Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 252/2015, de 2 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louvo o Capitão-de-fragata, NII 21785, Pedro José Xavier Matos da Encarnação Gomes

Texto do documento

Louvor 252/2015

Louvo o Capitão-de-fragata, NII 21785, Pedro José Xavier Matos da Encarnação Gomes, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de chefia da Célula de Informações Militares (CIM), no Teatro de Operações (TO) do Afeganistão, no período entre 05 de maio e 15 de novembro de 2014.

Distinguiu-se pela exemplar competência profissional, sustentada por uma invulgar dedicação à missão, condição essencial para dirigir a pesquisa e a produção de informações oportunas e precisas que permitiram através do CISMIL, apoiar o ciclo de decisão do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, em matérias respeitantes ao empenhamento das Forças Armadas na International Security Assistance Force (ISAF) para o Afeganistão. O profissionalismo demonstrado nas tarefas atribuídas espelha de forma inequívoca as suas qualidades inatas de Comando, transmitindo aos seus subordinados uma permanente confiança.

O seu conhecimento técnico-profissional na vertente das Informações, aliado a um extraordinário sentido de dever e de lealdade para com a sua cadeia hierárquica, permitiu que fossem atingidos elevados índices de sucesso no cumprimento da missão. Graças à sua perseverança, capacidade de liderança, iniciativa, sentido crítico e analítico, organizou e orientou a CIM em função dos recursos disponíveis de forma a fornecer informação de qualidade, oportuna e necessária ao processo de decisão militar do comando do 8.º Contingente Nacional e às ações de proteção e segurança da Força Nacional Destacada (FND), em especial nos movimentos na cidade de Cabul, no cumprimento das suas missões.

No âmbito da cooperação internacional, aprofundou as relações de partilha de informações com idênticas Células de outras Organizações Internacionais. Ao longo de toda a missão, soube o Capitão-de-fragata Encarnação Gomes granjear a admiração e o respeito de todos os militares nacionais e estrangeiros com quem privou. Evidenciou-se pela forma como organizou e dirigiu a atividade de pesquisa da equipa de HUMINT da CIM, mantendo o leque de fontes de informação que contribuíram, decisivamente, para a produção de avisos de ameaça em Cabul, passíveis de afetar a FND ou outros contingentes e quartéis da ISAF e passando essas fontes a outras Células na altura da retração.

Pelas excecionais qualidades pessoais, profissionais e virtudes militares demonstradas, na preparação da Célula e na sua retração, é o Capitão-de-fragata Encarnação Gomes merecedor de que os serviços por si prestados serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

02 de dezembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208667499

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/858944.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda