Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 31/2025, de 17 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louva a consultora coordenadora Isabel Margarida Afonso da Silva Baptista.

Texto do documento

Louvor 31/2025



A Consultora Coordenadora Isabel Margarida Afonso da Silva Baptista, que presta serviço no Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) desde 7 de outubro de 2014, irá iniciar, muito em breve, e com todo o mérito, novo desafio internacional, que muito contribuirá para a prossecução da sua carreira, cessando assim as suas funções de Chefe do Departamento de Desenvolvimento e Inovação (DDI) no CNCS, onde presta serviço desde a sua criação há mais de dez anos.

Dotada de uma personalidade bastante envolvente e determinada, é detentora de um comportamento caracterizado pela assertividade e grande abnegação, sendo igualmente dotada de elevadas competências técnico-profissionais e aptidão para bem servir, características alicerçadas num sólido quadro de valores humanistas que muito prezo e que considero, nos dias que correm, fundamentais para um desempenho de excelência. Ao longo do tempo, acentuou o seu posicionamento como um forte pilar cultural do CNCS, primeiro como elemento da então recém-criada entidade, e depois, por mérito próprio, como líder do DDI, que ajudou a desenvolver e a consolidar na criação de um espaço distintivo no CNCS e também, e sobretudo, na comunidade servida, não só através da excelência da resposta consistentemente evidenciada, como também pela forma leal, franca e inclusiva como sempre identificou soluções e apresentou os seus pontos de vista, melhorando assim a eficiência e a eficácia do serviço, valorizando e prestigiando a organização e assim conferindo confiança à Direção no âmbito dos respetivos processos decisórios.

Destaca-se, neste contexto, a organização e supervisão das 10 Conferências C-DAYS que foram ininterruptamente realizadas após a criação do Centro desde 2015 (incluindo os eventos nas Regiões Autónomas), adaptando-se rapidamente às vicissitudes da envolvente, como foi o caso de 2020, a inclusão do Centro de Internet Segura na DDI de forma eficaz e sem disrupções, o planeamento e concretização de múltiplos momentos de comunicação externa e interna sobre vários temas alusivos à cibersegurança, a participação na gestão do muito bem sucedido projeto do Observatório de Cibersegurança, o lançamento e condução do projeto C-Academy que tem uma dimensão nacional e que possui o objetivo de formar 9800 profissionais de cibersegurança até ao fim do primeiro trimestre de 2026, a gestão de toda a relação mediática com os OCS, o que executou com resiliência, entrega, entusiasmo e empenho assinaláveis.

Conhecedora da realidade nacional em relação às competências da sociedade na área da cibersegurança, coordenou e executou, com assinalável sucesso, múltiplas atividades de planeamento e condução da execução de ações de formação sobre os requisitos de cibersegurança numa lógica de proximidade com a realidade específica de cada região, as quais foram frequentadas por muitos cidadãos nacionais.

Releva-se, ainda, a sua profícua ação nos fora da Comissão Europeia sobre cibersegurança, designadamente no contexto da Agência Europeia para a Cibersegurança (ENISA), o que me muito contribuiu para a missão e prestígio do CNCS e assim de Portugal.

A sua postura sensata, humana, proativa e envolvente, designadamente na forma eficaz como acolhe e integra os novos trabalhadores do CNCS, tem sido determinante para atenuar o impacto do rápido crescimento que felizmente se tem vindo a observar no Centro nos últimos tempos.

Leal e íntegra, revelou consistentemente, no desempenho de todas as funções que lhe foram confiadas, elevados dotes de carácter, elevado espírito de sacrifício, tendo sido capaz de estabelecer e manter sólidas relações humanas e de liderança, granjeando naturalmente o respeito e a consideração de quantos com ela tiveram o privilégio de privar e servir.

Assim, é com inteira justiça que, ao abrigo da competência que me é conferida pela alínea e) do n.º 2 do artigo 7.º, do Estatuto do Pessoal Dirigente, louvo o a Dr.ª Isabel Margarida Afonso da Silva Baptista pelos serviços que prestou ao longo destes cerca de mais de 10 anos no GNS/CNCS, bem como pelo conjunto de qualidades humanas e profissionais que colocam em evidência o elevado desempenho conseguido nesta sua longa comissão de serviço, contribuindo de forma assinalável para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Centro Nacional de Cibersegurança, considerando os seus serviços altamente meritórios e dignos de público testemunho.

9 de janeiro de 2025. - O Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, António José Gameiro Marques, Contra-Almirante.

318551799

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6039642.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda