Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 54/95, de 18 de Setembro

Partilhar:

Sumário

DEFINE UM CONJUNTO DE REGRAS TENDENTES A ATRIBUIR A ENTIDADES PÚBLICAS OU PRIVADAS A RESPONSABILIDADE PELA GESTÃO DE ALGUMAS ACÇÕES PREVISTAS NO ARTIGO 2 DO DESPACHO NORMATIVO 622/94 DE 10 DE AGOSTO (DEFINE O MODO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS ACÇÕES DE NATUREZA VOLUNTARISTA DEPENDENTES DA INICIATIVA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA ESTRATÉGICO DE DINAMIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA INDÚSTRIA PORTUGUESA - PEDIP II, CRIADO PELO DECRETO LEI 177/94 DE 27 DE JUNHO). FÓRMULA OS PRINCÍPIOS EM QUE DEVEM ASSENTAR OS CONTRATOS-PROGRAMA A CELEBRAR COM AS REFERIDAS ENTIDADES.

Texto do documento

Despacho Normativo 54/95
O Decreto-Lei 177/94, de 27 de Junho, que criou o Programa Estratégico de Dinamização e Modernização da Indústria Portuguesa - PEDIP II, veio estatuir, na alínea b) do n.º 1 do seu artigo 3.º, que uma das formas de prossecução dos objectivos do Programa se concretiza através de acções voluntaristas dependentes de iniciativas da Administração Pública, cujo modo de implementação foi definido pelo Despacho Normativo 622/94, de 23 de Agosto.

Trata-se de acções importantes para o desenvolvimento industrial que não estão cobertas pelos sistemas de incentivos do Programa e que têm por objectivo o desenvolvimento de actividades destinadas a colmatar deficiências detectadas nos vários domínios relacionados com a promoção de factores dinâmicos de competitividade das empresas.

O n.º 2 do artigo 3.º do acima citado Despacho Normativo 622/94, ao definir as equipas de projecto, refere-se aos organismos mencionados no n.º 1 como responsáveis pela implementação e gestão das medidas e acções.

Não pode, no entanto, interpretar-se aquela disposição no sentido de tais funções caberem em exclusivo àqueles organismos e entidades.

Existem, na verdade, entidades externas à Administração Pública cuja vocação, perfil, competência técnica e idoneidade para o desempenho daquelas funções aconselha a que, nos termos do n.º 1 do artigo 31.º do Decreto-Lei 99/94, de 19 de Abril, lhes seja confiada a gestão técnica, administrativa ou financeira de determinadas acções voluntaristas, como componentes que são de uma intervenção operacional.

De salientar, no que respeita aos contratos-programa, a inclusão imperativa nestes das regras a que a entidade a quem é atribuída a gestão de acções fica sujeita em matéria de aquisição de bens e serviços.

Isto porque se, nos termos do n.º 1 do artigo 31.º do Decreto-Lei 99/94, de 19 de Abril, e da alínea g) do n.º 2 do artigo 23.º do Decreto-Lei 55/95, de 29 de Março, este último diploma não é aplicável neste campo, não se segue daí que a Administração não possa impor, contratualmente, regras de disciplina naquela matéria.

O presente despacho normativo, em complemento do Despacho Normativo 622/94, destina-se, assim, a definir um conjunto de regras básicas relativas à atribuição da gestão de componentes em matéria de acções voluntaristas, bem como à formulação dos princípios em que devem assentar os contratos-programas respectivos.

Nestes termos, determino:
1.º Sem prejuízo do disposto no n.º 1 do artigo 3.º do Despacho Normativo 622/94, de 23 de Agosto, o Ministro da Indústria e Energia pode atribuir a entidades públicas ou privadas a gestão técnica, administrativa ou financeira das seguintes acções voluntaristas previstas no artigo 2.º daquele despacho:

a) No âmbito da medida n.º 4.1 «Promoção de missões de qualidade e de design industrial»;

b) No âmbito da medida n.º 4.4 «Promoção da inovação e transferência tecnológica»;

c) No âmbito da medida n.º 4.8 «Estratégias de especialização e mutação da estrutura produtiva»;

d) No âmbito da medida n.º 4.9 «Promoção das missões de eficiência energética».

2.º As entidades externas a que se reporta o número anterior deverão reunir cumulativamente os seguintes requisitos:

a) Terem, como objectivo estatuariamente definido, a actuação em áreas directamente relacionadas com a medida em que se inserem as acções a realizar;

b) Demonstrarem, nomeadamente pelas actividades anteriormente desenvolvidas, adequadas vocação e experiência para a prossecução dos objectivos e dos padrões de qualidade a atingir com as acções a desenvolve;

c) Demonstrarem capacidade técnica, financeira e organizativa, bem como disporem de recursos humanos e materiais adequados à realização das acções pretendidas.

3.º - 1 - Compete aos organismos ou entidades a que se refere o artigo 3.º do Despacho Normativo 622/94 seleccionar as entidades e propor a atribuição da gestão das acções, nos termos do n.º 1.º

2 - Com a proposta será apresentada minuta de contrato-programa destinado a definir as acções, bem como os objectivos e metas a alcançar.

3 - A proposta e a minuta de contrato-programa serão submetidas ao Ministro da Indústria e Energia pelo gestor do PEDIDP II, devidamente informadas.

4.º O contrato-programa a que se refere o n.º 2 do número anterior é celebrado entre o organismo implementador como primeiro outorgante, a entidade a quem é atribuída a gestão como segundo outorgante e o IAPMEI, na sua qualidade de gestor financeiro do PEDIP II, como terceiro outorgante.

5.º - 1 - Do contrato-programa constarão, designadamente:
a) A definição das acções cuja gestão é atribuída, bem como as metas do contrato;

b) O período de vigência do contrato, com as datas do respectivo início e termo;

c) Os direitos e obrigações das partes contratantes;
d) A definição dos instrumentos financeiros utilizáveis;
e) A definição das regras a que fica sujeito o segundo outorgante relativamente à aquisição de bens e serviços para cumprimento do objecto do contrato;

f) As condições de financiamento e de pagamento;
g) A estrutura de acompanhamento, controlo e fiscalização da execução do contrato;

h) A penalização face a situações de incumprimento.
2 - O segundo outorgante fica obrigado a elaborar relatórios trimestrais nos termos previstos no contrato-programa a que se refere o n.º 3.º, os quais serão remetidos ao primeiro outorgante para efeitos de apresentação ao gestor do PEDIP II.

Ministério da Indústria e Energia, 31 de Agosto de 1995. - O Ministro da Indústria e Energia, Luís Fernando Mira Amaral.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/69254.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1994-04-19 - Decreto-Lei 99/94 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Define a estrutura orgânica relativa à gestão, acompanhamento, avaliação e controlo da execução do Quadro Comunitário de Apoio (QCA).

  • Tem documento Em vigor 1994-06-27 - Decreto-Lei 177/94 - Ministério da Indústria e Energia

    CRIA O PROGRAMA ESTRATÉGICO DE DINAMIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA INDÚSTRIA PORTUGUESA-PEDIP II, NOS TERMOS DAS DECISÕES DA COMISSAO EUROPEIA NUMEROS C (94) 376, DE 25 DE FEVEREIRO E C (94) 464 FINAL/3, DE 4 DE MARCO, O QUAL E APLICÁVEL A TODO O TERRITÓRIO NACIONAL DURANTE O PERIODO DE VIGÊNCIA DO QUADRO COMUNITARIO DE APOIO PARA 1994-1999. DEFINE OS OBJECTIVOS DO PROGRAMA, OS SISTEMAS DE INCENTIVOS E REGIMES DE APOIO, AS ENTIDADES BENEFICIARIAS, O QUADRO INSTITUCIONAL, OS APOIOS FINANCEIROS, O CONTROLO E O FINA (...)

  • Tem documento Em vigor 1994-08-23 - Despacho Normativo 622/94 - Ministério da Indústria e Energia

    DEFINE O MODO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS ACÇÕES DE NATUREZA VOLUNTARISTA DEPENDENTES DA INICIATIVA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DE ACORDO COM O PREVISTO NA ALÍNEA B) DO NUMERO 1 DO ARTIGO 3 DO DECRETO LEI NUMERO 177/94, DE 27 DE JUNHO E NOS PONTOS II E III DA RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS NUMERO 50/94, DE 1 DE JULHO. AS REFERIDAS MEDIDAS ABRANGEM AS SEGUINTES ÁREAS: - NOVAS INFRA-ESTRUTURAS DE APOIO A INDÚSTRIA, - MISSÕES DE QUALIDADE E DE DESIGN INDUSTRIAL, - COOPERAÇÃO INTEREMPRESAS E REDIMENSIONAMENTO EMPRES (...)

  • Tem documento Em vigor 1995-03-29 - Decreto-Lei 55/95 - Ministério das Finanças

    Estabelece o regime da realização de despesas públicas com locação, empreitadas de obras públicas, prestação de serviços e aquisição de bens, bem como o da contratação pública relativa a prestação de serviços, locação e aquisição de bens móveis. Este regime aplica-se ao estado, aos organismos dotados de autonomia administrativa e financeira, que não revistam natureza, forma e designação de empresa pública, designados por serviços e fundos autónomos, as regiões autónomas, as autarquias locais e as associaçõe (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda