
a) Fomentar uma cultura científica e tecnológica, com uma matriz histórica que permita compreender a importância e a influência da ciência e da tecnologia na sociedade;
b) Compreender e contextualizar as conjunturas em que a inovação tecnológica foi promovida e tem evoluído na sociedade portuguesa;
c) Reconhecer e identificar o património científico e tecnológico português sendo capaz de o contextualizar no espaço e no tempo tendo em consideração a história da ciência e da tecnologia em Portugal e o contexto histórico em que ocorrem;
d) Estudar, valorizar e divulgar, procurando a sua preservação, o património científico e tecnológico português.
Artigo 6.º
Condições e início de funcionamento
As condições e início de funcionamento do ciclo de estudos são estabelecidos pelo Director da FCT-UNL sob proposta do Presidente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. O programa de doutoramento iniciou o seu funcionamento no ano lectivo de 2008-2009.
Artigo 7.º
Plano curricular
O plano curricular do ciclo de estudo consiste sucintamente em:
a) Dois primeiros semestres organizados em torno da aquisição de competências e saberes na área do curso, de forma a possibilitar um trabalho de investigação sólido e enquadrado nas problemáticas teóricas das disciplinas estruturantes do curso. Esta parte do curso é constituída por unidades curriculares.
b) Ainda no segundo semestre dá-se o primeiro passo do trabalho de investigação conducente à dissertação, pela elaboração de um Projecto de Tese de Doutoramento que será apoiado pela unidade Projecto de Investigação no final da qual se procederá a uma primeira avaliação pela Comissão Científica.
c) cinco semestres serão integralmente dedicados ao trabalho de investigação conducente à dissertação de doutoramento.
O plano curricular do ciclo de estudo encontra-se definido em anexo a este regulamento, dele fazendo parte integrante.
Artigo 8.º
Diploma de estudos avançados
Aos estudantes que não realizarem a tese de doutoramento mas que completarem com aproveitamento a restante parte lectiva do curso será emitido um diploma de Estudos Avançados em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia da FCT-UNL.
Artigo 9.º
Local de consulta das determinações aplicáveis
1) As determinações do Reitor da UNL, e do Director e conselho científico da FCT-UNL, aplicáveis ao programa, podem ser consultadas no sistema de gestão académica e no sítio da FCT-UNL (através do endereço http://www.fct.unl.pt).
2) As determinações do Presidente e do Conselho de Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e as determinações do Coordenador e da Comissão Científica do programa podem ser consultadas no sistema de gestão académica e no sítio do programa.
Estrutura curricular e plano de estudos
I - Estrutura curricular
Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:
Doutoramento em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia
QUADRO N.º 1
(ver documento original)
ll - Plano de estudos
Doutoramento em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia
1.º Ano
QUADRO N.º 2
(ver documento original)
Percurso único
2.º Ano e 3.º Ano
QUADRO N.º 3
(ver documento original)
203009622