Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação (extrato) 846/2015, de 19 de Maio

Partilhar:

Sumário

Designação, em regime de substituição, do Mestre João Miguel Gouveia Franco, para o cargo de Diretor do Serviço de Química e Toxicologia Forenses

Texto do documento

Deliberação (extrato) n.º 846/2015

Por deliberação do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I. P. (INMLCF, I. P.), em sessão de 7 de março de 2014:

Mestre João Miguel Gouveia Franco, assessor de medicina legal - designado, em regime de substituição, para o cargo de Diretor do Serviço de Química e Toxicologia Forenses, nos termos do disposto no artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigente, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, e do n.º 2 do artigo 14.º do Decreto-Lei 166/2012, de 31 de julho, na observância dos requisitos legais exigidos para o provimento no cargo, e considerando o preenchimento do respetivo condicionalismo legal e a detenção do perfil, experiência e aptidão técnica necessários para o exercício das funções inerentes ao referido cargo, conforme síntese curricular anexa.

A presente deliberação produz efeitos a partir de 1 de março de 2014.

O dirigente ora designado pode optar pelo vencimento de origem, em conformidade com o disposto no n.º 7 do artigo 14.º do Decreto-Lei 166/2012, de 31 de julho e no n.º 3 do artigo 31.º da Lei 64/2011, de 22 de dezembro.

(Não carece de visto ou declaração de conformidade do Tribunal de Contas)

4 de maio de 2015. - A Diretora do Departamento de Administração Geral, Isabel Santos.

Nota Curricular

Dados pessoais:

Nome: João Miguel Gouveia Franco

Nacionalidade: Portuguesa

Data de nascimento: 25 de dezembro de 1965

Habilitações académicas:

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da mesma Universidade.

Experiência profissional:

Exerceu, a partir de 1992 e no Serviço de Toxicologia Forense (STF) do então Instituto de Medicina Legal de Lisboa, as funções de especialista superior de medicina legal. A partir de 2002 passou a desempenhar, no STF da delegação do Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), os cargos de Responsável Técnico e da Qualidade. Neste âmbito desenvolveu um sistema de gestão da qualidade (SGQ) cuja implementação viria a permitir, no final de 2006, a acreditação do STF pelo Instituto Português de Acreditação de acordo com o referencial da norma NP EN ISO/IEC 17025 (Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração). Mais tarde colaborou ativamente na implementação de SGQ noutros serviços técnicos da instituição, o que viria a permitir a acreditação de outros laboratórios de toxicologia forense e também de genética e biologia forenses.

Entre 2009 e 2012 exerceu as funções de diretor do STF da delegação do Centro do INML, altura em que regressou a Lisboa para exercer o cargo de coordenador da garantia da qualidade do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses. Ao longo da sua carreira exerceu ainda funções no Laboratório de Análises de Dopagem (1989-1997) e no Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (2000-2003). Atualmente desempenha também funções como Technical Assessor da World Anti-Doping Agency (desde 2005) e como Avaliador Técnico do Instituto Português de Acreditação (IPAC) (desde 2002), tendo participado em avaliações a laboratórios nacionais e estrangeiros. No âmbito da sua colaboração com o IPAC é membro da Comissão Técnica de Acreditação de Laboratórios, tendo participado na elaboração/revisão de guias técnicos publicados por aquela instituição. Ainda no âmbito da implementação de sistemas de gestão da qualidade em laboratórios forenses participou num projeto Twinning celebrado entre a União Europeia e a República da Turquia (TR 08 IB JH 01: Improving the skills of forensic experts), no âmbito do qual realizou diversas auditorias internas a laboratórios forenses Turcos de acordo com o referencial da ISO/IEC 17025 (2012-2013).

É autor ou coautor de cerca de cem publicações/comunicações científicas.

208618899

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/761904.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

  • Tem documento Em vigor 2012-07-31 - Decreto-Lei 166/2012 - Ministério da Justiça

    Aprova a orgânica do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I. P. (INMLCF, I.P.), estabelecendo a sua jurisdição, missão e atribuições, órgãos e serviços e suas competências. Dispõe sobre a gestão administrativa e financeira do INMLCF, I.P..

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda