Louvo o 06405694, TenenteCoronel de Infantaria Comando, Ricardo Manuel dos Santos Camilo, pela forma extraordinariamente competente, dedicada, organizada, eficiente e diligente como desempenhou as exigentes funções de assessor militar do meu Gabinete, durante a legislatura do XXIV Governo Constitucional da República Portuguesa, assegurando ainda a ligação ao Exército e ao Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Oficial dotado de relevantes qualidades e virtudes militares e de elevada craveira pessoal e profissional, o TenenteCoronel Ricardo Camilo executou as suas funções com permanente empenho, demonstrando grande eficiência na prossecução de todas as tarefas que lhe foram confiadas, contribuindo, com a sua experiência e saber, para os processos de decisão de forma isenta, rigorosa e oportuna, em particular no acompanhamento e coordenação dos assuntos relacionados com o Estado-Maior-General das Forças Armadas e dos dossiês relativos ao Exército.
É um oficial distinto, cujas qualidades pessoais cumpre destacar por elementar justiça:
dedicação ao serviço, capacidade de planeamento, iniciativa, sentido de responsabilidade, ponderação, serenidade e elevada competência técnicoprofissional.
A sua atitude, centrada nos princípios e orientada por valores de ética moral e militar, foi determinante para ultrapassar com sucesso um conjunto exigente e diversificado de situações, para as quais encontrou sempre soluções adequadas e eficazes. Neste contexto, é de particular destaque a sua colaboração e articulação com as diversas entidades envolvidas no Grupo de Trabalho de apoio à Ucrânia-Ukraine Defence Contact Group.
Ainda no âmbito do apoio à Ucrânia, o TenenteCoronel Ricardo Camilo, através de diligências diretas junto dos contrapartes ucranianos, foi capaz de coordenar a operacionalização da doação de equipamentos militares letais e nãoletais, revelando notória apetência para solucionar questões de alta complexidade de foro internacional.
A par das qualidades profissionais e do desempenho acima descrito, o TenenteCoronel Ricardo Camilo revelou uma natural postura de humildade e integridade de carácter, demonstrando ser um excelente camarada e companheiro, disponível e prestável, franco e sociável no relacionamento com todos os elementos do meu Gabinete, conquistando o apreço, a estima, a amizade e o respeito de todos quantos com ele colaboraram.
Pelas razões expostas, é com enorme satisfação que manifesto o meu reconhecimento público pelas qualidades evidenciadas pelo TenenteCoronel Ricardo Camilo, sendo de inteira justiça considerar extraordinários, relevantes e distintos os altos serviços prestados no meu Gabinete, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas, para o Ministério da Defesa Nacional e para a Pátria.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 13.º e 16.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Serviços Distintos, grau prata, ao 06405694, TenenteCoronel de Infantaria Comando, Ricardo Manuel dos Santos Camilo.
5 de junho de 2025.-O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.
319254181