Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 104/88, de 13 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

ESTABELECE A CONSTITUICAO DO CONSELHO REGIONAL AGRÁRIO (CRA) DA DIRECÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA DO ALENTEJO (DRAAL). DISPOE SOBRE A DESIGNAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DOS MEMBROS DO CRA, CUJA COMPETENCIA E MODO DE FUNCIONAMENTO CONSTAM DO DECRETO LEI 190/86, DE 16 DE JULHO.

Texto do documento

Portaria 104/88
de 13 de Fevereiro
Considerando a necessidade de implementar o Conselho Regional Agrário (CRA) da Direcção Regional de Agricultura do Alentejo (DRAAl), órgão consultivo que, congregando os interesses sócio-económicos desta região agrária, assegura a representação das entidades e organizações de âmbito regional e nacional interessadas no desenvolvimento dos sectores agrário e alimentar regionais ou que nela exerçam a sua actividade;

Considerando que as especificidades próprias da região terão necessariamente de se reflectir na composição do CRA:

Tendo em atenção a proposta apresentada pela DRAAl:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, em cumprimento do n.º 3 do artigo 6.º do Decreto-Lei 190/86, de 16 de Julho, o seguinte:

1.º O CRA da DRAAl é constituído pelos seguintes 34 membros:
a) Director regional;
b) Chefe da Circunscrição Florestal de Évora;
c) Presidentes dos Gabinetes Coordenadores dos Programas Integrados de Desenvolvimento Regional de Entre Mira e Guadiana e do Norte Alentejano;

d) Dois representantes designados pelas organizações representativas dos empresários dos sectores agrário e alimentar e dois representantes dos trabalhadores do mesmo sector;

e) Onze representantes designados pelas empresas e cooperativas dos sectores agrário e alimentar da região, suas associações, uniões e federações distribuídos da seguinte forma:

Dois do subsector cerealífero;
Dois do subsector da olivicultura;
Dois do subsector da pecuária;
Dois do subsector da vitivinicultura;
Um do subsector agro-industrial;
Um do subsector da comercialização;
Um das caixas de crédito agrícola mútuo;
f) Dois representantes dos estabelecimentos de ensino e de investigação com implantação regional relacionados com os sectores agrário e alimentar;

g) Nove representantes dos agrupamentos de municípios da região;
h) Quatro representantes de entidades de reconhecido interesse para o desenvolvimento sócio-económico da região indicados pelo director regional de Agricultura.

2.º A criação, na área da Direcção Regional, de novos programas integrados de desenvolvimento regional implica o aumento do número de membros do CRA, de forma a nele se incluírem os presidentes dos respectivos gabinetes coordenadores.

3.º Os representantes das organizações referidas no n.º 1.º são por elas livremente designados e substituídos, em conformidade com os seus estatutos, mediante comunicação escrita ao director regional.

4.º Os representantes dos agrupamentos de municípios serão designados pelos presidentes das câmaras municipais agrupadas.

5.º Os agrupamentos dos municípios abrangidos por diferentes direcções regionais de agricultura têm um representante no CRA daquela em cuja área de actuação se situe o maior número de municípios e, em caso de igualdade, na que abranger o município onde se situe a sede do agrupamento.

6.º Os membros do CRA podem, mediante comunicação escrita ao presidente, fazer-se substituir nas reuniões por representantes.

7.º O CRA tem a competência e o modo de funcionamento definidos no Decreto-Lei 190/86, de 16 de Julho.

8.º O CRA deverá estar instalado no prazo de 60 dias após a publicação do presente diploma, competindo à DRAAl, em cooperação com as entidades interessadas, tomar as medidas que se mostrem necessárias e convenientes à realização de tal objectivo.

Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação.
Assinada em 28 de Janeiro de 1988.
Pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Álvaro dos Santos Amaro, Secretário de Estado da Agricultura.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/76045.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-07-16 - Decreto-Lei 190/86 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Aprova a Lei Orgânica das Direcções Regionais de Agricultura, criadas pelo Decreto-Lei n.º 223/84, de 6 de Julho.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda