Louvor ao Subintendente NM 147014, Miguel Ângelo Ferreira de Araújo
Louvo, com a mais elevada consideração, o Subintendente NM 147014, Miguel Ângelo Ferreira de Araújo, pela conduta profissional exemplar que tem pautado ao longo da sua carreira, destacando-se pela firmeza, integridade e elevado sentido de responsabilidade no exercício das suas funções. Tem revelado, de forma constante, uma resiliência admirável face às adversidades e uma notável capacidade de adaptação, que lhe permite enfrentar com eficácia os mais exigentes desafios operacionais e administrativos que o serviço lhe impõe, aliando sempre uma visão perspicaz a uma execução inteligente das soluções que propõe e concretiza.
Reiteradamente confrontado com desafios de natureza operacional, aos quais respondeu com empenho incansável e dedicação ímpar, demonstrando, em todas as circunstâncias, uma conduta irrepreensível e um compromisso profundo com a missão institucional da PSP. O seu trabalho tem-se traduzido na criação e aplicação de dinâmicas operacionais eficazes, na execução exemplar das atribuições do Comando e na supervisão contínua dos recursos humanos e materiais, com especial distinção em contextos de elevada complexidade e sensibilidade.
A sua vasta experiência profissional, aliada a um conhecimento sólido e constantemente atualizado, tem sido um fator decisivo para o cumprimento eficaz dos objetivos da Polícia de Segurança Pública, contribuindo significativamente para a valorização da imagem da Instituição junto da comunidade, das autarquias locais e dos inúmeros parceiros com quem a PSP colabora diariamente.
Trata-se de um profissional de competência excecional, cuja intervenção é amplamente meritória no apoio à gestão de múltiplos domínios do serviço. Detentor de uma admirável capacidade de comando e organização, o Subintendente Miguel Ângelo Araújo imprime, na ação quotidiana, um padrão de excelência, sustentado não apenas pela sua preparação técnica e experiência acumulada, mas também pela sua postura proativa na mobilização do efetivo, promovendo o cumprimento célere e eficaz das missões atribuídas e buscando, com determinação, as soluções mais adequadas aos problemas inerentes à função policial.
Distingue-se, ainda, pelo equilíbrio entre a assertividade e a firmeza que exibe na liderança e pelo trato afável, educado, humilde e disciplinado que lhe é amplamente reconhecido. Essas qualidades pessoais reforçam o respeito e a consideração que granjeia junto dos subordinados, dos pares e dos superiores hierárquicos, perante os quais se impõe como um referencial de confiança, retidão e lealdade institucional.
Face às suas qualidades humanas e profissionais, ao esforço constante, ao elevado brio e à dedicação inquestionável com que tem servido a Polícia de Segurança Pública, entendo ser inteiramente justo e merecido o presente louvor público ao Subintendente Miguel Ângelo Ferreira de Araújo, reconhecendo que os serviços por si prestados assumem um caráter extraordinário, de indiscutível relevância e muito distinto valor para a Instituição e para a sociedade em geral.
7 de abril de 2025.-O Presidente da Junta de Freguesia de Chafé, António Oliveira Lima.
319390537