Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 266/2015, de 5 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louvo o Tenente-coronel Piloto Aviador, NIP 086045-L, Carlos Alberto Nunes Lourenço

Texto do documento

Louvor 266/2015

Louvo o Tenente-coronel Piloto Aviador, NIP 086045-L, Carlos Alberto Nunes Lourenço, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Comandante da Força Nacional Destacada na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, no âmbito do destacamento de uma força de F-16M, no bloco 36 do Baltic Air Policing da NATO, e do destacamento de uma força envolvendo um P-3C, na missão Imediate Insurance Mesasures da NATO, no teatro de operações dos Estados Bálticos.

Comandante do Destacamento, o Tenente-coronel Nunes Lourenço soube dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido e imprimindo um cunho pessoal de elevada qualidade e dinamismo, contribuiu para consolidar os resultados de 100 % de missões executadas com sucesso e inexistência de qualquer reporte de segurança, em voo ou em terra, sustentados por um exemplar comportamento de todos os militares do contingente nacional.

A par do intenso trabalho quotidiano realizado no âmbito das suas múltiplas atribuições, recebeu e integrou com sucesso o destacamento da aeronave P-3C, da Esquadra 601, tendo desenvolvido diversas iniciativas e participado em eventos que em muito contribuíram para o aprofundamento dos laços institucionais e sociais com os demais contingentes internacionais no local e com os responsáveis militares e civis da nação hospedeira.

De realçar a elevada dificuldade e complexidade da Missão num cenário exigente que obrigou a alterações significativas na conduta das operações ao longo do período do destacamento, em resultado do crescente agudizar da situação de instabilidade na Ucrânia.

O clima de perturbação regional levou à alteração, pela NATO, dos pressupostos operacionais iniciais, tendo a Força Nacional, que se encontrava preparada para operar de forma autónoma, passado a liderar uma coligação de mais três países, totalizando 18 aviões de combate e mais de 400 pessoas, estacionados em três locais distintos.

Oficial responsável, disciplinado e disciplinador, de fácil relacionamento, possuidor de características pessoais marcadas pela correção, com princípios éticos bem enraizados na sua formação pessoal e militar, consegue congregar à sua volta um excelente e profícuo ambiente de trabalho e o respeito dos seus pares, inferiores e superiores hierárquicos.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Tenente-coronel Nunes Lourenço como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, devendo por isso os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintíssimos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

12 de fevereiro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208683147

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/868508.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda