Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 160/2015, de 27 de Abril

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário da República n.º 81/2015, Série II de 2015-04-27.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Louvo o Tenente-coronel de Infantaria, NIM 01348989, Pedro Miguel Andrade de Brito Teixeira

Texto do documento

Louvor 160/2015

Louvo o Tenente-coronel de Infantaria, NIM 01348989, Pedro Miguel Andrade de Brito Teixeira, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Comandante do 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizada, quando integrou a Força Nacional Destacada (FND) - KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) - no Teatro de Operações do Kosovo, entre 06 de março de 2014 e 04 de setembro de 2014.

Devido à sua ampla experiência militar foi fundamental no aumento da capacidade da KTM para coordenar, planear e executar as mais variadas missões que lhe foram atribuídas. Demonstrou claramente uma elevada capacidade de comando durante a implantação operacional das unidades KTM, nomeadamente: durante os tumultos e manifestações no Norte; durante as eleições para a Assembleia do Kosovo; e nas celebrações Vidovdan dos sérvios do Kosovo. Desta forma permitia a criação de um Safe And Secure Environment (SASE) bem como garantir um freedom of movement (FOM) no Teatro de Operações, garantindo que nenhuma violência interétnica poderia ocorrer.

O Tenente-coronel Brito Teixeira é detentor de uma extensa cultura geral e muitos bons conhecimentos no domínio técnico-militar, é dinâmico, empreendedor e incansável. Evidencia um adequado discernimento, uma boa capacidade de planeamento e organização, assim como uma elevada aptidão para Comando e Chefia. O seu excecional desempenho foi patente em inúmeras ações, com destaque para a operação SKYFALL, na qual sob o seu Comando e Controlo estiveram envolvidos meios de três países e a operação SCORPION RIDER, onde sob sua direta coordenação foram empregues forças de sete países.

Oficial dotado de excelentes qualidades morais e humanas, conduziu sempre a sua ação de comando pela constante preocupação com os seus militares, o que aliado a uma notória capacidade de liderança e elevado sentido de organização fez com que a sua Unidade alcançasse elevados padrões operacionais. O seu desempenho e capacidade de Comando e Liderança foram alvo de rasgados elogios, pelo seu inequívoco potencial para o desempenho de cargos de maior exigência e responsabilidade.

Face ao exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que acreditam o Tenente-coronel Brito Teixeira como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

13 de janeiro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208565527

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/682381.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda