Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 246/2015, de 2 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louvo o Capitão-tenente Serviço Especial Comunicações, NII 403086, João José Vieira Serra

Texto do documento

Louvor 246/2015

Louvo o Capitão-tenente Serviço Especial Comunicações, NII 403086, João José Vieira Serra, pela forma como desempenhou as funções de Chefe da Célula de Informações Militares (CIMKOS), no Teatro de Operações (TO) do Kosovo, no período de 30 de outubro de 2013 a 06 de junho de 2014.

Geriu de forma exemplar os recursos humanos e materiais ao seu dispor enquanto Chefe da Célula, dando respostas atempadas às solicitações despoletadas ou canalizadas pelo Centro de Informações e Segurança Militares (CISMIL) e pelo Comando do Contingente Nacional (FND). O Capitão-tenente Vieira Serra reuniu e treinou ainda em Portugal uma equipa que queria coesa, mesclando competência técnico-profissional com vivência nos mais variados teatros. Herdou uma Célula a funcionar em pleno, num país e numa zona até há bem pouco tempo algo turbulenta e teve que lidar com as acrescidas dificuldades de não só ombrear com organizações congéneres há muito familiarizadas com o TO, mas também com o encerramento da CIMKOS e consequente retração de meios para o Território Nacional.

Durante os muitos meses da missão, as qualidades e virtudes militares demonstradas pelo Capitão-tenente Vieira Serra, nomeadamente no que respeita à liderança, capacidade de comando e decisão e o estabelecimento de prioridades focadas nos objetivos definidos, por mais complexos que fossem, a par da sua competência técnica e do seu desempenho, permitiram-lhe orientar a atividade da CIMKOS para o apoio ao CISMIL e à FND através da identificação, estudo, análise e compreensão dum manancial de ameaças e riscos e da consequente partilha das informações disponíveis.

Realça-se o relacionamento que manteve com as Células estrangeiras e com os respetivos Chefes, consubstanciado na eleição do Capitão-tenente Vieira Serra como seu "mayoral", i.e., como único e legítimo representante junto do Comando da KFOR. Representando o reconhecimento internacional quer do mérito dos produtos operacionais produzidos, quer das capacidades inatas de socialização dos militares portugueses em geral e do chefe da CIMKOS em particular. A missão foi bem executada em consonância com as diretivas superiores, tendo o oficial demonstrado um exemplar sentido do dever e de abnegação e, que muito dignificaram as Forças Armadas e Portugal.

Pelos dotes de caráter e lealdade demonstrados, pelo elevado nível cultural e profissional que tão bem colocou ao serviço da missão, pelas relevantes qualidades pessoais reveladas e ainda pela forma competente, dedicada e responsável como desempenhou as funções de Chefe da Célula de Informações Militares o Capitão-tenente Vieira Serra, reconhecendo-se ainda que os serviços por si prestados às Forças Armadas Portuguesas no âmbito da sua missão no Teatro de Operações do Kosovo devem ser considerados muito relevantes e de elevado mérito.

01 de novembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208665457

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/858938.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda