Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 248/2015, de 2 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louvo o Major de Infantaria, NIM 24846991, João Vasco da Gama de Barros

Texto do documento

Louvor 248/2015

Louvo o Major de Infantaria, NIM 24846991, João Vasco da Gama de Barros, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas, no cumprimento das funções de docência na Área de Ensino Específico do Exército (AEEE), no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) desde 12 de julho de 2010.

Oficial com uma sólida formação humana, militar e técnica, vem exercendo a sua atividade de docência no emprego da Componente Terrestre, inicialmente na "Tática de Pequenas Unidades" ao CPOS-E A/S, posteriormente nas "Operações Ofensivas", ao CPOG-E, CEM-E e CPOS-E A/S, assim como "Outras Operações" (Operações Aeromóveis, Operações de Cerco e Busca e Operações de Busca e Ataque) ao CEM-E, demonstrando elevada cultura militar, extraordinárias qualidades pedagógicas, domínio das matérias lecionadas e apurado sentido crítico.

Do conjunto de atividades que desenvolveu salienta-se a elaboração das notas das Atividades de Informação e Influência, dos diversos temas táticos elaborados na AEEE, a participação nos Grupos de Trabalho relativos à Autoavaliação do IESM (2011/12) e de revisão do Plano de Curso do CPOS-E (2012/13). Acresce o valioso contributo no desenvolvimento e produção da doutrina, nomeadamente como custódio da Publicação Doutrinária do Exército de Tática das Operações de Combate, e como delegado do Exército Português no Standing Working Group Knowledge da FINABEL, no período de 2010 a 2013.

Releva-se o cumprimento de duas assessorias temporárias, no âmbito da Cooperação Técnico-Militar, no Projeto n.º 2 - Escola Superior de Guerra em Angola, em 2011, e no Projeto n.º 10 - Instituto Superior de Estudos de Defesa em Moçambique, em 2012. Foi docente de "Operações Ofensivas", ao CSCD, e de "Técnicas de Estado-Maior" e "Processo de Decisão", ao CPOS onde evidenciou uma postura serena, competente e um exemplar espírito de missão.

Nomeado para frequentar o XV Curso de Estado-Maior das Forças Armadas Espanholas (ano letivo 2013/14), na Escuela Superior de las Fuerzas Armadas (ESFAS) em Espanha, onde obteve o Prémio "Capitán General Blake" da Escola Superior de Guerra do Exército Espanhol, destinado ao Oficial estrangeiro melhor classificado do Exército e da Guarda Civil.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Major Gama de Barros como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício e a abnegação, tendo os serviços por si prestados, contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Instituto de Estudos Superiores Militares e consequentemente das Forças Armadas Portuguesas.

01 de novembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208662395

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/858940.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda