Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 220/2015, de 18 de Maio

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 95/2015, Série II de 2015-05-18.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Louvo o Capitão de Infantaria «Comando», NIM 18312799, Hélder Clemente Rosa de Brito

Texto do documento

Louvor 220/2015

Louvo o Capitão de Infantaria «Comando», NIM 18312799, Hélder Clemente Rosa de Brito, pela forma altamente honrosa e brilhante, extremamente profissional, competente e dedicada, como exerceu as funções de Comandante da Companhia de Proteção do 6.º Contingente Nacional Português para a International Security Assistance Force (ISAF) da NATO, no Teatro de Operações do Afeganistão, no período de 09 de maio a 10 de novembro de 2013.

No Teatro de Operações (TO) do Afeganistão constituiu-se como um garante claro e inequívoco do cabal cumprimento da Missão, em especial na segurança e proteção dos militares da Military Advisor Team (MAT), tendo em conta a dificuldade acrescida de manter a segurança em dois aquartelamentos, Camp Phoenix e KAIA, num desdobramento de atividades dos grupos de combate constituintes da Companhia de Proteção à qual incutiu, na sua ação de comando, uma elevada dinâmica e um desempenho notável.

O Capitão Rosa de Brito foi capaz de liderar, pelo exemplo, os seus militares com eficiência, grande sentido de responsabilidade e espírito de corpo, acompanhando de perto todas as missões de segurança e proteção efetuadas à Força, com realce para a oportunidade e eficácia das suas ações perante os múltiplos e constantes desafios que foram surgindo diariamente. Em situações complexas garantiu uma resolução adequada mantendo uma unidade coesa e de alta prontidão, honrando assim a história e as tradições das tropas «Comando».

Durante a missão manteve uma constante atenção ao treino e manutenção da condição física e operacional dos seus subordinados, nomeadamente na execução do tiro de combate, na preparação e condução das operações mais complexas e de maior risco. Oficial frontal e de esmerada educação demonstrou um grande empenho na valorização dos seus conhecimentos, de inexcedível disponibilidade e de relevante atitude militar, pautando todos os seus atos pelos ditames da justiça e da honra, e o tornam merecedor de ser apontado como exemplo a seguir e ser digno de ocupar postos de maior responsabilidade.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão Rosa de Brito como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela disciplina, camaradagem e uma afirmação constante de elevados dotes de caráter, onde se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a reconhecida coragem física e moral, devendo por isso, os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos.

13 de outubro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208618347

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/760369.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda