Louvo o Cabo Fuzileiro, NII 522099, Hélder Gonçalves Marques, da Direção de Serviços da Profissionalização do Serviço Militar, pela forma altamente competente, dinâmica, responsável e prestigiante com que desempenhou, durante aproximadamente cinco anos, as funções que lhe foram atribuídas na DireçãoGeral de Recursos da Defesa Nacional.
Selecionado pela Marinha Portuguesa para integrar as Equipas de Divulgação do Dia da Defesa Nacional, o militar em apreço demonstrou, de forma constante, um notável espírito de sacrifício, elevado profissionalismo e uma capacidade exemplar de integração e relacionamento interpessoal, pautando sempre a sua conduta por princípios de respeito, cooperação e equilíbrio. As suas marcadas qualidades pedagógicas contribuíram significativamente para uma maior sensibilização dos jovens convocados, promovendo o conhecimento e valorização da Defesa Nacional e das Forças Armadas Portuguesas.
Destacou-se como militar diligente e proativo, intervindo com prontidão, eficácia e discernimento na resolução de situações, e demonstrando, em todos os momentos, um comportamento orientado para a concretização de objetivos. Dotado de sólida formação técnicoprofissional, elevado sentido ético e postura institucional irrepreensível, o Cabo Hélder Marques evidenciou-se também pela sua educação, urbanidade e espírito de permanente colaboração.
No desempenho das funções que lhe foram confiadas, revelou um exemplar sentido do dever, lealdade inquestionável e disponibilidade constante para o serviço, sendo notório o apreço e o respeito que granjeou junto de superiores, pares e demais colaboradores com quem privou, fruto da sã camaradagem que sempre cultivou.
Pelas qualidades acima enunciadas, é-me particularmente grato reconhecer publicamente o mérito e a exemplar conduta do Cabo Hélder Marques, militar cuja atitude e desempenho constituem referência para os demais, devendo ser apontado como modelo de profissionalismo, dedicação e serviço à Defesa Nacional.
27 de junho de 2025.-O DiretorGeral de Recursos da Defesa Nacional, Vasco Hilário.
319248674