A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 195/96, de 19 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Prevê a celebração de um contrato-programa entre o Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território e a Câmara Municipal de Lisboa, com vista à atribuição de uma comparticipação financeira para a recuperação do edifício dos Paços do Concelho do município de Lisboa, atingido por um incêndio no passado mês de Novembro.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 195/96
O município de Lisboa foi vitimado por um incêndio de grandes proporções que infligiu graves danos no seu edifício dos Paços do Concelho.

O edifício em questão tem uma valia histórica, patrimonial, artística e arquitectónica que impõe, só por si, a sua imediata recuperação, de maneira a devolver à cidade e ao País um dos inestimáveis exemplares da arquitectura neoclássica.

Deste modo, torna-se imperativa a adopção pelo Governo de providências orçamentais excepcionais, por forma a assegurar, em cooperação com o município de Lisboa, a execução das obras necessárias, viabilizando simultaneamente a urgente reposição da funcionalidade dos órgãos e serviços do município e da dignidade de exercício do poder local.

Considerando o disposto na alínea l) do artigo 3.º do Decreto-Lei 384/87, de 24 de Dezembro;

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 202.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolveu:

1 - O Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território celebrará um contrato-programa com a Câmara Municipal de Lisboa com vista à recuperação e reparação do edifício dos Paços do Concelho do município de Lisboa.

2 - No âmbito da execução deste contrato, o Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território assegurará uma comparticipação de 50% dos custos directamente envolvidos com as obras de recuperação e reparação do imóvel referido no número anterior.

3 - A comparticipação será processada por contrapartida da dotação do Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território destinada ao financiamento de projectos das autarquias locais, no âmbito da celebração de contratos-programas e de acordos de colaboração, nos termos do Decreto-Lei 384/87, de 24 de Dezembro.

4 - Será afectada à dotação referida no número anterior uma verba com contrapartida no capítulo 60 do Orçamento do Estado equivalente à comparticipação a conceder, segundo proposta de uma comissão de acompanhamento da obra, cuja composição e competências serão objecto de despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território.

Presidência do Conselho de Ministros, 14 de Novembro de 1996. - O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/79410.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-12-24 - Decreto-Lei 384/87 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Estabelece o regime de celebração de contratos-programa de natureza sectorial ou plurissectorial no âmbito da cooperação técnica e financeira entre a administração central e um ou mais municípios, associações de municípios ou empresas concessionárias destes.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda