A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11420/2014, de 11 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Determina a criação de um grupo de trabalho para o desenvolvimento da legislação relativa às condições de instalação e funcionamento das unidades de internamento e de ambulatório no âmbito da idade pediátrica

Texto do documento

Despacho 11420/2014

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), criada pelo Decreto-Lei 101/2006, de 6 de junho, dirige-se a pessoas em situação de dependência que necessitam de cuidados continuados de saúde e de apoio social, de natureza preventiva, reabilitadora ou paliativa, prestados por unidades de internamento, unidades de ambulatório, equipas hospitalares e equipas domiciliárias prestadoras de cuidados continuados integrados.

Neste contexto, a Portaria 1087-A/2007, de 5 de setembro, com as alterações introduzidas pela Portaria 189/2008, de 19 de fevereiro, definiu, em termos genéricos, as condições de instalação e funcionamento, e fixou os preços dos cuidados de saúde e de apoio social nas unidades de internamento e ambulatório da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

Contudo, face à experiência decorrente da aplicação dos referidos normativos, considera-se que o disposto naquele diploma legal necessita de adequação às situações de dependência verificadas na idade pediátrica.

Com efeito, na idade pediátrica, verifica-se a necessidade de prestação de cuidados específicos decorrentes da sua situação patológica, com o objetivo de promover a sua estabilização e adaptação, não esquecendo o impacto emocional, psicológico e social nestes utentes, na família e no meio social, bem como a necessidade de estimulação sensório-motora adequada.

Assim, determina-se:

1 - A criação de um Grupo de Trabalho para o desenvolvimento da legislação relativa às condições de instalação e funcionamento das unidades de internamento e de ambulatório no âmbito da idade pediátrica.

2 - Ao grupo de trabalho ora constituído compete especialmente:

a) Propor um conjunto de medidas no âmbito da organização e prestação de serviços aplicáveis à idade pediátrica;

b) Identificar as condições de instalação, funcionamento e os preços dos cuidados de saúde e de apoio social nas unidades de internamento e ambulatório dirigidos à idade pediátrica, propondo iniciativas que fomentem a melhoria da qualidade dos cuidados prestados.

3 - O Grupo de Trabalho é composto pelos seguintes elementos:

a) Dr. Joaquim Manuel Abreu Nogueira, que coordena os trabalhos;

b) Em representação do Ministério da Saúde:

i) Prof. Doutor Paulo Faria Boto;

ii) Enfermeira Maria Bárbara Menezes.

c) Em representação do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social:

i) Dr. Paulo Jorge Antunes Ferreira;

ii) Dra. Joana Maria Sanches Lourenço Vallera.

d) Um representante a designar pela Comissão Permanente do Setor Solidário;

e) Dois peritos externos designados pela Comissão Nacional de Saúde Materna da Criança e do Adolescente:

i) Dra. Helena Maria Pereira Faria Jardim;

ii) Dr. António José Foz Romão.

4 - O coordenador do Grupo de Trabalho definido no ponto 3 pode solicitar a colaboração de outros elementos, a título individual ou como representantes de serviços ou organismos dependentes do Ministério da Saúde e do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social ou de outras Instituições.

5 - Os elementos que integram o Grupo de Trabalho exercem as suas funções no seu horário de trabalho, não lhes sendo devida remuneração adicional, mas têm direito à afetação de tempo específico para a realização dos trabalhos do Grupo de Trabalho, bem como ao abono de ajudas de custo e deslocações suportadas pelos seus respetivos locais de origem.

6 - O apoio logístico e técnico, a informação e o acompanhamento do funcionamento do Grupo de Trabalho são assegurados pela Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.

7 - O mandato do Grupo de Trabalho termina com a apresentação do relatório final, até 31 de dezembro de 2014, contendo as propostas referidas no ponto 2.

1 de setembro de 2014. - O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Serra Leal da Costa. - O Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Correia Branquinho.

208074375

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1077225.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-06-06 - Decreto-Lei 101/2006 - Ministério da Saúde

    Cria a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

  • Tem documento Em vigor 2007-09-05 - Portaria 1087-A/2007 - Ministérios das Finanças e da Administração Pública, do Trabalho e da Solidariedade Social e da Saúde

    Fixa os preços dos cuidados de saúde e de apoio social prestados nas unidades de internamento e ambulatório da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), previstas no artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 101/2006, de 6 de Junho, bem como as condições gerais para a contratação no âmbito da RNCCI.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda