A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação (extrato) 1299/2025, de 16 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Delegação de competências em matéria de retificação de contas ― Conservatória dos Registos Centrais.

Texto do documento

Deliberação (extrato) n.º 1299/2025

O IRN, I. P., é um Instituto Público dotado de autonomia administrativa, integrado na Administração Direta do Estado, que tem por missão executar e acompanhar as políticas relativas aos serviços de registo, tendo em vista assegurar a prestação de serviços aos cidadãos e às empresas nas áreas de identificação civil, de registo civil, predial, comercial, de bens móveis, da nacionalidade e do registo de pessoas coletivas;

A delegação e a subdelegação de competências constituem um instrumento essencial na promoção da eficácia e eficiência da administração pública.

O Decreto Lei 201/2015, de 17 de setembro, aprovou o Modelo de Contabilidade dos Serviços de Registo.

O artigo 16.º sob a epígrafe “Regularização de contas” dispõe que detetada a existência de erro ou omissão da elaboração da conta, a respetiva retificação deve ser efetuada pelos serviços centrais competentes do IRN, I. P., sem prejuízo de, por deliberação, poder o Conselho Diretivo delegar essa competência nos senhores conservadores.

Considerando a designação e o exercício de funções da nova vogal do Conselho Diretivo deste Instituto e atenta a natureza, especificidade e elevado número de processos no domínio da nacionalidade, a celeridade e eficiência que nesta matéria se impõe imprimir, é necessário delegar competência para a prática destes atos.

Assim, ao abrigo do n.º 2 do artigo 16.º do citado diploma legal e ainda dos artigos 44.º e 47.º, ambos do Código do Procedimento Administrativo, o Conselho Diretivo do Instituto dos Registos e do Notariado I. P., delibera o seguinte:

1-Delegar na Conservadora da Conservatória dos Registos Centrais, Paula Isabel Duarte Marcelino, a competência para proceder à retificação das contas sempre que se verifique a existência de erro ou omissão na respetiva elaboração e demais situações que o justifique, nomeadamente, na sequência de retificação de registos, quando tal necessidade se traduza numa mera correção da menção da verba ou das disposições legais aplicáveis à cobrança e à restituição, bem como nos casos em que uma alteração superveniente das circunstâncias dita a modificação do enquadramento emolumentar correspondente;

2-Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 46.º do Código do Procedimento Administrativo, autorizar a subdelegação das competências referidas no número anterior, nos Conservadores Adjuntos da Conservatória dos Registos Centrais.

3-A presente deliberação produz efeitos a partir de 6 de agosto de 2025, ficando por este meio expressamente ratificados, nos termos do n.º 5 do artigo 164.º do Código do Procedimento Administrativo, todos os atos praticados, no âmbito dos poderes acima referidos, até à data da sua publicação.

4-A presente deliberação revoga a deliberação 740/2025, datada de 21 de maio de 2025, publicada no Diário da República, n.º 110, 2.ª série, de 9 de junho de 2025.

3 de setembro de 2025.-O Conselho Diretivo:

Jorge Filipe Santos Rodrigues da Ponte, presidenteCristina Maria Rosa Mesquita Fernandes, vice-presidente-Carla Sofia da Costa Rodrigues Manteigas, vogal.

319534117

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6314674.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2015-09-17 - Decreto-Lei 201/2015 - Ministério da Justiça

    Aprova o modelo de contabilidade dos serviços de registo do Instituto dos Registos e do Notariado, I.P., regulando os respetivos fluxos financeiros

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda