Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8446/2014, de 30 de Junho

Partilhar:

Sumário

Procede ao provimento da Mestre Carla Sofia da Silva e Sá Farinha no cargo de chefe de divisão de Estatísticas da Saúde e Monitorização, em comissão de serviço, com efeitos a 1 de julho de 2014, pelo período de três anos, renováveis por iguais períodos de tempo

Texto do documento

Despacho 8446/2014

Findo o procedimento concursal de seleção para provimento do cargo de Chefe de Divisão de Estatísticas da Saúde e Monitorização na Direção-Geral da Saúde, aberto pelo Aviso 5017/2014, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 11 de abril de 2014, e pelo Código da Bolsa de Emprego Público n.º OE201404/0242, publicado na mesma data, e após ter sido dado cumprimento ao disposto no n.º 6 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pelas Leis n.os 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril e 64/2011, de 22 de dezembro, a escolha recaiu na candidata Mestre Carla Sofia da Silva e Sá Farinha, por reunir as condições para o desempenho do cargo a prover, porquanto, demonstrou que detém relevante experiência profissional no âmbito das funções que competem ao cargo, e é detentora da competência técnica e aptidão pretendidas para melhor prosseguir os objetivos daquela Divisão, como decorre da súmula curricular anexa ao presente despacho.

Assim, nos termos dos n.os 9 e 10 do artigo 21.º do Estatuto supracitado, procedo ao provimento da Mestre Carla Sofia da Silva e Sá Farinha no cargo de Chefe de Divisão de Estatísticas da Saúde e Monitorização na Direção-Geral da Saúde, em comissão de serviço, com efeitos a 1 de julho de 2014, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo.

17 de junho de 2014. - O Diretor-Geral, Francisco George.

ANEXO

Carla Sofia da Silva e Sá Farinha

Data de nascimento: 11 de maio de 1969

Membro da Ordem dos Engenheiros desde 1997

Membro do Lisbon MBA Toastmasters Club

External evaluator da Comissão Europeia para os Programas Horizon 2020 (Investigação e Desenvolvimento) e geridos pela EACEA - Education, Audio-Visual and Culture Executive Agency

Habilitações Académicas:

Conclusão da parte escolar do Doutoramento em "Sustentabilidade Social e Desenvolvimento" na Universidade Aberta, 2014.

MBA em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, 2000;

Mestre e Licenciada em Engenharia Agronómica pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Agronomia), 1997 e 1993, respetivamente.

Formação Profissional:

Curso "BOS" - Gestão da Inovação Aberta nos Serviços Públicos, INA, 2012;

Curso "Sistemas de Gestão da Qualidade" Universidade Aberta, 2012;

Curso "FORGEP" - Programa de Formação em Gestão Pública, INA, 2011;

Curso "BSC avançado", INA, 2011;

Curso "Informação para a monitorização", INA, 2011;

Simpósio "Data Collection: Challenges, Achievements and New Directions", Statistics Canada, Quebec, 2008;

Formação pedagógica de formadores (CAP), 1995;

First Certificate in English, Universidade de Cambridge, 1987

Percurso profissional:

Técnica Superior de Estatística, do Departamento das Estatísticas das Empresas, do Instituto Nacional de Estatística, de janeiro a junho de 2014, com funções no planeamento, tratamento e análise de informação de operações estatísticas.

Coordenadora do Gabinete de Desenvolvimento Estratégico e Relações Internacionais da Universidade Aberta, de janeiro de 2011 a dezembro de 2013. Responsável pela elaboração dos Planos e Relatórios de Atividades, Quadros de Avaliação e Responsabilização, Monitorização da Informação utilizando o Balanced Scorecard. Dinamização do Programa de mobilidade nacional de alunos ("Almeida Garrett") e na relação com Universidades estrangeiras, responsável pela ativação de projetos pioneiros de mobilidade virtual e pelo relançamento de parcerias para candidaturas a projetos internacionais financiados pela Comissão Europeia, salientando a atribuição à Universidade do selo "Suplemento ao Diploma" (DS Label), em 2013.

Coorganização de conferências internacionais, designadamente o Conselho Consultivo Internacional da UAb (2011) e a Standing Conference of Presidents, coorganizada pela UAb (2013).

Responsável, ao longo do triénio, pela realização de múltiplos inquéritos com recolha, tratamento e análise estatística e consequente divulgação.

Promoção, conceção e dinamização da publicação denominada "UAb em números".

Corresponsável pela construção de um ebook sobre as "boas práticas na elaboração de inquéritos", com a participação de todas as Instituições de Ensino Superior, e pela primeira publicação em ebook da UAb, em 2013.

Representante na Comissão Sectorial para a Educação e Formação ("Ensino Superior") no Instituto Português de Qualidade em 2013.

Representante do pessoal não docente para a Comissão Eleitoral do Conselho Geral e Senado (2013).

Membro do Conselho da Qualidade da Universidade Aberta de 2011 a 2013.

Participação em várias Newsletters e na UAb TV com depoimentos e artigos diversos.

Técnica Superior de Estatística, do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação, do Instituto Nacional de Estatísticas de julho a dezembro de 2010, com funções na gestão do sistema de meta-informação (conceitos, definições e nomenclaturas) bem como na certificação técnica das operações estatísticas oficiais.

Chefe do Serviço de Inquéritos por Entrevista do Departamento de Recolha de Informação do Instituto Nacional de Estatísticas, de janeiro de 2007 a junho de 2010. Responsável nacional pela preparação, recolha e tratamento dos dados relativos a todas as operações estatísticas de recolha direta (presencial e telefónica). Intervenção no Inquérito às Despesas das Famílias, Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, Recenseamento da População e Habitação 2011 (Inquérito de Qualidade), Inquérito ao Emprego, Índice de Preços no Consumidor, Inquérito à Educação e Formação de Adultos.

Dinamização do lançamento da recolha de dados (em várias equipas regionais) por modo telefónico, como via alternativa/complementar à recolha presencial, em algumas operações de recolha direta, nomeadamente no Inquérito ao Emprego, Inquérito Qualitativo de Conjuntura aos Consumidores, Inquérito às Deslocações dos Residentes e Inquérito à Utilização de TIC nas Famílias.

Articulação na área da metodologia de recolha de dados com institutos de estatísticas internacionais, como sejam o Statistics Canada e o Instituto Nacional de Estatística de Espanha.

Chefe do Serviço da Unidade de Planeamento e Controlo do Instituto Nacional de Estatística, de julho de 2004 a dezembro de 2006. Responsável pela preparação, acompanhamento e monitorização dos planos de atividades do Instituto Nacional de Estatística (e de outras entidades do Sistema Estatístico Nacional), pela execução de relatórios de atividades, e pelo controlo de recursos financeiros e humanos. Dinamização na articulação com o Eurostat, enquanto perita integrante do grupo de trabalho de Planeamento e Monitorização assim como das task forces, no âmbito do Programa Estatístico Comunitário. Articulação com o Conselho Superior de Estatística do Sistema Estatístico Nacional.

Coordenação, sob a supervisão do Professor Jacob Ryten, consultor das Nações Unidas e da OCDE, e "Assistant Chief Statistician" no Statistics Canada, na aplicação de método de estabelecimento de prioridades (negativas), relativamente às atividades desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estatística.

Chefe de Núcleo, com funções no Gabinete de Apoio ao Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Estatística, de janeiro a junho de 2004. Estudo e implementação do Balanced Scorecard e a criação de indicadores estratégicos e operacionais de medida da atividade estatística.

Chefe de Núcleo, com funções no Gabinete de Apoio ao Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Estatística, de outubro a dezembro de 2003. Colaboração com a Consultora de Estratégia Roland Berger na reorganização do Instituto Nacional de Estatística.

Chefe do Núcleo de Estatísticas da Produção Animal, Silvicultura e Pescas, do Departamento de Estatísticas Agrícolas e Pescas do Instituto Nacional de Estatística, de abril de 2001 a setembro de 2003. Responsável por diversas áreas estatísticas do setor primário da economia.

Participação como perita nacional em missões de cooperação técnica, nos países então candidatos à adesão à União Europeia (Bulgária, Roménia e Lituânia, 2001).

Técnica Superior de Estatística, de junho de 1995 a março de 2001: responsável pela conceção e dinamização de atividades estatísticas, e pela conceção da metodologia de base das Estatísticas Florestais e por diversos Balanços de Aprovisionamento que permitem conhecer, entre outras variáveis, o consumo per capita anual por grupo alimentar.

Participação como perita nacional desta temática em ações de assessoria técnica aos PALOP (1999).

Responsável da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) na área do FEOGA - Garantia, de fevereiro de 1993 a maio de 1995, pela avaliação dos dossiers de candidatura a fundos comunitários. Formação e articulação técnica com os quadros das Cooperativas e Caixas de Crédito Agrícola. Representação junto do Ministério da Agricultura, nas Comissões Consultivas de Mercado e na Comissão Europeia (Bruxelas).

Artigos e publicações:

Farinha, Carla (2014). "Mobilidade Virtual: one step forward". ERACON 2014, Erasmus Congress and Exhibition, Nicosia, Chipre;

Farinha, Carla (2012). "Por que motivos os Diplomados da UAb escolheram o Ensino Online". Jornal Açoriano Oriental.

Corresponsável pelo poster apresentado e subordinado ao tema "Data collection mode: using the telephone as an alternative channel to household contact, na 56.ª sessão bienal do International Statistical Institute (ISI), ocorrida em Lisboa, em 2007.

Coautoria do livro "Inovação: novos produtos, serviços e negócios para Portugal" (2000), da Editora Verbo, com o Professor Doutor Adriano Freire.

207908447

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1066840.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda