Considerando que, de acordo com o disposto no artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, foi concluído o procedimento concursal para a seleção e provimento do cargo de direção intermédia de 2.º grau, de Coordenador do Gabinete de Apoio, Planeamento, Inovação e Qualidade (GAPIQ), do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, I. P. (ICAD, I. P.), aberto pelo Aviso (extrato) n.º 10178/2025/2, publicitado no Diário da República, 2.ª série, n.º 74, de 15 de abril de 2025 e na Bolsa de Emprego Público com o código de oferta OE202504/0719;
Considerando que o júri, na ata n.º 3, propôs fundamentadamente a designação da Mestre, Ana Sofia Roseira da Silva Albuquerque Franco, por considerar que a candidata revelou possuir o perfil indicado para o exercício do cargo e que a mesma apresenta habilitações académicas e formação profissional nas áreas do cargo a prover e comprovada experiência profissional no exercício de cargos dirigentes e no exercício de funções na área das dependências, revelando uma motivação muito elevada para o exercício do cargo, uma total identificação com a missão, visão e valores do ICAD e muito elevados conhecimentos ao nível dos instrumentos de gestão tendo demonstrado igualmente uma muito elevada capacidade de liderança e dinamização de equipas, bem como de focalização na orientação para os resultados e responsabilidade e compromisso com o serviço;
Nos termos dos números 9, 10 e 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua atual redação, o Conselho Diretivo, em reunião de 27 de junho de 2025, deliberou aprovar a proposta e designar, em comissão de serviço pelo período de três anos, renovável por iguais períodos, a Mestre, Ana Sofia Roseira da Silva Albuquerque Franco, para o exercício do cargo de Coordenadora do Gabinete de Apoio, Planeamento, Inovação e Qualidade (GAPIQ), do ICAD, I. P., com efeitos à data da deliberação;
1 de julho de 2025.-O Presidente do Conselho Diretivo, João CastelBranco Goulão.
Nota Curricular Ana Sofia Roseira da Silva Albuquerque Franco, nascida a 11 de agosto de 1975, é licenciada em Psicologia, área de Psicologia Clínica, e mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), respetivamente em 2000 e 2010. É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses desde 2016.
Desde 2024, exerce funções de coordenadora do Gabinete de Apoio ao Planeamento, Inovação e Qualidade (GAPIQ) do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, I. P. (ICAD), cargo de direção intermédia de 2.º grau, em regime de substituição, com responsabilidade estratégica e operacional nas áreas de apoio à gestão, planeamento, inovação, qualidade e formação, promovendo iniciativas alinhadas com a missão e com a melhoria contínua do desempenho organizacional. Coordenou o Núcleo Executivo responsável pela redação do Plano Estratégico ICAD 2024-2026.
Entre 2023 e 2017, foi responsável pela área da Dissuasão no Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, I. P. (SICAD), integrando a Equipa Multidisciplinar para a Coordenação da Área da Dissuasão (EMCAD), assegurando a coordenação técnica das Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT) e a representação institucional em matéria de Dissuasão. Dando suporte ao Coordenador Nacional para a implementação do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências (PNRCAD), coordenou, em 2021, o Grupo de Redação do PRACAD 2021-2030, a referência estratégica a dez anos, da política nacional considerada prioritária a implementar no âmbito da abordagem aos CAD até 2030.
Entre 2012 e 2016, integrou a Equipa Multidisciplinar de Planeamento Estratégico e Coordenação Operacional (EMPECO) do SICAD, prestando apoio e supervisão técnica às equipas das CDT, criando instrumentos para a harmonização nacional da intervenção e participou ativamente na capacitação profissional das equipas. Entre 2001 e 2012, desempenhou funções no Instituto da Droga e da Toxicodependência, I. P. (IDT), no Departamento de Apoio às CDT e no Departamento de Tratamento e Reinserção, com intervenção na implementação e avaliação de políticas públicas na área dos comportamentos aditivos e dependências. Exerceu ainda funções como psicóloga clínica na Unidade de Desabituação das Taipas (2011-2013), na Marinha Portuguesa (2001) e na Associação Arisco (2000-2002), tendo colaborado com a equipa de Pedopsiquiatria do Hospital de Santa Maria em 2003.
É formadora certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional desde 2001. Frequentou supervisão clínica com o Professor Doutor António Coimbra de Matos (2003-2007) e possui formação complementar em psicoterapia, avaliação psicológica, entrevista motivacional, intervenções breves, entre outras áreas relevantes no domínio da psicologia clínica e dos comportamentos aditivos e dependências, com e sem substância.
319250544