A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 143/98, de 16 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Integra o município de Fornos de Algodres no Programa de Desenvolvimento Integrado da Serra da Estrela - PROESTRELA, criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 46/98 de 30 de Março. Produz efeitos a partir de 1 de Janeiro de 1999.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 143/98
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 46/98, de 30 de Março, criou o Programa de Desenvolvimento Integrado da Serra da Estrela (PROESTRELA), que abrange os municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia e ainda as freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, do concelho de Castelo Branco.

O PROESTRELA visa a dinamização de um tecido económico marcado pela sobreespecialização na indústria dos lanifícios que tem vindo a manifestar crescentes dificuldades competitivas e a arrastar a estrutura sócio-económica destes concelhos para uma crise acentuada, dificilmente resolúvel no quadro de debilidade estrutural em que se encontram os sectores primário e terciário, predominantemente de base tradicional.

Neste contexto e tendo em atenção as múltiplas potencialidades que esta zona oferece, particularmente as que estão associadas ao importante património natural e cultural existente e ao mundo rural, definiu-se uma estratégia de desenvolvimento sub-regional que assenta fundamentalmente na modernização da indústria de lanifícios, por um lado, e na valorização e diversificação da base económica sub-regional, por outro.

Considerando que o município de Fornos de Algodres se situa na região da Serra da Estrela (NUT III), limitado a nascente por Celorico da Beira e a sul por Gouveia, e que possui, à semelhança destes concelhos vizinhos e dos restantes que integram o PROESTRELA, grandes potencialidades ao nível do aproveitamento dos seus recursos naturais e dos saberes e modos de fazer tradicionais associados ao mundo rural;

Considerando que este concelho está integrado em estruturas regionais de âmbito territorial mais ou menos alargado e de relevância na dinâmica sócio-económica da zona abrangida pelo PROESTRELA, como sejam a Região Demarcada do Queijo da Serra, a Região de Turismo da Serra da Estrela e a Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela;

Considerando, ainda, que Fornos de Algodres apresenta grandes estrangulamentos ao nível do seu desenvolvimento, típicos dos concelhos rurais do interior beirão, os quais se prendem basicamente com a baixa densidade e envelhecimento populacional, a debilidade do tecido económico, a excessiva dependência de um sector agrícola de pendor tradicional e a falta de recursos humanos qualificados:

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Integrar o município de Fornos de Algodres no PROESTRELA, criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 46/98, de 30 de Março.

2 - A presente resolução produz efeitos a partir de 1 de Janeiro de 1999.
Presidência do Conselho de Ministros, 25 de Novembro de 1998. - O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/98455.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda