Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 8920/2014, de 1 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Nomeação do comandante operacional municipal do município de Portimão

Texto do documento

Aviso 8920/2014

Nomeação Comandante Operacional Municipal

Para os devidos efeitos torna-se público que, por meu despacho de 11/04/2014, nomeei, no uso das competências que me foram conferidas pela alínea v) do n.º 1 e alínea a) do n.º 2 ambos do artigo 35.º, do anexo I da lei 75/2013, de 12 de setembro, ao abrigo das disposições conjugadas nos n.os 2 e 4, do artigo 13.º, da Lei 65/2007, de 12 de novembro, e à condição prevista na alínea a) do artigo 30.º do Decreto-Lei 73/2013, de 31 de maio, Comandante Operacional Municipal de Portimão, o Comandante Richard Nunes Marques, em regime de comissão de serviço, com efeitos a 01 de maio de 2014, pelo período de 3 anos, com possível renovação, por iguais períodos, cujo perfil e experiência profissional se enquadra nos objetivos pretendidos.

Mais foi determinado no referido despacho que o Comandante Operacional Municipal, acumulará as funções inerentes à Coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Portimão.

Nota Curricular

1 - Formação académica e profissional:

12.º ano de escolaridade;

Frequenta o 3.º ano da Licenciatura em Gestão de Bio-Recursos;

Concluiu a Pós-Graduação/Especialização em Gestão de Emergência.

O seu curriculum profissional é composto por diversos cursos internacionais no âmbito da proteção civil, destacando-se: Community Mechanism Induction Course, Operational Management Course, Additional Capacity Reinforcement Training Course, Rapid Response Capability Training Course.

Possui diversos cursos de especialização na área da gestão da emergência, destacando-se o curso de especialização/pós graduação em gestão da emergência pela escola nacional de bombeiros.

No âmbito da formação acreditada, salienta-se os cursos de estado-maior, técnicas de apoio à decisão, quadros de comando, planeamento e condução de exercícios, chefe de grupo e chefe de equipa de combate a incêndios, segurança contra incêndios, organização de postos de comando, higiene e segurança no trabalho, formação de formadores, diretores de heliportos/aeródromos, condução defensiva, media training, gestores/coordenadores da formação, individual & team coaching, emergência pré-hospitalar, salvamento e desencarceramento, segurança e comportamento do incêndio florestal, centros operações socorro, emergências radiológicas, liderança e motivação, entre outros.

2 - Experiência Profissional:

Integrou os quadros de pessoal do Corpo de Bombeiros de Faro em 30-11-1989, e ascendeu na carreia de bombeiro até à classe de Chefia.

No âmbito da proteção e socorro em Portugal, desempenhou os seguintes cargos de comando:

2007 a 2009 - Adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros de Faro - Cruz Lusa;

2009 a 2014 - Comandante do Corpo de Bombeiros de Faro - Cruz Lusa;

2007 a 2010 - Comandante de Permanência às Operações no Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, da Autoridade Nacional de Proteção Civil;

2010 a 2011 e de 2013 a 2014 - Comandante da 2.ª Companhia da Força Especial de Bombeiros "Canarinhos", da Autoridade Nacional de Proteção Civil;

2011 a 2013 - Chefe da Célula de Planeamento, Operações e Informações do Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil;

Perito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, com formação e treino nas componentes de Operational Management Level.

Formador da Escola Nacional de Bombeiros, no âmbito do Controlo de Acidentes com Matérias Perigosas e no Curso de Chefe de Grupo de Combate a Incêndios Florestais, bem como da Autoridade Nacional de Proteção Civil nas ações de treino operacional do Sistema Gestão de Operações, Coordenação de Operações Aéreas e Oficiais de Ligação das Forças Armadas aos Centros de Coordenação Operacional;

Coordenou o primeiro curso de Chefes de Centros de Operações de Proteção Civil em Portugal e integrou a Direção do Curso de Formação para ingresso na Força Especial de Bombeiros.

Na sua atividade profissional exerceu competência técnica e de organização na formação do sistema de gestão de operações, combate a incêndios florestais, controlo de acidentes com matérias perigosas, chefia de centros de operações de proteção civil, combate a incêndios urbanos e industriais, comandantes de operações aéreas, comunicações de emergência e apoio à decisão.

Participou enquanto palestrante/formador em dezenas de seminários, jornadas, conferências e ações no âmbito da proteção civil e socorro, destacando-se a Conferência Internacional em Faro "O Sistema de Socorro Ideal" (2006), a qual organizou.

Participou no grupo de trabalho para a definição do sistema gestão de operações (2011), plano nacional de indicativos - rede rádio proteção civil (2012), membro substituto no grupo trabalho - melhoria da eficácia do socorro, tratamento e integração das vítimas de acidentes, da estratégia nacional segurança rodoviária (2012), e apoiou a comissão das especificações técnicas de veículos e equipamentos operacionais (2011-2012).

Integrou, enquanto organização ou participante, diversos exercícios operacionais de escalão municipal, distrital e nacional, nas modalidades LIVEX, TTX e CPX destacando-se os exercícios PROCIV nacionais, PTQUAKE'09, Algarve SISMAR'10, TTX CCON'12, CNOS alternativo - TOCA'12, SERRA SEGURA'13, HOTBLADE'12, PPI A22, PPI Aeroporto Internacional de Faro, entre outros.

Esteve envolvido na estrutura de comando e controlo em diversos dispositivos de proteção e socorro relevantes, entre os quais, OPERAÇÃO FÁTIMA, VISITA PAPAL, RALLY DE PORTUGAL, Concentração Internacional de Motas de Faro.

Foi reconhecido no âmbito das funções desempenhadas através de Referências Elogiosas, Louvores e Condecorações, destacando-se as medalhas da Liga dos Bombeiros Portugueses, no grau cobre, grau prata e duas de grau ouro (15 e 20 anos).

18 de junho de 2014. - A Presidente da Câmara, Dr.ª Isilda Varges Gomes.

307923156

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1072553.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-11-12 - Lei 65/2007 - Assembleia da República

    Define o enquadramento institucional e operacional da protecção civil no âmbito municipal, estabelece a organização dos serviços municipais de protecção civil e determina as competências do comandante operacional municipal.

  • Tem documento Em vigor 2013-05-31 - Decreto-Lei 73/2013 - Ministério da Administração Interna

    Aprova a orgânica da Autoridade Nacional de Proteção Civil, abreviadamente designada por ANPC.

  • Tem documento Em vigor 2013-09-12 - Lei 75/2013 - Assembleia da República

    Estabelece o regime jurídico das autarquias locais, aprova o estatuto das entidades intermunicipais, estabelece o regime jurídico da transferência de competências do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais e aprova o regime jurídico do associativismo autárquico.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda