A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 16/95, de 25 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

CRIA NA DEPENDENCIA DO PRIMEIRO-MINISTRO, O COMISSARIADO DE PORTUGAL PARA A EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE LISBOA - EXPO 98. DEFINE AS SUAS ATRIBUIÇÕES E COMPETENCIAS. O COMISSARIADO E CONSTITUIDO POR UM COMISSARIO E POR QUATRO VOGAIS DESIGNADOS PELAS SEGUINTES ENTIDADES: MINISTRO DA PRESIDÊNCIA, MINISTRO DO PLANEAMENTO E DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO, MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS, MINISTRO DO COMERCIO E TURISMO E MINISTRO DO MAR.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 16/95
A atribuição ao Estado Português da responsabilidade pela realização da Exposição Internacional de Lisboa - EXPO 98, pela dimensão internacional de tal iniciativa e pela relevância que a sua realização assume no plano da projecção da imagem de Portugal na comunidade internacional, confere à participação nesta Exposição o estatuto de verdadeira prioridade da política externa.

A participação portuguesa nesta Exposição constitui, por outro lado, ensejo privilegiado para a evocação de eventos e para a divulgação de temas de particular significado para a herança cultural nacional e, bem assim, para o conhecimento da especificidade da presença de Portugal no mundo.

Cabendo ao Estado Português a responsabilidade pela organização da EXPO 98, foi aprovado um quadro normativo complexo, no qual se sustenta a condução deste projecto fundamental para o País.

Falta, no entanto, montar a estrutura relativa à representação portuguesa nesta Exposição. É o que neste momento se empreende, com a criação do Comissariado de Portugal para a Exposição Internacional de Lisboa - EXPO 98.

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 202.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolveu:

1 - É criado, na dependência do Primeiro-Ministro, o Comissariado de Portugal para a Exposição Internacional de Lisboa - EXPO 98.

2 - Os serviços do Comissariado funcionam em Lisboa, em instalações a proporcionar pelo Comissariado da EXPO 98, Lisboa.

3 - São atribuições do Comissariado:
a) Assegurar a representação do País na Exposição Internacional de Lisboa - EXPO 98;

b) Elaborar o programa de participação portuguesa na Exposição, dele devendo também constar a calendarização das actividades a realizar;

c) Celebrar, em nome do Governo Português, o contrato de participação na Exposição e praticar os demais actos necessários à representação do País;

d) Propor superiormente tudo o mais que considere necessário ao bom desempenho da sua missão.

4 - O Comissariado é constituído por um comissário, que preside, e por quatro vogais, designados por cada uma das seguintes entidades:

a) Ministro da Presidência;
b) Ministro do Planeamento e da Administração do Território;
c) Ministro dos Negócios Estrangeiros;
d) Ministro do Comércio e Turismo;
e) Ministro do Mar.
5 - O comissário é designado por despacho do Primeiro-Ministro.
6 - O cargo de comissário é exercido em regime de comissão de serviço, sendo o respectivo estatuto remuneratório fixado por despacho conjunto do Primeiro-Ministro e do Ministro das Finanças.

7 - Compete ao comissário organizar e dirigir as actividades do Comissariado, incumbindo-lhe, designadamente:

a) Convocar as reuniões do Comissariado e presidir aos trabalhos;
b) Submeter à aprovação do Primeiro-Ministro o programa da participação na Exposição;

c) Elaborar os relatórios de actividades e as contas de gerência do Comissariado;

d) Promover a celebração de contratos de seguro, bem como dos contratos necessários para garantir o transporte, guarda e vigilância dos objectos destinados à Exposição;

e) Autorizar as despesas com obras e aquisições de bens e serviços, tanto no País como no estrangeiro, necessárias ao bom funcionamento do Comissariado e para assegurar a participação portuguesa na Exposição;

f) Solicitar, quando necessária, a colaboração de técnicos sobre os assuntos da respectiva especialidade;

g) Promover as deslocações de pessoal que se mostrem indispensáveis, dentro e fora do País, colhendo para o efeito as necessárias autorizações.

8 - Os vogais asseguram a ligação entre o Comissariado e as entidades que representam e exercem as funções a título gratuito, sem prejuízo do reembolso de despesas feitas em virtude da sua participação nas actividades do Comissariado e do pagamento de ajudas de custo, em caso de deslocação devidamente autorizada pelo comissário.

9 - No prazo de seis meses após o encerramento da Exposição, o Comissariado apresentará ao Governo o relatório, devidamente quantificado, das actividades do Comissariado.

10 - Apresentado o relatório previsto no número anterior, considera-se, para todos os efeitos, extinto o Comissariado.

11 - Sem prejuízo do apoio a prestar pelas entidades nele representadas, o apoio financeiro à prossecução das actividades do Comissariado é garantido pelo Comissariado da EXPO 98, que, para o efeito, deve abrir uma conta consignada a esse financiamento.

12 - O Comissariado da Exposição Internacional de Lisboa - EXPO 98 presta todo o restante apoio que for necessário ao cabal desempenho da missão cometida ao Comissariado de Portugal para a Exposição Internacional de Lisboa - EXPO 98, podendo assumir a titularidade dos contratos que haja necessidade de celebrar.

Presidência do Conselho de Ministros, 1 de Fevereiro de 1995. - O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/64746.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda