Em cumprimento do disposto no n.º 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de agosto, alterada pelas leis n.º 51/2005, de 30 de agosto, n.º 64-A/2008, de 31 de dezembro, n.º 3-B/2010, de 28 de abril e n.º 64/2011, de 22 de dezembro, torna-se público o seguinte despacho da Diretora-Geral do Património Cultural de 29 de novembro de 2013:
Considerando terem sido cumpridas todas as formalidades legais inerentes ao procedimento concursal de recrutamento e seleção para provimento do cargo de direção intermédia de 1.º grau de Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado e da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, aberto pelo Aviso 11489/2013, publicado no Diário da República n.º 176, 2.ª série, de 12 de setembro, e publicitado na Bolsa de Emprego Público com o código OE201309/0229.
Considerando que, ponderados os resultados apurados, designadamente pela aplicação dos métodos de seleção, que traduzem a adequação do perfil revelado ao requerido para o exercício do cargo a prover, o júri propôs, na ata final que integra o respetivo procedimento concursal, a designação do candidato David Manuel Gargalo dos Santos, por reunir todas as condições legalmente exigidas e inequivocamente ter demonstrado ser detentor de competência técnica, aptidão e comprovada experiência profissional no exercício de funções relevantes na área do lugar a prover, bem como de formação académica e profissional adequadas, conforme também se constata pela síntese curricular em anexo.
Nos termos do disposto no n.º 9 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, nomeio, em comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo, no cargo de Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado e da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, equiparado a cargo de direção intermédia de 1.º grau, o mestre David Manuel Gargalo dos Santos, pertencente à carreira técnica superior do mapa de pessoal da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
A presente nomeação produz efeitos a 16 de dezembro de 2013.
2 de dezembro de 2013. - O Diretor do Departamento de Planeamento, Gestão e Controlo, Manuel Correia Diogo Batista.
Nota curricular
I - Dados Pessoais
Nome: David Manuel Gargalo dos Santos
Data de Nascimento: 16 de maio de 1971
Naturalidade: Vila Franca de Xira
II - Formação académica
2003 - Mestre em História Política e Social pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
1995 - Licenciado em História, variante de História de Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
III - Experiência profissional
2013 - Em maio é nomeado Diretor do Departamento de Educação e Cultura [DEC - CM Vila Franca de Xira], em regime de substituição. Funções desempenhadas: direção do departamento, coordenando as equipas da Educação [Divisão da Educação] e da Cultura [Divisão de Cultura, Turismo, Património e Museus; e Divisão de Bibliotecas e Documentação]; gestão de equipamentos culturais; elaboração de programação e atividades nos diversos setores.
2012 - Em agosto é nomeado Diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Atividades Económicas [DCTAE - CM Vila Franca de Xira], em regime de substituição. Funções desempenhadas: direção do departamento, coordenando as equipas da Cultura [Divisão de Ação Cultural; Divisão de Património e Museus e Divisão de Bibliotecas], do setor de Turismo e do setor de atividades económicas; gestão de equipamentos culturais; elaboração de programação e atividades nos diversos setores.
2009 - Em abril é nomeado Coordenador do Centro Cultural do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo. Funções desempenhadas: coordenação da equipa do CCBS; elaboração e coordenação da execução da sua programação cultural; elaboração de relatórios de atividades; avaliação da equipa de trabalho.
2007 - Em fevereiro é nomeado Coordenador do Museu do Neorrealismo, em Vila Franca de Xira. Funções desempenhadas: coordenação da equipa técnica do Museu do Neorrealismo; elaboração e coordenação da execução da sua programação cultural e museológica; curadoria de exposições (artes visuais e documentais); coordenação da coleção de artes plásticas, da doação de espólios literários e artísticos, do centro de documentação e do serviço educativo do museu; elaboração de relatórios de atividades; avaliação das equipas de trabalho.
2001-2004 - Docente de História de Arte Contemporânea na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa - UCP (Porto), na categoria de Professor Assistente Convidado.
1998-2009 - Docente de História de Arte Contemporânea na Escola Superior de Design do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing - IADE (Lisboa), primeiro na categoria de Professor Assistente, e depois na categoria de Professor Auxiliar (convidado).
207456167