A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso (extrato) 1819/2026/2, de 29 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Abertura de procedimento concursal para preenchimento de um posto de trabalho, na carreira e categoria técnica superior.

Texto do documento

Aviso (extrato) n.º 1819/2026/2

Procedimento concursal comum para constituição de relação jurídica de emprego com contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para preenchimento de um posto de trabalho, na carreira e categoria Técnica Superior do mapa de pessoal da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões na Unidade do Ambiente e da Proteção Civil IntermunicipalChefe de Brigada.

Nos termos do disposto nos n.os 1 e 4 do artigo 30.º e artigo 33.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada em anexo à Lei 35/2014, de 20 de junho e n.º 1 do artigo 11.º da Portaria 233/2022, de 9 de setembro na sua redação atual, torna-se público que, após deliberação tomada em reunião do Conselho Intermunicipal, datada de 15 de dezembro de 2025, e meu Despacho de 8 de janeiro de 2026, encontra-se aberto pelo prazo de 10 dias úteis, contados a partir da publicitação na Bolsa de Emprego Público, procedimento concursal comum destinado à celebração de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, com vista ao preenchimento de um posto de trabalho previsto e não ocupado na Unidade do Ambiente e da Proteção Civil Intermunicipal, na carreira e categoria Técnica Superior do mapa de pessoal de 2026 da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (doravante CIM Viseu Dão Lafões).

1-Nível habilitacional exigido:

Licenciatura na área de Ciências Florestais ou equivalente conforme determina o n.º 2 do artigo 6-A do DL 44/2020, de 22 de julhoRequisito obrigatório.

Credenciação em fogo controladoNão sendo um requisito obrigatório à data da entrega da candidatura, esta credenciação é de caráter obrigatório para o exercício/ desempenho das funções a desempenhar.

2-Caracterização do posto de trabalho na Unidade do Ambiente e da Proteção Civil Intermunicipal:

A esta Unidade compete, criar e desenvolver os instrumentos de planeamento intermunicipal adequados à problemática da Proteção Civil, na região Viseu Dão Lafões, nomeadamente:

a) Prevenir no território os riscos coletivos e a ocorrência de acidente grave ou catástrofe deles resultantes;

b) definição de estratégias intermunicipais que permitam atenuar os riscos e limitar os seus efeitos no caso das ocorrências descritas na alínea anterior. A este posto de trabalho compete, ainda, exercer com autonomia e responsabilidade funções na Unidade de Proteção Civil Intermunicipal, que compreende nomeadamente as seguintes tarefas e especializações, com perfil e formação específica adequados ao exercício das funções de coordenação das equipas de Sapadores Florestais, bem como, gestão florestal e defesa da floresta, designadamente, através de:

Ações de silvicultura;

Gestão de combustíveis;

Acompanhamento na realização de fogo controlado;

Apoio à realização de queimas e de queimadas;

Manutenção e beneficiação da rede divisional e de faixas e mosaicos de gestão de combustíveis;

Manutenção e beneficiação de outras infraestruturas;

Ações de controlo e eliminação de agentes bióticos;

Exerce ainda ações de:

Sensibilização do público para as normas de conduta em matéria de natureza fitossanitária, de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas;

Vigilância das áreas a que se encontra adstrito, ou estabelecido em POM’s;

Primeira intervenção em incêndios florestais, apoio ao ataque ampliado e subsequentes operações de rescaldo e vigilância pósincêndio, previsto em Diretiva Operacional aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil;

Proteção a pessoas e bens prevista em Diretiva Operacional aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil.

A qualificação de sapador florestal é atribuída após a frequência dos módulos de formação fundamental do Referencial de Formação de Sapador Florestal, inserto no Catálogo Nacional de Qualificações, da Agência Nacional para a Qualificação. Outras tarefas definidas pelo Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, que estejam relacionadas com o conteúdo funcional da Unidade Orgânica a que está afeto/a.

A descrição das funções em referência não prejudica a atribuição ao trabalhador de funções que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas para as quais o trabalhador detenha a qualificação profissional adequada e não impliquem a desvalorização profissional, nos termos do n.º 1 do artigo 81.º da LTFP.

3-A publicação integral do presente procedimento concursal encontra-se disponível na Bolsa de Emprego Público, em https:

//www.bep.gov.pt.

19 de janeiro de 2026.-O Secretário Executivo, Luís Nuno Tenreiro da Cruz Matoso Martinho.

319953354

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6428396.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda