Louvo o Capitão Técnico de Abastecimento, NIP 111911-H, Luís Miguel Marques Neves, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho, espírito de missão e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Oficial da Área Logística e Financeira, na missão de Policiamento Aéreo nos Países do Báltico (BAP), na Base Aérea de Siauliai, Lituânia.
A sua elevada experiência, pragmatismo e notável espírito de missão manifestados, desde a preparação e participação na site survey, até à implementação e execução da missão, já no Báltico foram extraordinários e ajudaram a colmatar a escassez ou inexistência de recursos materiais e humanos para o planeamento e preparação da missão. O Capitão Marques Neves diligenciou para que todos os aspetos logísticos, administrativos, financeiros, equipamentos e material, mesmo não sendo da sua responsabilidade, fossem acautelados e compilados na Ordem de Operações.
Releva-se, a notável coordenação a nível interno e externo, resultado da participação do C-130H na missão MINUSMA, no âmbito da ONU e no mesmo período, que condicionou fortemente os planos iniciais e a capacidade de projeção da missão do BAP.
A forma pró-activa e perspicaz como foram coordenadas e encontradas soluções alternativas no transporte e nas datas permitiram que, em finais de agosto, estivesse no Teatro das Operações o material, equipamento e apoios necessários ao cumprimento da missão.
Destaca-se a forma dedicada e distinta, como soube gerir e controlar as inúmeras solicitações e responsabilidades inerentes a cada uma delas, nomeadamente a coordenação do alojamento, alimentação, transporte, abonos e outros, para a totalidade dos militares da Força Nacional Destacada.
Pelo exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes profissionais, militares e técnicas de que o Capitão Marques Neves é detentor, pautando a sua conduta pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, competência, elevado espírito de missão e abnegação, que em muito contribuíram para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas na região do Báltico.
12 de fevereiro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208725542