Louvo a mestre Alexandra Isabel de Meester de Ravestein de la Croix Bilreiro, conselheira de embaixada, do Quadro Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, pela forma altamente profissional, conhecedora, empenhada e de elevado sentido de serviço público com que desempenhou as suas funções no meu Gabinete, no período em que exerceu o cargo de adjunta.
Diplomata com sólidos conhecimentos e experiência profissional muito relevantes, desempenhou com proatividade, dinamismo, e notável eficácia as várias tarefas que lhe foram cometidas no quadro do relacionamento internacional em matéria de defesa, e que se revelaram particularmente cruciais num contexto marcado pela invasão da Ucrânia pela Rússia. De forma muito competente, organizou a preparação das minhas atividades externas, em especial, a preparação das visitas e reuniões internacionais de alto nível, quer bilaterais, quer no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte e da União Europeia. Neste âmbito, relevo de forma muito profícua e permanente a articulação com a DireçãoGeral de Política da Defesa Nacional e com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Merece destaque o acompanhamento e participação nos diferentes processos que culminaram na assinatura dos diferentes programas de cooperação e acordos bilaterais de defesa, reforçando assim o papel de Portugal na promoção da segurança e estabilidade regional e internacional.
A par do seu desempenho profissional de excelência, a mestre Alexandra Bilreiro relevou sempre uma atitude de grande cordialidade, disponibilidade e elevado trato e simpatia, no seu relacionamento com todos os elementos do Gabinete, conquistando a amizade, o apreço e o respeito de todos aqueles com quem trabalhou.
Pela qualidade e impacto do seu trabalho, pelo rigor técnico e sentido político e estratégico demonstrados, bem como pelas suas notáveis qualidades pessoais e profissionais, expresso o meu reconhecimento à mestre Alexandra Bilreiro, cujo desempenho contribuiu significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional e de Portugal.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto Lei 316/2002, de 27 de dezembro, na sua redação atual, concedo a Medalha da Defesa Nacional, 1.ª classe, à mestre Alexandra Isabel de Meester de Ravestein de la Croix Bilreiro.
1 de julho de 2025.-O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.
319254279