A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 567/94, de 29 de Julho

Partilhar:

Sumário

DISPOE SOBRE A CONCESSAO DE INCENTIVOS AOS PEQUENOS PROJECTOS DE I & D T, PREVISTOS NO DESPACHO NORMATIVO 547/94 (IIDE 0102), DE 11 DE JULHO (REGULAMENTA O REGIME DE APOIO A INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO), DESDE QUE ENVOLVAM SUBCONTRATACOES A ENTIDADES DO SISTEMA CIENTIFICO E TECNOLÓGICO.

Texto do documento

Despacho Normativo 567/94
(IIDE010201)
Um dos objectivos do novo Programa Estratégico de Dinamização e Modernização da Indústria Portuguesa - PEDIP II consiste no desenvolvimento da capacidade científica e tecnológica da indústria nacional em estreita articulação com o Sistema Científico e Tecnológico.

A experiência acumulada pelo Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI) na gestão de incentivos financeiros à I&DT; em anteriores programas demonstrou que, salvo raras excepções, as subcontratações ao Sistema Científico e Tecnológico eram de reduzidas dimensões.

Por outro lado, a média de incentivos atribuídos por projecto não ultrapassou, no PEDIP I, os 40000 contos, o que denota que, se esta franja de projectos for devidamente acarinhada, se está a contribuir para o objectivo atrás referido.

Neste contexto, justifica-se um tratamento específico para pequenos projectos de I&DT; que envolvam subcontratações a entidades do Sistema Científico e Tecnológico, desde que os mesmos não ultrapassem um valor de incentivos de 40000 contos.

A estrutura empresarial nacional, composta predominantemente por pequenas e médias empresas, aliada à maior dificuldade que estas empresas têm em desenvolver projectos de I&DT; associados às entidades mencionadas anteriormente justificam também a aplicação de uma majoração à componente de investimento efectuada por pequenas e médias empresas:

Assim, determina-se o seguinte:
1 - O presente despacho aplica-se aos pequenos projectos de I&DT; previstos no n.º 3 do artigo 9.º do Despacho Normativo 547/94 (IIDE0102), desde que envolvam subcontratações a entidades do Sistema Científico e Tecnológico.

2 - Para este efeito consideram-se pequenos projectos de investimento em I&DT; aqueles que, cumulativamente, apresentem as seguintes condições:

a) Envolvam subcontratação a entidades do Sistema Científico e Tecnológico;
b) A comparticipação financeira a atribuir não exceda, no somatório das componentes da empresa e da subcontratação mencionada na alínea anterior, o valor de 40000 contos;

3 - O incentivo a conceder assumirá a forma de um subsídio financeiro a fundo perdido, determinado pela aplicação das seguintes percentagens:

À parte do investimento subcontratado a entidades do Sistema Científico e Tecnológico será aplicada uma taxa de comparticipação de 70% ou 60%, consoante se trate de projectos apresentados por pequenas e médias empresas ou por outras empresas;

À componente remanescente do investimento serão aplicadas as taxas constantes do despacho normativo a que se refere o n.º 1, considerando-se uma majoração de 5% no caso de projectos apresentados por pequenas e médias empresas.

Ministério da Indústria e Energia, 11 de Julho de 1994. - O Ministro da Indústria e Energia, Luís Fernando Mira Amaral.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/60907.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1994-07-29 - Despacho Normativo 547/94 - Ministério da Indústria e Energia

    REGULAMENTA O REGIME DE APOIO A INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, PREVISTO NA ALÍNEA B) DO NUMERO 1 DO ARTIGO 2 DO DESPACHO NORMATIVO 545/94 (IIDG01), DE 11 DE JULHO, O QUAL REGULA O SISTEMA DE INCENTIVOS A ESTRATÉGIAS DE EMPRESAS INDUSTRIAIS (SINDEPEDIP), TENDO POR OBJECTIVO APOIAR OS INVESTIMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, PROMOVIDOS POR EMPRESAS INDUSTRIAIS, BEM COMO, INCENTIVAR OS PROJECTOS DECORRENTES DE CONTRATO ESPECÍFICO ENTRE AS EMPRESAS E INFRA-ESTRUTURAS TECNOLÓGICAS. ATRIBUI AO INSTITUTO (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda