Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 332/2015, de 17 de Julho

Partilhar:

Sumário

Louvo o Major de Infantaria Paraquedista, NIM 07748791, Vítor Manuel Rasteiro Fernandes

Texto do documento

Louvor 332/2015

Louvo o Major de Infantaria Paraquedista, NIM 07748791, Vítor Manuel Rasteiro Fernandes, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Chefe de Estado-Maior do 1.º Batalhão de Infantaria, Paraquedista (1BIPara), quando integrou a Força Nacional Destacada (FND) - KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) - no Teatro de Operações (TO) do Kosovo, entre setembro de 2014 e abril de 2015.

Evidenciou uma forte personalidade e excecional espírito de iniciativa, aspetos que se revelaram determinantes para a sincronização de processos da KTM, em coordenação com o Estado-Maior da Kosovo Force (KFOR), no âmbito do desenvolvimento e integração de planos de contingência e Planos de Operações, como o Plano de Operações "Cold Dagger" do 1BIPara/FND/KFOR, essencial para o emprego da KTM em todo o TO do KOSOVO.

Destaca-se a sua participação nas Operações "Albanian Flag Day", "Football Match", "Presence Mitrovica IV", "Golden Eye" e "Demonstrations in Downtown Pristina", nos Exercícios "Fox III" e "Silver Saber 2-14" e nos inúmeros treinos de "Fire Phobia" com os restantes contingentes integrantes da KFOR. A sua liderança do Estado-Maior multinacional da KTM foi bem vincada no âmbito da manutenção dos elevados níveis de prontidão operacional exigidos à reserva tática, nomeadamente no exercício "Fox III" onde participaram mais de 400 militares, de sete nacionalidades diferentes. Demonstrou uma enorme capacidade de trabalho aquando da participação em diferenciadas reuniões no Comando da KFOR, transmitindo uma imagem que muito dignificou o nome dos militares portugueses no seio da KFOR.

Demonstrou uma grande proatividade, resiliência, eficiência, rigor e método, consubstanciados na forma superior como conduziu os trabalhos do Estado-Maior multinacional da KTM, contribuindo de forma decisiva para o processo de tomada de decisão do seu Comandante e para o alcançar dos objetivos superiormente determinados, concorrendo para o cumprimento da missão da KFOR e concomitantemente dando um inestimável contributo para a imagem pública do Exército e das Forças Armadas Portuguesas no seio de uma Força Multinacional como a KFOR.

Face ao exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que acreditam o Major Rasteiro Fernandes como sendo um distinto Oficial, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

9 de abril de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, general.

208783628

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/992254.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda