À frente da Fundação José Saramago, a Presidenta Pilar delRío tem-se revelado exímia na promoção do legado do Prémio Nobel da Literatura. Em tão importante tarefa, nunca descurou a Delegação da Azinhaga, no distrito de Santarém, imprimindo-lhe o dinamismo que carateriza a sua personalidade. Das muitas iniciativas que desenvolve, em prol da divulgação da obra literária de José Saramago e do incentivo à leitura, tem este Instituto Politécnico saído beneficiado, de forma inequívoca, graças ao empenhamento dos seus docentes e alunos.
Personalidade que cultiva a entrega ao trabalho, com competência e sabedoria, Pilar delRío assume-se, em todas as circunstâncias, como um exemplo de carácter e de rigor, sob o signo do espírito inconformado de José Saramago.
Atendendo aos seus predicados e à generosidade com que acompanha a vida desta instituição, constitui uma honra para o Instituto Politécnico de Santarém poder apontá-la como um exemplo para a comunidade académica, outorgando-lhe, assim, o presente Louvor Público e a respetiva Medalha de Ouro, traduzindo a confirmação de que a obra e o pensamento de José Saramago estão vivos e prosseguem na mesma linha da sua coerência ética.
19 de dezembro de 2014. - O Presidente, Jorge Alberto Guerra Justino, Professor Coordenador Principal.
308568298