Louvo o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Álvaro António Magalhães Ferrão de CastelloBranco, pela extraordinária competência, dedicação ao serviço público e firme lealdade pessoal e institucional que demonstrou no exercício das suas funções na tutela da Defesa Nacional, durante a legislatura do XXIV Governo Constitucional da República Portuguesa.
A sua vasta experiência profissional em cargos de elevada responsabilidade, aliada a uma formação académica eclética, permitiu ao Dr. Álvaro CastelloBranco exercer as funções de Secretário de Estado Adjunto com firmeza, retidão e elevado sentido de serviço, traduzidos numa gestão eficaz, coesa e de assinalável qualidade.
Destaco, em particular, as matérias que lhe foram confiadas, como o apoio aos antigos combatentes e deficientes das Forças Armadas, a administração do património imobiliário da Defesa, a gestão de processos administrativos e contenciosos, bem como os assuntos respeitantes ao pessoal e à tutela de diversas entidades e programas, designadamente o IASFA, a Liga dos Combatentes, a Autoridade Marítima e Aeronáutica Nacional, o Instituto Hidrográfico, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos.
O seu firme sentido institucional e o elevado sentido de missão revelaram-se imprescindíveis na articulação com os restantes membros do Governo, com os serviços centrais do Ministério da Defesa Nacional, com o Estado-Maior-General das Forças Armadas, com os Ramos e com as demais entidades sob a minha tutela.
Pelo exposto, é da mais elementar justiça louvar o Dr. Álvaro CastelloBranco e, assim, dar público testemunho do meu reconhecimento pelos serviços prestados enquanto Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, devendo os altos serviços por si prestados ser considerados extraordinários, relevantes e distintíssimos, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas, para o Ministério da Defesa Nacional e para o País.
1 de julho de 2025.-O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.
319254019